Otimismo Pre-fall 21 – Tendências da temporada para usar já
A temporada Pre-Fall 21 internacional está recheada de otimismo. Por isso, veja aqui as principais tendências do outono para usar já!
A temporada Pre-Fall 21 está recheada de otimismo. Formas, cores, assim como narrativas positivas ilustram a positividade para o próximo ano. As temporadas intermediárias, a princípio, são essenciais para as grande grifes. Isso porque servem como um termômetro daquilo que será absorvido pelo público. Já para a gente, elas significam um gostinho do que vem por aí.
Normalmente, a estação traz peças mais comerciais do ready to wear. Ou seja, peças que já podem te inspirar para já sair usando. Por isso, selecionamos as melhores tendências para você já garantir no seu 2021.
Depois confira nosso especial do Inverno 2021, bem como o Verão 2022. Fique antenado com nosso Caderno de Tendências e Trabalhos Artesanais.
O otimismo como narrativa no Pre-Fall 21
Frequentemente, o outono vem associado a cores mais sóbrias e fechadas. Do mesmo modo, está ligado as roupas mais frias com pegada mais sofisticada. No entanto, algumas marcas resolveram apostar na positividade. Como consequência, esse está sendo o Pre-Fall mais alto astral que vimos em anos.
Existem diversas formas de incorporar otimismo a uma coleção de moda. Tais como: cores, caimento ou até estampas, por exemplo. Referências ao passado também despertam a nostalgia positiva através de memória afetiva.
Depois de um ano tão complicado, contemplamos o futuro com incerteza e dúvidas. Nesse sentido, o posicionamento otimista é justamente esperar as melhores possibilidades. Por esse motivo, marcas como Carolina Herrera, Oscar de la Renta, Dior e Balmain apostaram na positividade.
- Leia depois Dior Men 21: looks atuais que traduzem o espírito do tempo da geração z.
De volta para o futuro – otimismo do passado
Os editoriais com otimismo Pre Fall 21 romperam com um estilo de fotografia de moda estabelecido nos anos 90. Afinal, as imagens de revistas foram dominadas por uma atmosfera séria e um tanto quanto underground. Muitos editorias acabavam transmitindo frieza e desesperança.
Nos últimos anos a representatividade de corpos diversos começou a quebrar o padrão do corpo magro e branco em editoriais. De forma similar, os impactos de um ano difícil como 2020, reformularam a forma de comunicar moda. Desse modo, o otimismo e a esperança nunca foram tão urgentes na fotografia.
Por isso, ângulos divertidos, modelos sorrindo e a simplicidade do cenário são símbolos de otimismo no Pre-Fall 21. Para complementar, há inúmeras referências as décadas que consideramos as mais alegres na moda.
- Veja ainda os Looks incríveis da Balenciaga F21 que também aposta em um futuro positivo, com 50 ideias de looks para bombar em 2021.
O estilo Boho – referência dos anos 1970
O estilo Boho ocupa um lugar muito especial na moda feminina brasileira. Ele reflete nossa conexão com o artesanal, o rústico e nossas próprias origens. Não é a toa que o estilo é um dos mais procurados para vestidos de ano novo .
Estampas Boho
É através de estampas étnicas e do artesanato que o estilo se constrói em camadas e fluidez. A estampa Paisley é tradicional do estilo. Apesar de ter sua origem na importação de tecidos asiáticos para a Inglaterra, a estampa é característica da moda de 1970.
O movimento hippie aderiu ao elemento em formato de gota com galhos. Atualmente, a estampa é muito associada ao estilo Boho.
Outra estampa que faz muita referência a liberdade da moda da década de 1970 são as psicodélicas. O efeito caleidoscópio traz a repetição de mandalas mais geométricas. Assim como a criada para o Pre-Fall da Ulla Johnson. Certamente a marca optou pelo o hit das mangas volumosas para destacar o vestido Boho Chique.
A marca ainda apostou na geometria para dar movimento ao padrão floral bem delicado. A estampa é tradicional do primavera / verão e está bombando mais que nunca! Já para o outono Boho, a padronagem combina muito com flores mais chapadas em tons mais terrosos.
Tricô – o artesanato do Boho
Tanto quanto as estampas, o artesanato nos faz voltar as origens e ao fazer manual. Logo, o vestido de tricô, também da Ulla Johnson, é totalmente Boho. A escolha pela modelagem justa valoriza o caimento do material. Além disso, parece abraçar o corpo. Ao mesmo tempo, dá a sensação de liberdade.
Destacamos ainda que o Tricô é a grande tendência do Inverno 21. Vem sofisticado e comfy, conquistando assim, seu lugar no mundo fashion e prometendo ser tendência destaque no Inverno 21.
Otimismo Pre-fall 21 – volume e movimento
Assim como estampa e artesanato, os materiais fluídos, que geram muito movimento as peças, fazem parte do estilo Boho. Bem como babados que geram volumes rústicos.
De forma análoga, a fluidez traz movimento para o estilo Boho . Carolina Herrera apostou no vestido de camadas que chamou atenção nas últimas temporadas. No entanto, os recostes horizontais são irregulares, criando a shape triangular. Por ser super fluido, a forma vai se modificando conforme a modelo anda.
As mangas bufantes traduzem simbologias do nosso tempo, incorporando força feminina aos looks. Dessa forma, estarão presentes em diferentes coleções e temas. Mesmo assim, sua ligação com o estilo Boho é quase imediata. Isso porque o volume dialoga com as mangas de 1970.
Otimismo Pre-fall 21 – Franjas
As franjas passaram um tempo longe dos holofotes fashionistas. Porém, seus dias de glória estão próximos. Isso porque estão crescendo no street style por causa de bolsas e saias. Da mesma forma, marcas com o estilo mais moderno estão apostando no Boho. Como esse elemento está totalmente inserido no estilo, nada mais justo que dar acabamento a peças variadas. Foi o caso do Oscar de La Renta com sua túnica de franjas.
A origem das franjas é bem antiga. Isso porque muitos povos originários do continente americano utilizavam indumentária com o acabamento. É provável que a franja fosse considerada o prolongamento do corpo. Ou seja, elas iam além da liberdade do movimento. Desse modo, elas podem simbolizar a expansão do ser humano e conexão com o mundo.
- Veja depois como decorar no estilo Boho.
Otimismo Pre-fall 21 – Back to 80’s
Os anos 1980 trouxeram muito frescor para o mundo da moda. Mesmo que o consumismo tenha atingindo números nunca vistos antes, a era marcou muitas revoluções na moda. Exemplo disso é o blazer em voga por causa do crescimento de mulheres no mercado de trabalho.
A juventude livre e rebelde ocupava a moda com volumes e muita referência a cultura pop.
Registros fotográficos – viajando em memórias
Para que o mood de uma campanha seja transmitido, é necessário ir além das roupas. Sob esse ponto de vista, as marcas utilizaram todo o potencial criativo para editoriais coerentes com a coleção. A Dior, por exemplo, lançou um fashion video com filtros antigos e registros em polaroid. Consequentemente, criou uma atmosfera nostálgica contagiante. Da mesma forma, o áudio convidando para sair essa noite é a esperança de que logo estaremos ocupando as ruas novamente.
A Gucci lançou em novembro o seu primeiro Gucci Fest. Isso porque saiu das semanas de moda esse ano. Dessa forma, sua estratégia era construir um universo da marca através de uma mini série. Com isso, sua coleção se transformou em figurino. Por outro lado, o registro em fotos de polaroid de cada look foi o que mais gerou visibilidade para o festival. Por causa do filtros sépia, as fotos também se inundam com a vibe vintage.
Cores vibrantes
Outro ponto que se destaca na moda dos anos 80 são as cores vibrantes. Bem como composições análogas e complementares dos tons. As coleções de outono raramente vem com cores de impacto. Por isso, Oscar de La Renta e Carolina Herrera se destacam na temporada.
As cores com maior saturação são muito estimulantes. O resultado é contagiar todos em volta. Por isso, a cartela das duas marcas reflete muito bem a positividade e otimismo do Pre-fall 21.
Shapes dos anos 80 – otimismo do Pre-fall 21
O Pre-fall 21 só reafirmou o que já havia sido prometido nas semanas de moda 2021: a silhueta anos 80 voltou com tudo. Por exemplo, blazers com ombreiras se misturam com materiais sofisticados. Portanto, o formato mais estruturado parece ser a armadura otimista que a moda buscou para sobreviver a pandemia.
A vibe eclética traz materiais macios como o tricô e plumas. Do mesmo modo, de brilhos dos mais delicados aos incríveis finalizam visuais. Não apenas inspirada nas roupas de academia e de trabalho da época, mas também em diversas celebridades, peças icônicas viraram símbolo da época.
Apostamos aqui no Fashion Bubbles que as ombreiras permaneceriam fortes para 2021 / 2022. Saiba o porquê, assim como seu simbolismo em Especial Ombreiras – História, significado e tendências.
- Veja ainda como o laise colorido promete ser febre para 2021.
O babado criando volume não aparece apenas nas camadas das saias, mas também em decotes. Por causa do seu crescimento o no street style e grifes, o decote com babado promete bombar do verão ao outono 21.
O otimismo dos anos 80 no animal print
Looks animal print também trazem muito a atmosfera da época. Eles estavam associados a uma moda glamour e, como resultado, conquistaram a década. No entanto, é importante prestar atenção no material que você está comprando. Muitas marcas já estão adotando couro fake para substituir os de origem animal. Mesmo assim, muitos veganos ainda se sentem desconfortáveis só de ver a estampa característica dos pelos.
Poá – a estampa mais positiva
- Gostou? Aproveite para ler sobre a Sustentabilidade brasileira na moda.
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que ganhe a Prova do Fazendeiro?
O clima esquentou em A Fazenda 16 com mais uma formação de Roça. Desta vez, as peoas Gizelly, Flora, Vanessa e Luana estão na berlinda e correm o risco de deixar o reality show. A competição está cada vez mais acirrada, e agora é o momento de decidir quem terá a chance de se salvar. Para quem vai a sua torcida? Não perca a oportunidade e vote na enquete da Prova do Fazendeiro hoje, 13/11.