As formas e estruturas dos prédios antigos do centro de Fortaleza inspiram e constroem a narrativa da coleção “Memórias de Alvenaria” do estilista e designer de moda Levi Santos em sua estreia no DFB Festival. Como grande inspiração o artista usa a arquitetura, que é um dos elementos mais importantes na construção de memórias de uma cidade.
A exibição acontece no Dragão Fashion Brasil (DFB) Festival. O evento será realizado entre os dias 31 de maio a 3 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o desfile de Levi Santos está aconteceu no dia 1 de junho às 18h30. Além da moda, o objetivo é, sobretudo, social, pois mescla a cultura, ações da indústria têxtil e de confecção do estado.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Levi Santos no DFB Festival
A partir das memórias afetivas do estilista Levi Santos sobre o centro de Fortaleza, a coleção “Memórias de Alvenaria” traz a arquitetura fortalezense. Assim, seus processos de criação para o DFB Festival envolvem transformação de memórias em vestuário.
Primeiramente, ha a parte mais superficial desse resgate na paisagem da cidade. Arcos, palas e vazados compõem os detalhes de design das peças. O objetivo é, sobretudo, referenciar a pluralidade de estilos arquitetônicos presentes no cenário fortalezense. Bem como o Neoclássico, Colonial, Brutalista e Neogótico.
- Sem dúvida, você vai gostar de Colete de alfaiataria é tendência em 2023! Veja 18 looks e aprenda dicas de como usar
As referências à diversidade visual da capital cearense também se dão pelas cores e as texturas dos tecidos. Há a mistura de pinturas e materiais utilizados na construção dessa identidade visual urbana.
- Saiba ainda mais Como combinar vestido com tênis? 25 inspirações com fotos e dicas para usar essa dupla e ser elegante!
- Além disso, confira Sapato Mary Jane: origem do calçado e como usar a tendência em 15 looks
Já em um segundo olhar, a passagem do tempo e as mudanças de significado atribuídos aos prédios, ganham forma em modelagens utilitárias e oversized. Contudo, tudo isso é feito com tecidos adaptados ao clima cearense, destinados a corpos diversos e dinâmicos, mas cheios de histórias para contar.
No entanto, a memória também é utilizada como instrumento contra o apagamento de espaços e suas histórias. Assim, refletido pela destruição de construções, que atravessaram décadas, o olhar desta faceta da coleção está estampada nas peças utilitárias em jeans.
Ademais, somando tecnologia, estamparia e técnicas manuais sustentáveis como o patchwork (retalhos) remanescentes de outras produções, aliadas a alfaiataria marca registrada do trabalho de Levi Santos.
- Em seguida, leia também Regata branca é tendência! Como usar a peça básica em 30 looks inspiradores
Sobre a marca Levi Santos
Levi Santos é estilista, modelista e designer de moda, natural de Uruburetama/CE. O artista possui uma carreira em ascensão na cena de moda local, que atrai a atenção do mercado regional e nacional com suas criações.
Em 2018, criou sua marca homônima, que traz em seu DNA uma alfaiataria desconstruída, inclusiva, utilitária e misturada ao streetwear. Através do uso de tecidos naturais e da técnica de patchwork, Levi Santos adapta sua identidade diferenciada ao clima cearense. Assim, a personalidade de seu trabalho é um sinônimo de construção, colaboração e atemporalidades.
Veja tudo sobre o DFB Festival
O Fashion Bubbles acompanhou de perto o maior evento de moda autoral da América Latina! Então, para ficar por dentro de todos os desfiles que aconteceram, confira nosso canal de Moda! Por lá você também fica por dentro de todas as tendências e encontra dicas de looks.
Leia também sobre os detalhes de cada dia e desfile do DFB Festival 2023:
- 19h: Sanderson Amaral
- 19h: Jonhson Alves
- 19h30: 100% CE
- 20h: Airplane Brasil
- 20h30: Liana D’Áfrika
- 21h: Melk Z-Da
- 21h30: Almerinda Maria
- 18h30: Norb Brand
- 18h30: Levi Santos
- 19h: Ahazando
- 19h30: Club 99
- 20h: Sau + Sheila Morais
- 20h30: Kallil Nepomuceno
- 21h: Vitor Cunha
- 21h30: Lindebergue
- 18h30: Concurso dos Novos (UniAteneu, IFRN, UFC e UFMG)
- 19h: Cléber Lima
- 19h30: Rendá (por Camila Arraes)
- 20h30: Bruno Olly
- 21h30: Baba
- 18h30: Concurso dos Novos (UNAMA, Unifor, UDESC e UFCA)
- 19h: QueirozBruno
- 19h30: Erica Rosa
- 20h: Enel (Coleção Energia)
- 20h30: Marina Bitu
- 21h: BLED
- 21h30: David Lee