Três pessoas vestindo roupas de algodão colorido orgânico. Lado esquerdo, mulher com roupa monocromática branca, blusa gola alta com furinhos e manga comprida, e calça. No meio, homem com camisa branca, casaco caramelo por cima e calça listrada branca e caramelo. Do lado esquerdo, mulher com blusa longa branca, manga longa com abertura

Moda sustentável: Paraíba é destaque com algodão colorido em Milão

Natural Cotton Color, da Paraíba, ocupa showroom em Milão com coleção de inverno feita com algodão colorido orgânico

Compartilhe

Com agricultura familiar, a Natural Cotton Color colabora com a moda sustentável, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e o gasto de água. A empresa paraibana investe na produção de algodão colorido orgânico e, por isso, ganhou destaque em Milão.

Entenda um pouco da marca, da importância da moda sustentável, os impactos da indústria de tecido e as diferenças do algodão colorido orgânico. Confira:

O que é algodão colorido?

Arara com roupas feitas de algodão colorido orgânico, tons bege, caramelo e off white
Peças da Fashion Cotton Color no showroom em Milão. Fonte: Divulgação/Natural Cotton Color
Siga a Fashion Bubbles no Instagram

O algodão colorido orgânico não possui aditivos químicos para coloração, portanto ele já nasce naturalmente com cor e dispensa o tingimento de tecidos.

No cenário da moda sustentável, esse tipo de algodão se destaca por emitir menos gases poluentes, que contribuem para o efeito estufa. Do mesmo modo, há economia de água em relação aos demais tipos.

A pluma já nasce em tons de bege, marrom e verde, sem precisar de aditivos químicos, e tem certificado internacional de produto orgânico.

O principal local de cultivo do algodão colorido no Brasil é no sertão da Paraíba. A região possui tradição no plantio e o desenvolvimento é fruto de pesquisas da Embrapa Algodão, de Campina Grande.

Além disso, a agricultura se destaca por ser familiar e gerar renda para os moradores da Paraíba.

Moda sustentável com Natural Cotton Color em Milão

A empresa Natural Cotton Color, liderada por Francisca Vieira, se destaca na produção de algodão colorido orgânico e ocupa showroom da World Sustainability Organization (WSO), em Milão.

A ideia do evento é consolidar a oferta de roupas e acessórios produzidos com materiais sustentáveis e com atenção aos direitos dos trabalhadores e desenvolvimento social.

Sendo assim, a Natural Cotton Color, certificada com a Friends of the Earth pela WSO, investiu pela primeira vez em uma coleção de inverno produzida pela Dona Rufina, também certificada pela WSO.

mulher vestindo blusa de  manga comprida e gola alta branca de furinhos. Casaco longo por cima e calça de mesma cor
Fonte: Divulgação/Natural Cotton Color

A marca já participava de feiras globais de moda e desfiles, entretanto, Francisca destaca os contatos adquiridos e o destaque exclusivo para a moda sustentável do espaço:

“Isso ajuda a elevar a consciência sobre o nosso trabalho que tem como base o compromisso com a cadeia produtiva do algodão.”

O espaço foi aberto em fevereiro e leva o nome de The Ethical and Sustainability Showroom. Antes de tudo, as marcas do evento são comprometidas com a moda sustentável e expõem seus produtos para atrair compradores, jornalistas e estudantes.

Loja do showroom, decorada com folhas e letreiro de led
Fonte: Divulgação/Natural Cotton Color

Ademais, a Natural Cotton Color está acompanhada de outras seis empresas que produzem peças feitas com materiais e processos sustentáveis e verificados. Há marcas da Suíça e a Itália, além de outras três brasileiras. Duas delas produzem peças com o algodão colorido orgânico da Paraíba.

Qual importância da moda sustentável?

Sobretudo, a moda sustentável se preocupa com a produção de peças sem prejudicar o meio ambiente. As empresas do segmento procuram desenvolver metodologias e processos inovadores, que reduzam a degradação da natureza.

Segundo estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a indústria global da moda é responsável por cerca de 8% das emissões mundiais de gases de efeito estufa.

Além disso, os produtos têxteis na indústria de moda convencional consomem aproximadamente 215.000 bilhões de litros de água anualmente.

Sendo assim, marcas como a Natural Cotton Color e a organização WSO procuram alternativas que reduzam esses danos ao meio ambiente.

O algodão colorido orgânico se destaca na categoria por economizar até 87,5% de água quando comparado a produtos similares produzidos pela indústria.

Portanto, produtos e eventos, como o showroom de Milão, devem ganhar mais destaque nos próximos anos. A tendência é uma moda cada vez mais sustentável para um futuro melhor.

Parte das receitas do evento da WSO vão para projetos de conservação e certificados em mais de 40 países a fim de apoiar a causa.

Por fim, confira o canal de Moda da Fashion Bubbles para não perder dicas e novidades!

Compartilhe

Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que ganhe a Prova do Fazendeiro?

O clima esquentou em A Fazenda 16 com mais uma formação de Roça. Desta vez, as peoas Gizelly, Flora, Vanessa e Luana estão na berlinda e correm o risco de deixar o reality show. A competição está cada vez mais acirrada, e agora é o momento de decidir quem terá a chance de se salvar. Para quem vai a sua torcida? Não perca a oportunidade e vote na enquete da Prova do Fazendeiro hoje, 13/11.


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias