O estilista Issey Miyake faleceu aos 84 anos. Ele foi um famoso designer japonês conhecido por seu estilo de roupas plissado que nunca amassa. Além disso, por criar o icônico suéter de gola alta de Steve Jobs.
Embora o anúncio tenha sido feito pela imprensa japonesa nesta terça-feira (9), Miyake faleceu na sexta-feira, 5 de agosto. O motivo seria de um câncer no fígado, segundo a agência de notícias Kyodo.
Conhecido por sua praticidade, Miyake originalmente pretendia ser dançarino ou atleta antes de ler as revistas de moda de sua irmã. Foram elas que lhe deram inspiração para mudar de direção.
Quem foi Issey Miyake?
- Enquanto isso, leia Olivia Newton-John, de Grease, morre aos 73 anos de idade. Relembre a carreira!
Hiroshima é onde Miyake nasceu. Ele tinha sete anos e estava na escola quando a bomba atômica foi lançada sobre a cidade.
O estilista nunca estava ansioso para discutir o que aconteceu. Em 2009, enquanto escrevia para o “New York Times” como parte de uma campanha para convencer o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a visitar a cidade, afirmou que não queria ser lembrado como “o estilista que sobreviveu” à explosão.
“Quando fecho os olhos, ainda vejo coisas que ninguém deveria experimentar”.
Miyake
Tentei, embora sem sucesso, deixá-los para trás, preferindo pensar em coisas que podem ser criadas, não destruídas, e que trazem beleza e alegria. Isso é moderno e otimista”.
Miyake
Depois de estudar design gráfico em uma universidade em Toquio, ele aprendeu design de moda em Paris. Lá trabalhou com os renomados designers da área Guy Laroche e Hubert de Givenchy antes de se mudar para Nova York. Miyake retornou a Tóquio em 1970 e fundou o Miyake Design Studio.
Por volta de 1980, ele criou um método de fixação que fixou super famoso. A técnica envolvia prender tecidos entre rolos de papel e colocá-los em uma prensa aquecida enquanto as roupas mantinham sua forma plissada. Isso resultou no desenvolvimento de sua linha de assinatura, “Pleats, Please”, demonstrada por sua liberdade de movimento em apresentações de dança.
Eventualmente, antes de se aposentar em 1997 para se concentrar à pesquisa, Miyake desenvolveu mais de uma dúzia de linhas de moda. Elas incluiam bolsas, joias e perfumes.
Quando perguntado sobre quais desafios os futuros designers enfrentariam, ele disse ao jornal britânico “Guardian” em 2016 que as pessoas provavelmente consumiriam menos.
“Podemos ter que passar por um processo de desgaste. Isso é importante”
Miyake
“Em Paris, chamamos as pessoas que fazem, de costureiros de roupas — eles desenvolvem novos itens de roupas — mas, na verdade, o trabalho do designer é fazer algo que funcione na realidade”
Miyake
- Logo depois, não deixe de seguir o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, em seguida, na estrelinha lá no News
Suéter de Steve Jobs
De acordo com a revista “Times”, Issey Miyake, em vez de St. Croix, fez os ternos icônicos de Steve Jobs.
Segundo uma seção da biografia de Walter Isaacson, Steve Jobs fez amizade com Miyake no início da década de 1980. Então, Jobs pediu que ele fizesse alguns ternos de gola alta. Miyake mandou “cem deles”, como afirmou Jobs. “Eu tenho o suficiente para durar o resto da minha vida”.
- Por fim, leia Thierry Mugler: relembre o legado do estilista francês