Desfile da Sommer no Fashion Rio |
Última temporada de verão na Europa deslanchou um desejo de futuro na moda mundial, depois de alguns anos marcados pela nostalgia dos luxos aristocráticos e românticos. O mesmo desejo já bateu à porta dos estilistas brasileiros –como se viu no Fashion Rio.
Confira a “hot list” do Fashion Rio para o inverno 2007:
Vestidos – Continuarão sendo peças-chave no inverno. Permanecem os comprimentos micro e os shapes mais amplos do verão, só que com tecidos mais encorpados, que dão a idéia de estrutura. O balonê-ovo -que às vezes ganha mangas longas e vira casaco- e os curtinhos mais secos e limpos, com inspiração retrofuturista, são as novidades.
Shorts – Aparecem em versões mais volumosas, que não costumam pegar muito no Brasil, e em cortes retos, na vertente “space age” que faz referência às criações de André Courrèges nos anos 60.
Calças – O shape skinny ainda aparece, mas nesta temporada o destaque foram as pantalonas compridas e amplas.
Jaquetas – As do tipo mini surgiram em diversas coleções, em looks mais esportivos e em versões de alfaiataria. Os modelos mais compridos pedem mais forma e estrutura.
Mantôs – São os novos casacos. Podem ser mais longos ou mais curtinhos, como as pelerines. Os mais bacanas têm inspiração militar e esportiva, aparecendo inclusive com tecidos tecnológicos.
Sapatos – O hit da temporada são as “ankle boots” (as botinhas curtas, na altura do tornozelo) com saltos altos e mais grossos. As mais divertidas são as coloridas, que contrastam com a cartela sóbria das roupas. Os modelos sem salto de vinil, tipo astronauta-fashion, também devem pegar.
Meias – A meia-calça opaca ou de lurex, usada sozinha ou com meia esportiva e grossa por cima (inclusive polainas), foi a aposta de quase todos os stylists do Fashion Rio.
Cores – Cinzas, cinzas e mais cinzas, do quase branco ao bem escuro, passando pelo mesclado, que apareceu bastante nas coleções focadas no moletom. Os metalizados, incluindo aí o cinza metálico, também são tendência forte. Além disso, o preto retorna forte, fazendo a clássica dupla com o branco. Convém jogar um pouco de cor nos acessórios para não entristecer o look. Grafismos -com efeitos ópticos e geométricos- e splashes (tipo borrões de tinta) dominaram as passarelas.
Leia matéria completa na Folha Online.