Natural Cotton Color: marca apresenta coleção “Asa Branca” na Milan Fashion Week
Natural Cotton Color se apresenta na Milan Fashion Week com coleção que valoriza a cultura nordestina com peças de Asa Branca
A Itália foi palco do desfile da Natural Cotton Color durante a prestigiada Milan Fashion Week. O lançamento da coleção “Asa Branca”, com 20 looks produzidos com o Algodão Colorido Orgânico da Paraíba é uma parceria com a World Sustainability Organization (WSO) que certifica os produtos da marca com o selo Friend of the Earth desde 2022.
Os looks foram apresentados com bolsas da Makano e calçados da marca Pacoa e Tropicca. Na coleção, há tecidos exclusivos desenvolvidos pela marca Natural Cotton Color e parceiros, como o Denim feito em conjunto com o Senai da Paraíba, o jacquard de algodão colorido produzido com a Ecosimple e o tricoline da Cataguases. Além disso, as malhas foram desenvolvidas pela Texpar e Dalila Têxtil.
Nova coleção da Natural Cotton Color faz referência à esperança no Sertão
A coleção “Asa Branca” é uma homenagem ao pássaro símbolo do Sertão nordestino, cujo canto anuncia a chegada da chuva e traz esperança para a vida na região do semiárido. Por meio deste algodão, a Natural Cotton Color vem capturando a autenticidade e a beleza da fauna e da flora do Brasil.
- Em seguida, confira Milão Fashion Week: 10 tendências da semana de moda para usar no verão 2024
Durante o desfile, o público teve a oportunidade de vivenciar em primeira mão a rica simbologia e o cuidado artesanal envolvido na coleção Asa Branca. As peças criadas por Francisca Vieira, CEO da marca, e pelo estilista e modelista Caio Rogerio, destacam o artesanato desenvolvido em Arranjos Produtivos Locais (APL) na Paraíba, como o macramê de Gurinhém, o crochê de Alhandra e a renda renascença de Monteiro.
- Sem dúvida vai gostar de Estilo de Luísa Sonza: 18 looks da cantora em suas eras musicais
“A coleção Asa Branca é o resultado desse compromisso, representando a fusão perfeita entre a tradição e a inovação”, destaca Francisca. O estilista Léo Mendonça criou a versátil e elegante coleção masculina com destaque para o bordado labirinto, um patrimônio do Estado da Paraíba, realizado em Ingá, município onde o algodão é cultivado.
A diretora criativa da coleção, Elis Janoville, ressalta a importância desse lançamento: “A coleção reflete nosso compromisso com a preservação da cultura local. O edifício histórico de Artes e Ofícios em Milão é um ambiente inspirador para celebrar o desenvolvimento da moda verdadeiramente sustentável”.
- Além disso, veja Blusa sem alça é tendência do Verão 2024! 36 looks e maneiras de usar tomara que caia
Algodão que já nasce colorido
A Natural Cotton Color cultiva o algodão colorido orgânico no semiárido do estado da Paraíba, Nordeste do Brasil, onde o índice de chuvas é baixíssimo. Apesar disso, o material brota sem irrigação, transformando escassez em abundância.
A técnica desperta a atenção do mercado internacional porque já nasce naturalmente colorido, em tons de bege, marrom e verde. Por não ter cultivo irrigado e evitar a etapa de tingimento na indústria têxtil, garante economia de 87,5% no processo produtivo. Além disso, seu cultivo é consorciado com outros produtos como milho, feijão e fava, para garantir a segurança alimentar.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Relacionadas
Roupa vermelha para Natal: 52 fotos de inspiração de looks para celebrar
Camila Queiroz brilha de tons terrosos nas passarelas da Charth
Cinto statement: 5 modelos da peça queridinha que transforma looks comuns em estilosos
- Em seguida, confira Tendências do NYFW 2023: 7 apostas da semana de moda de Nova York
Sobre a Natural Cotton Color
A Natural Cotton Color, com sede em João Pessoa, Paraíba, nasceu em 1995 como moda streetwear com o nome Francisca Vieira. Em 2005, a empresária lança o projeto de moda sustentável com uso exclusivo do algodão colorido orgânico da Paraíba.
Em seguida, para garantir a matéria-prima, ela incentiva os agricultores em assentamentos rurais a plantarem o algodão. Para isso, faz contrato de compra garantida da produção com preço muito acima do valor de mercado. A marca também desenvolve e capacita Arranjos Produtivos Locais (APL) de artesanato para inseri-los de forma inovadora nas coleções. Recentemente, investiu no desenvolvimento de novos tecidos lançando o primeiro Denim colorido sem tingimento e tem patente requerida.
O algodão tem certificação internacional de produto orgânico e as roupas têm certificação Friend of the Earth aceito em mais de 50 países. A marca apresenta seus produtos e tecidos em showroom em João Pessoa, Paraíba, atende clientes pelo e-commerce. Tem, ainda, parceria em pop store em Paris e na loja WSO na Galleria Passarella, em Milão.
Ademais, não deixe de conferir o canal de Moda do Fashion Bubbles para não perder as últimas novidades, dicas e tendências!
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!