São mais de 220 lojas próprias, em 110 países. Faturamento de US$ 761 milhões e 3.400 funcionários. Cerca de 76% do seu mercado é composto pela venda de óculos 56% nos Estados Unidos, 44% em outros países. (Informações retiradas do blog Marcas Poderosas).
Quem diria que tudo isso começou com apenas US$ 300 nas mãos Jim Jannard que de acordo com o site Istoé Dinheiro era estudante do curso de farmácia da University of Southern Califórnia em 1975.
Diversos modelos atuais da Oakley
Na garagem de sua casa, o criador da Oakley inventou “manoplas de motocicletas (capas que revestem as extremidades do guidão) com design e material inovadores”, menos escorregadios do que os anteriores. Além de inovadoras suas criações eram ilimitadas.
Em 1980 eleborou os óculos Frame MX, também conhecidos como Goggles, que são utilizado na prática do motocross. O novo design logo chamou a atenção dos consumidores especialmente de atletas profissionais.
A empresa lançou em 1984 “seus primeiros óculos escuros para sol chamado Eyeshades, além de introduzir os chamados Frame Snow, óculos especiais para a prática de esqui na neve.(…) Em pouco tempo existiam 413 novos produtos como calçados, relógios, vestuário e acessórios esportivos.” Nem os carros ficaram de fora, criaram o 997 GT2 Porsche.
O primeiro modelo da Oakley, o Frame MX
Frame Snow, óculos especiais para esquiar na neve
Primeiro modelo de óculos de sol, o Eyeshades
Modelo 997 GT2 Porsche
Sempre inovando, em 2005 criou o “Razrwire, primeiro óculos do mundo com capacidade para conectar-se a celulares habilitados com tecnologia Bluetooth e wireless (sem fios), produzido em parceria com a Motorola”. Dois anos mais tarde lançou uma linha exclusiva para o público feminino.
“A tecnologia de ponta aliada a uma linha de design futurista” não são características exclusivas dos produtos. A sede da marca, mais conhecida por One Icon, (Ícone Número Um), é semelhante “O” de Oakley. Apesar da arquitetura “pesada” os funcionários chegam de skate, bicicletas, bermudas e tem acesso a uma quadra de basquete oficial, também utilizada por atletas e profissionais nos testes de produtos.
Razrwire, primeiro óculos do mundo que conecta-se a celulares
Foto da sede da Oakley, a One Icon
A marca é considerada uma das mais luxuosas do mundo. Segundo o site da Istoé Dinheiro em 2008 o Brasil respondia por 10% dos negócios mundiais da empresa. “O brasileiro se identifica com a imagem do estilo de vida esportista, mesmo aqueles que não praticam nenhum esporte. É cultural”, explica Alberto Serrentino, sóciosênior da GS&MD – Gouvêa de Souza, consultoria especializada em varejo.
O resultado desta identificação será a criação de mais quatro lojas Oakley que deverão ser abertas no Brasil até 2010.
Veja algumas peças da coleção Oakley Primavera Verão 2009
Mais imagens de produtos Oakley
Para ver a coleção completa acesse Oakley.
Para ver mais imagens visite o blog Marcas Poderosas.
Para ler matéria completa incluindo entrevista acesse Istoé Dinheiro.
Por Maria Zelada