Nike, Off-White e Gucci estão entre as marcas de moda mais procuradas em 2020 na internet. Este foi o resultado da The List, que analisou o comportamento de compra online de mais de 9 milhões de pessoas durante o segundo trimestre de 2020. Assim, a pesquisa levou em considerações dados globais de taxas de conversão e vendas, bem como menções de grifes e produtos nas redes sociais.
Dessa forma, a Nike ficou em primeiro lugar na lista das marcas mais procuradas em 2020, com um aumento de 106% de demanda por roupas esportivas. Isso graças ao aumento por itens confortáveis para ficar em casa, bem como o loungewear, que agregam praticidade para saidinhas rápidas e prática de atividades físicas ao ar livre.
Moda na pandemia
Então, diversos movimentos foram pensados para o setor de moda e vestuário enfrentar o distanciamento social. Os desfiles virtuais e investimentos pesados em e-commerce, por exemplo, estão entre estas ações. Da mesma forma, grifes dispostas a apoiar movimentos sociais e novos valores que ganharam força durante a pandemia.
Não é à toa que as marcas de moda mais procuradas em 2020 não esconderam seus posicionamentos neste segundo trimestre de 2020. “À medida que ultrapassamos o choque inicial da pandemia, vemos a confiança do consumidor começar a voltar, com muitos clientes agora comprando online pela primeira vez. Nesta nova fase, as marcas vencerão reafirmando seus valores essenciais e investindo em seus canais online para alcançar, envolver e atender aos seus clientes de forma eficaz”, disse Chris Morton, CEO do Lyst.
Marcas de moda mais procuradas em 2020
Confira o Lyst Index e descubra quais foram as 10 marcas de moda mais procuradas na internet no segundo trimestre de 2020:
1º lugar: Nike
De acordo com o Lyst Index, a Nike está no topo das marcas de moda mais procuradas na internet. A marca esportiva relatou um aumento de 75% nas vendas digitais além de intensificar o engajamento contra o racismo em duas redes sociais.
2º lugar: Off-White
A Off-White se destacou por ter as máscaras faciais em edição limitada esgotadas em apenas alguns dias. Além disso, realizou o leilão do tênis Off-White x Nike assinado por Virgil Abloh e arrecadou mais de 180 mil dólares para o movimento Black Lives Matter.
3º lugar: Gucci
O comprometimento da Gucci com meio-ambiente, sustentabilidade e igualdade levou a marca de luxo italiana à terceira colocação no ranking das marcas mais procuradas em 2020. A grife lançou, inclusive, um site e perfil no Instagram somente dedicado a esta causa.
4º lugar: Balenciaga
Doações para a a NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor) e posts virais no Instagram com milhares de engajamento destacaram a Balenciaga na internet no segundo trimestre de 2020.
5º lugar: Prada
Durante este período, a Prada não só divulgou aumento de 10% a mais de receita na China como lançou um projeto de realidade virtual permite conhecer lojas e coleções de maneira remota.
6º lugar: Saint Laurent
O maior triunfo da YSL neste ano foi não participar da Semana de Moda de Paris, mesmo que em desfile virtual. Ao invés disso, a grife apostou em uma mega campanha com uma das integrantes da banda de k-pop Blackpink e o cantor Lenny Kravitz.
7º lugar: Versace
A Versace chegou ao sétimo lugar entre as marcas mais procuradas em 2020 na internet por causa do desafio #VeryVersace no Instagram e o lançamento de uma coleção cápsula em celebração ao mês do Orgulho Gay. As rendas foram revertidas para organizações engajadas na causa LGBT.
8º lugar: Burberry
A Burberry doou mais de 100 mil equipamentos de proteção individual ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. E, ainda, lançou a coleção ReBurberry Edit com peças feitas em materiais sustentáveis. E contratou a top Kendall Jenner para tirar fotos em casa em nova campanha.
9º lugar: Fendi
Depois que realizou um desfile virtual memorável, a Fendi ganhou força nas redes sociais nos últimos meses ao mostrar novas campanhas com artistas plásticos de todo o mundo.
10º lugar: Bottega Veneta
A marca italiana incrementou mais de 8,5% sua receita no primeiro trimestre de 2020. Além disso, criou a plataforma Bottega Residency com programação semanal de vídeos.