Novas técnicas para customização de artigos incomuns
Por Wesley S. Paixão Com o propósito de promover o conceito de novas pesquisas e a promessa de atender um mercado sustentável, desenvolvi junto com…
Por Wesley S. Paixão
Com o propósito de promover o conceito de novas pesquisas e a promessa de atender um mercado sustentável, desenvolvi junto com alguns alunos uma nova aplicação de produtos voltados para a linha do Eco-Têxtil.
Trata-se de um processo de tingimento e customização de retalhos de bucho de boi, que mercadologicamente não possuem preço, nem aspecto apreciado por muitos designers no Brasil. Tal processo gera uma nova projeção de valorização para este artigo.
Basicamente o material sofre uma preparação semelhante aos couros tradicionais, onde após condicionamento de pH (potencial hidrogeniônico, que define se uma solução é ácida ou alcalina, ele é tinto de maneira artesanal com matéria de coloração de origem natural: açafrão, beterraba e folhagens em geral.
O interessante neste tipo de artigo é a sua aparência final que conota o relevo tradicional com um toque de requinte e robustez totalmente inovadores. No caso dos artigos ensaiados, foi concebido um conjunto de bolsas e sapatos para ilustrar sua aplicação, além do uso de elementos plastificantes para definir melhor sua aparência e formatos originais.
Seu custo não é elevado e caso haja a possibilidade de manchamento, é proporcionado um aspecto ainda mais diferenciado. Cada vez mais existem novas opções sustentáveis para otimizar o processo de Eco-Design Têxtil no Brasil.
Em breve estarão sendo lançadas novas pesquisas com uma gama maior de opções de cores que no momento se limitam entre o amarelo, tons derivados do rubi e alguns matizes de verde.
Testes de controle de qualidade têm sido realizados e estão atendo a maioria dos padrões de qualidade fornecidos pela ABNT em parceria com entidades têxteis.
Wesley S. Paixão
Wesley S. Paixão é professor e Consultor de Química Industrial Têxtil
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!