Quem é Nuno Velez?
O ano era de 2013 e o estilista recém-chegado ao Brasil acabava de lançar a grife que carrega seu nome: Nuno Velez. Natural de Portugal e formado em moda em Lisboa, o designer tem mais de 20 anos de experiência com moda festa, noivas deslumbrantes, debutantes, prêt-à-porter e o prêt-à-porter sob medida.
Nuno, se define como um estilista que foca nas pessoas, sejam elas um cliente final ou algum artesão que vai executar as peças ao seu lado, por isso seu trabalho ganha um ar tão personalizado e único.
- Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.
Lifestyle de luxo na Maison Alexandrine
A Maison Alexandrine é a primeira maison de mecenato de luxo do Brasil, localizada em belíssimo casarão no Jardim Paulistano. A iniciativa tem como foco os admiradores da moda festa e da alta-costura, além do design e das artes high-end.
A Maison Alexandrine foi idealizada pela a empresária, também portuguesa, Alexandra Fructuoso que tem ainda toda uma curadoria de peças especiais de talentos brasileiros de expressão e com potencial de notoriedade além-mar.
Nuno Velez brilha na Maison Alexandrine
Tudo começou em 2017, após um amigo apresentar os dois portugueses que já viviam em São Paulo. “A Alexandra Fructuoso quis conhecer o meu trabalho e no final daquele ano apresentei-lhe a coleção que desenhei para a Maison Alexandrine e apresentamos em maio de 2018, sob amarca Alexandrine by Nuno Velez”, conta o estilista.
O toque europeu é uma das características presentes nas coleções criadas pelo expert. Carregando suas raízes, Nuno explica que a cliente brasileira pode apropriar-se da moda mais clean, “arquitetural” e de alfaiataria, para equilibrar uma silhueta mais sexy e reveladora. Já que o estilo é tão usado nas clássicas cidades da Europa.
Alexandra Fructuoso ao lado de Nuno
Como criar uma moda festa sustentável?
O cenário da moda e a industrial têxtil estão passando por grandes adaptações no mundo inteiro. No ponto de vista de Nuno, a moda festa também terá que caminhar para uma atitude mais consciente, sustentável e inclusiva. “Tento sempre oferecer peças que não sejam apenas para uma única ocasião. Gosto do conceito versátil e de roupas possam serem usadas em outras ocasiões”, conta.
Versatilidade que ficou nítida para a equipe do Fashion Bubbles que esteve presente em seu último desfile na Maison Alexandrine. Na ocasião, Alexandra Frutctuoso, diretora criativa da Alexandrine e Nuno, apresentaram a coleção “Brasil Tribal”, com referências e inspirações do universo amazônico.
A coleção apresentou o melhor do Prêt-A-Couture em looks com transparência, camadas de musseline e gazar de seda. Os tons das peças predominaram em off-white, nude, bege, cinza, preto, dourado, azul, rosa e o pistache.
O ponto alto do desfile foi a apresentação de peças que se transformavam e podiam ser usadas em diversas ocasiões, evidenciando a pegada sustentável de Nuno.
Um dos modelos apresentados no desfile, partia de um belo vestido branco plissado, que poderia ser usado perfeitamente em um casamento durante o dia, que se transformava em um vestido de noite ao ser acrescentado um corset todo trabalhado em pedraria. Para no final da performance, surpreender a todos se transformando novamente – desta vez em um vestido de noiva deslumbrante, todo trabalhado com tule.
Quais as principais tendências da Moda Festa?
Com o alto inverno chegando, o estilista conta que a aposta é uma tendência mais minimalista, com looks despojados e silhuetas mais austeras. Ou seja, buscando inspirações nas pinturas da época de ouro espanhola e um ambiente mais monacal e de retiro.
Na última coleção de Nuno para a Maison Alexandrine, é possível encontrar todas as referências e tendências nos veludos bordados, plissados, os crepes misturados com detalhes em organza e sarjas. Entre as cores destaque para os tons de rosa e pink.
Desfile realizado na Maison Alexandrine, destaque para os tons de rosa e pink
Os veludos estão entre as principais tendências para moda festa no inverno
Veja também
Dica do Expert
“Na hora de escolher um vestido e, dependendo da ocasião, a mulher deve sentir que aquela peça representa a sua essência e não que vai transforma-la em algo que ela não é.
Deve-se, primeiro de tudo, ter a percepção real da sua imagem e personalidade e não ceder à tentação de comprar só porque está na moda ou alguma blogueira usou e disse que é fashion.”, explica Nuno, com exclusividade para o Fashion Bubbles.
- Confira mais fotos do desfile na Maison Alexandrine em nosso Instagram: @fashionbubblesoficial.
Por Lucas Belido ( @lucasbelido )
Jornalista e influencer, Lucas respira moda e beleza, seus assuntos preferidos. Há três anos no mercado, já passou pelos portais Ouibelle, Beauty Fair e marcas como a Taiff, que reforçaram e incentivaram o repórter a conhecer mais sobre os assuntos. Siga @lucasbelido e acompanhe tendências de moda e beleza.