Gucci / Preen
Por Leonize Maurílio
Veja também: Temas para o Verão 2010 – 1/5, Antiqué – Temas Verão 2010 – 2/5, Fashion Arts – Temas Verão 2010 – 3/5 e Ethnic – Temas Verão 2010 – 4/5.
Em 1970 foi realizada a primeira maratona de Nova Iorque, onde 300 membros integravam a tranquila organização dos road-runners. Diferente das demais práticas esportivas como o tênis, golfe, natação e até mesmo da caminhada, a corrida podia ser praticada com naturalidade no asfalto e em meio ao concreto das grandes metrópoles.
Nascia assim o traje esportivo do cidadão moderno. Tudo era possível: looks severos; natural (que podia ser usado da manhã à noite); festivo (brilhante e enfeitado ou com acessórios diferenciados).
Alexander Wang / Emílio Pucci
O encontro Oriente-Ocidente tornou-se nítido com essa filosofia de traje, pois a amplidão das roupas deixava naturalmente o espaço entre o corpo e a roupa. Essa tendência estendeu-se até os anos 80 e passou a fazer parte do contexto urbano.
A inspiração no sportwear americano e no active wear dos anos 90 traz para o Verão 2010 modernidade, casualidade e elegância com modelagens amplas e funcionais, tecidos estruturados e hi-tech . O jumpsuit (macacão) é o grande astro. O denim sem lavagem promete. O body apareceu em vários desfiles. Os detalhes ficam por conta dos ilhóses, cadarços, zíperes, coulissês , bolsos funcionais, blocos de cores, bermuda ciclista e listras.
Outros temas para esse verão são:
Ethnic – multiplicidade cultural.
Fashion Arts – arquitetura e futurismo;
Antique – retrô com influências dos anos 20 a 60.
Aquascutum / Marc by Marc Jacobs
BCBG Max Azria / Gucci
Diesel Black Gold / Bottega Veneta
Miss Sixty / Salvatore Ferragamo
Michael Kors / Stella McCartney
A Revista Máxima também aposta neste tema. Com o título de Easy Street, traz o cool do dia – a – dia, com conforto e um relaxar trendy, para uma vida urbana.
Fonte – As Espirais da Moda , Françoise Vicent-Ricard
Imagens: Style.com e Revista Máxima
Por Leonize Maurílio