Mel Z-Da desfilou no DFB Festival 2024 sua coleção “Disfarce”, inspirada no mimetismo das borboletas. Essa se trata de um desdobramento da 1ª, apresentada no Dragão Fashion Week passado, que falava sobre a espécie Crisálida. “Esse jogo de imitação e camuflagem fizeram viverem e evoluírem até hoje”, diz Z-Da em um vídeo no seu Instagram.
As peças desfiladas foram pensadas a partir da anatomia das asas, veias, estruturas, escamas, pelos e cores das borboletas. “Tudo isso traduzido em modelagens estruturadas, porém leves, formas vazadas e orgânicas”. Conforme o estilista, o ponto alto da coleção fica com as peças desenvolvidas com a técnica de roletés inflados, feita de forma 100% artesanal, com o formato e anatomia das asas das borboletas.
Como foi o desfile de Melk Z-Da no DFB Festival 2024?
O estilista pernambucano trouxe uma riqueza de detalhes para seus looks da coleção “Disfarce”. Ele usou algumas técnicas e materiais com a intenção de confundir, como a pintura feito à mão, pelos feitos com fios e linhas, a textura das escamas feitas com cristais e pedras de voal.
Além disso, com o upcycling, Melk Z-Da transformou embalagens de café em flores delicadas. Confira um pouco do que rolou nas passarelas:
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Programação do DFB 2024
Com uma estrutura completa e programação diversificada, o evento celebrou a moda autoral, reforçando assim o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”. Descubra em seguida como foi cada desfile!
#actampads1#24 de julho — Dia 1 (quarta-feira)
- 17h — Concurso dos Novos : Senai Moda RN / UDESC Univ. Est. Santa Catarina / UFC
- 18h — 100% CE
- 19h — Almir França
- 20h — Almerinda Maria
- 21h — Marina Bitu
25 de julho — Dia 2 (quinta-feira)
- 17h — Concurso dos Novos: UFCA / UFMG / Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó
- 18h — Vitor Cunha
- 19h — Fruto do Conde
- 20h — Lindebergue
- 21h — David Lee
26 de julho — Dia 3 (sexta-feira)
- 17h — Concurso dos Novos: Uniateneu / Unifor / Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) / Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
- 18h — Bruno Olly
- 10h — Melk ZDA
- 20h — Baba
- 21h — Catarina Mina
27 de julho — Dia 4 (sábado)
#actampads1#- 18h — Concurso dos Novos: resultado
- 20h — Lino Villaventura: desfile especial de encerramento
O show do Bloco Mambembe encerrou a noite. O DFB 2024 continua até sábado (27), com desfiles, palestras e shows gratuitos. Confira a programação completa para não perder nada!
27 de julho — Dia 4 (sábado)
- 18h — Concurso dos Novos: resultado
- 20h — Lino Villaventura: desfile especial de encerramento
Relacionadas
15 tendências do verão 2025 direto do DFB Festival XXV e da Casa de Criadores 54 para usar já!
Lino Villaventura marca último dia do DFB Festival 2024 com desfile deslumbrante. Veja 56 fotos!
Concurso dos Novos no DFB Festival 2024: quem ganhou + 130 fotos dos looks das faculdades
Relembre o desfile da Melk Z-Da no DFB Festival 2023
O desfile da Melk Z-Da trouxe grande diversidade, sobretudo de técnicas, modelos e tecidos para a passarela. Sem dúvida, o drapeado foi o queridinho da marca nessa ocasião, presente em quase todos os looks. Mas, além dele, também identificamos detalhes bordados, peças metalizadas, que transparências, franjas e fendas em alguns dos vestidos da coleção.
A coleção se inspira na metamorfose da borboleta, logo, ao longo das peças é possível identificar asas e galhos esculpidos a mão e banhados em ouro.Além disso, a exposição contou com looks variados. Assim sendo, vestidos, macacões e conjuntos de top e calça ou saia estiveram presentes na mostra.
- Saiba mais sobre o DFB: DFB Festival 2023: tudo sobre a nova edição do maior encontro de moda autoral da América Latina
A coleção Crisálida
Crisálida é o nome dado ao processo de metamorfose da borboleta, e foi esse estado de transformação que inspirou a coleção da Melk Z-Da que leva o mesmo nome. O tecido artesanal usado nas peças foi diretamente baseado no casulo desse animal, e foi feito usando linhas reaproveitadas do atelier.
Por isso, os tecidos escolhidos foram linho natural, a viscose e tules. Assim, foram somadas técnicas tradicionais com o upcycling, isto é, a reciclagem de materiais que não seriam mais utilizados, desse modo, dando um novo destino para eles.
Além disso, a coleção trouxe parcerias com as marcas Madrecor, responsável pelas estampas, Verde Joias, que tomou conta dos detalhes banhados a ouro, pulseiras e brincos e, por fim, a Melk Z-Da também fez uma collab com a marca de Recife Dona Rosa, especialista em calçados de festa.
A coleção trouxe cores neutras, dessa forma criando um camuflado orgânico. No entanto, a essência da borboleta aparece nos detalhes e na estamparia.
- Confira logo depois Como combinar vestido com tênis? 25 inspirações com fotos e dicas para usar essa dupla e ser elegante!
Sobre a Melk Z-Da
A Melk Z-Da nasceu em 2005 e busca inspirações, sobretudo, nas pessoas e suas vivências e também na arte. Sua linha prêt-à–porter consiste em reproduções de seus designs, ou seja, com um número limitado. No entanto, a Melk também oferece atendimentos personalizados em seu atelier, criando peças sob medida para os amantes da sofisticação.
Suas peças são desenvolvidas por meio de processos artesanais, a fim de garantir um cuidado ainda maior com cada item. Além disso, a marca também é consciente e utiliza alguns materiais reciclados em sua produção. Não só isso, mas ela também possui uma linha para noivas e uma loja online que entrega no Brasil todo.
Ademais, se você quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da Moda, confira nossa página. Por lá você encontra dicas, tendências, desfiles e muito mais.
Tudo sobre o DFB Festival 2023
O evento anual, criado em 1999 na cidade de Fortaleza, mescla moda, cultura e ações da indústria têxtil e de confecção do Ceará.
“O DFB Festival foco em moda autoral, que disponibiliza editais públicos de participação. Ele é muito mais que moda, pois trabalha o social, é incentivador, provocador e mexe com toda a estrutura da indústria do Estado, ou seja, o DFB é multifacetado”, destaca Cláudio Silveira, idealizador do evento.
O Fashion Bubbles acompanhou de perto o maior evento de moda autoral da América Latina! Então, para ficar por dentro de todos os desfiles que aconteceram, confira nosso canal de Moda! Por lá você também fica por dentro de todas as tendências e encontra dicas de looks.
Leia sobre os detalhes de cada dia e desfile do DFB Festival 2023:
- 19h: Sanderson Amaral
- 19h: Jonhson Alves
- 19h30: 100% CE
- 20h: Airplane Brasil
- 20h30: Liana D’Áfrika
- 21h: Melk Z-Da
- 21h30: Almerinda Maria
- 18h30: Norb Brand
- 18h30: Levi Santos
- 19h: Ahazando
- 19h30: Club 99
- 20h: Sau + Sheila Morais
- 20h30: Kallil Nepomuceno
- 21h: Vitor Cunha
- 21h30: Lindebergue
- 18h30: Concurso dos Novos (UniAteneu, IFRN, UFC e UFMG)
- 19h: Cléber Lima
- 19h30: Rendá (por Camila Arraes)
- 20h30: Bruno Olly
- 21h30: Baba
- 18h30: Concurso dos Novos (UNAMA, Unifor, UDESC e UFCA)
- 19h: QueirozBruno
- 19h30: Erica Rosa
- 20h: Enel (Coleção Energia)
- 20h30: Marina Bitu
- 21h: BLED
- 21h30: David Lee