Looks com cardigan: 3 curiosidades e 6 dicas de como usar a peça no dia a dia
Conheça a história por trás dessa peça e confira fotos de inspiração para montar os seus looks com cardigan nesse inverno!
Os looks com cardigan são atemporais e fazem sucesso no inverno. Mas você sabia que a peça tem uma história bem interessante? Assim como tudo na moda, o cardigan também evoluiu durante os anos e marcou época, virando até single na voz da cantora Taylor Swift.
Por isso, reunimos algumas curiosidades sobre a história do item e também muitas inspirações de look, como você confere na sequência:
Como usar looks com cardigan?
Para começar, reunimos alguns looks criativos e tendências para quem quer atualizar a produção. Embora seja um clássico, o cardigan pode certamente ganhar uma pegada mais moderninha. Basta apostar nas cores, texturas e modelagens que estão fazendo sucesso no street style. Então, vamos lá!
- Antes de mais nada, aproveite para seguir o Fashion Bubbles no Google News. Assim, você fica por dentro das tendências de moda! Basta clicar aqui e, em seguida, na estrelinha 🌟 lá no News
1. Em primeiro lugar, que tal um cardigan para atualizar o slip dress de seda?
- Na sequência, não deixe de conferir Looks em crochê e tricô: dicas para arrasar no inverno
2. Para as famosas, o truque de estilo é usar o suéter como blusa!
- Veja ainda Looks com moletom: consultora de moda dá dicas para unir conforto e estilo
3. Aliás, esse truque fica incrível com cardigans mais alongados
- Logo depois, confira Digital Lavender: como usar a cor do ano 2023 da WGSN
4. Os looks com cardigan ficam mais moderninhos em color blocking
- Em seguida, veja Look com bolsa laranja: aprenda como combinar o acessório da vez
5. Já para a Geração Z, a dica é investir no tricot bem grossinho para sobrepor com tops coloridos
- Depois, leia também Plumas: saiba tudo sobre a tendência que promete virar febre na temporada
6. No entanto, quem ama um bom look clássico deve investir na alfaiataria
- Ainda sobre o assunto, confira Blazer rosa: ideias de looks e como combinar a peça
A história do cardigan na moda
Como todo bom clássico, a história do suéter cardigan também é repleta de curiosidades interessantes. A começar pela sua origem.
Afinal, os primeiros registros da peça surgiram em meados de 1800, durante a Guerra da Criméia. Nela, lutou o tenente-general Brudenell, também conhecido como o Sétimo Conde de Cardigan (você já viu onde isso vai dar, né?).
Ele era rico, elegante e notoriamente arrogante. Como prova de seus gostos exuberantes, gastava cerca de 10.000 libras por ano vestindo seu regimento com novos uniformes, que tinham o estilo da peça como conhecemos.
Avançando algumas décadas, os looks com cardigan começaram a se consolidar na moda feminina. Foi a grande Coco Chanel que ajudou a trazê-lo para as massas.
Na época, ela desenhava cada vez mais peças inspiradas na moda masculina, como ternos de marinheiro e suéteres estilo pescador, detalhados com botões, fitas e floreios femininos.
Supostamente, Chanel fez o primeiro protótipo de cardigan cortando a frente de seu suéter para não bagunçar seu cabelo. E o item foi um sucesso instantâneo.
Sua versão do cardigã era confortável, despojada e feita de uma malha macia, muito parecida com o cardigan que conhecemos e amamos atualmente.
Hoje em dia, os looks com cardigan são um clássico do armário feminino. Seja nas versões mais tradicionais ou releituras moderninhas, é difícil encontrar quem não tenha ao menos um suéter no armário.
- Nesse sentido, leia Looks com coturno: tudo sobre a história do calçado e dicas de como usar
Curiosidades sobre os looks com cardigan ao longo da história
1. Nas décadas de 40 e 50, a peça ganhou sex appeal
Com um empurrãozinho das estrelas de Hollywood, o tamanho do cardigan reduziu. Então, naquela época, celebridades como Jayne Mansfield, Jane Russell e Lana Turner ganharam a alcunha de “garotas suéter”, sempre exibindo o corpo com peças justas e looks com cardigan sensuais.
O sucesso foi tanto que surgiram concursos anuais de “garota de suéter”, realizados nos Estados Unidos.
2. Kurt Cobain também era fã dos looks com cardigan
No extremo oposto do espectro de estilo, o ícone do rock Kurt Cobain introduziu toda uma nova geração de fãs do cardigan na década de 1990.
Afinal, o vocalista do Nirvana pegou uma peça de roupa geralmente vista em vovós e vovôs e a transformou em um ícone de estilo. Em suas apresentações, ele apostava nos looks com cardigan puído, camiseta de banda e jeans bem surrados, super grunge.
Aliás, um dos cardigãs mais famosos do cantor, usado no show da banda no MTV Unplugged de 1993, foi vendido em leilão por US$ 334.000 dólares.
3. Taylor Swift foi a primeira cantora a vender cardigans como merch
Por último, uma curiosidade pop. Com o lançamento do álbum “Folklore” e do single “Cardigan”, em 2020, Taylor Swift colocou a peça de volta no radar das novas gerações.
Uma réplica da peça que Swift usa em seu videoclipe – um cardigan grosso de malha com decote em V na cor creme com borda de listras pretas, com três estrelas em cada manga – esgotou rapidamente na loja online da cantora.
- Saiba ainda mais Estilo romântico: tendências, como se vestir e 45 fotos de inspiração
Conclusão
A história da moda é, certamente, recheada de curiosidades incríveis. E os looks com cardigan imprimem isso perfeitamente. Desde a criação, evoluíram conforme a sociedade e marcaram muitos momentos incríveis na cultura pop.
Hoje em dia, os cardigans ganham status de tendência e fazem parte do armário de cada vez mais mulheres. Afinal, graças à sua versatilidade e ao toque de muitos designers, a peça ganhou o mundo. Por isso, é um daqueles clássicos que vale investir.
Se você adora estar sempre por dentro das novidades, não deixe de conferir nosso canal de Moda. Lá você encontra as coleções que as principais marcas apresentaram nas passarelas, looks das famosas, como usar as tendências que estão bombando e muito mais!
- Por fim, confira Bolsa de crochê: os modelos tendência 2022 com vídeo tutoriais
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!