Jeans Patchwork, uma super tendência – Transforme seu jeans antigo em peças super descoladas + 30 fotos e passo a passo

por Denise Pitta
/ 02 janeiro 2017 / 7comentarios

Ksenia Schnaider denim shorts 585

Descubra esse novo jeito de customizar seu jeans!

Que tal  aproveitar a tendência do Jeans Patchwork e transformar aquela calça jeans velha e surrada em uma peça super descolada? Elas podem se transformar em saias, shorts, jardineiras e até em vestidos estilosos. Confira imagens ensinando como fazer essa transformação e veja muitos modelos para se inspirar!

Jeans Patchwork ou Jeans Reconstruído é o denim customizado com retalhos como se a peça tivesse sido feita a partir, ou, com sobras de outras peças. Essa é uma das principais tendências em denim e está só começando! No início gerou muita polêmica, mas está cada vez mais sendo incorporada ao estilo dos fashionistas e promete virar febre nas próximas estações.

denin-jeansImagem via Capricho

Duas palavras chaves definem esse movimento: conforto e sustentabilidade! Tudo que é reaproveitado, reconstruído, levando em conta conceitos de sustentabilidade e do combate do desperdício, vem ganhando destaque e com o patchwork não é diferente. No jeans, efeitos como destroyed, remendos, patches, puídos e ralados estão presentes e reforçam o visual inspirado no desgaste do tempo.

Patch é um termo da língua inglesa que significa, literalmente, “remendo”. Assim serão as próximas estações, com peças com diversos trabalhos em patch, sejam bordados, trabalhadas com retalhos,ou reconstruídas com partes de outras peças.

 Como fazer

Jeans retalhos

Existem duas possibilidades de elaborar o Jeans Patchwork:

  • Retalhos em diferentes cores, texturas e tecidos;
  • Todos os retalhos no próprio jeans.

Para as mais ousadas e fashionistas, vale investir em retalhos com mix de estampas, texturas e muitas cores, tudo de forma aleatória. Retalhos super coloridos, no melhor estilo “festa junina high fashion”.

Quem prefere uma customização mais organizada, vale padronizar os retalhos, usando apenas uma estampa e aplicando em lugares estratégicos, como gola, punhos, bolsos e barras, por exemplo. Aqui os bordados também podem entrar, de repente em menor número, assim a peça não fica “over” além da conta.

Outra opção é recortar uma calça ou outra peça qualquer em diversos retalhos e construir outros modelos completamente diferentes com eles.

Uma designer que tem feito trabalhos super estilosos, é a ucraniana Ksenia Schnaider @kseniaschnaider, que traz bem o espírito do jeans reconstruído. No Pinterest do blog Moldes e Dicas Moda, você também encontrará muitos modelos.

Agora veja diversas peças trabalhadas neste conceito e inspire-se!

Veja também

Jeans Patchwork - como fazer 1A reciclagem de calça jeans proporciona o reaproveitamento deste tecido que tem uma durabilidade longa e por essa razão não deve ser jogado fora quando as calças já não servirem ou estiverem gastas em uma determinada parte do corpo. O denim pode ter várias vidas como demonstra essa matéria. Atualmente reutilização é sinônimo de sustentabilidade, principalmente numa altura em que os recursos naturais começam a ser escassos e é da responsabilidade de todos nós a preservação da natureza.

Confira fotos de modelos desenvolvidos  com  Jeans Patchwork

Transforme sua calça jeans em jardineiraNo Pinterest do blog Moldes e Dicas, você também encontrará muitos modelos de denim reconstruído. Jardineira construída a partir de uma calça jeans.

 Jeans recriado a partir de outras peçasJeans reconstruido

A tendência do Jeans Patchwork invadiu as passarelas de marcas famosas e também começa a chegar há editorias e looks de blogueiras e fashionistas

Como transformar calça jeans em blusa

Top elaborado também a partir da calça jeans

Jeans reciclado - Calça em vestido jeans Patchwork

Com três tons de calças diferentes e seguindo o molde acima você consegue fazer esse vestido super estiloso

Como transformar sua calça jeans em saia

Recorte aquela calça jeans que você não usa mais e a transforme em uma saia godê

Jeans customizado com crochetPatchwork jeans saia

Trabalhos artesanais e recortes geométricos também ficam muito interessantes

Camiseta masculina trabalhada com jeans pachworkCamiseta inspirada no trabalho do Jeans Patchwork

1f8c38f94768248684405748365fb7cd

Transformando uma calça antiga em saia jeans

saint Laurent9296d91e949579def3167370638d750e

Saia Jeans Patchwork da Saint Laurent e  modelo realizado pela Moldes e Dicas Moda

Calça Jeans transformada em vestidoJeans remendado

Vestido jeans reconstruído e calça jeans trabalhada com retalhos

O Jeans do Inverno 2017 As principais tendências em denim, 70 fotos com pacths, aplicações, detalhesVeja também:O Jeans do Inverno 2017 – As principais tendências em denim, 70 fotos com pacths, aplicações, detalhes

Como transformar sua calça jeans em saias

Saia feita com retalhos de um calça jeans

RECICLAGEM-DE-JEANSColete infantil – Com as pernas da calça jeans e o capuz de um casaco que já não use faça este modelo simples e estiloso para criança. O modelo foi construído sem fecho/zíper na frente mas pode ser  colocado. Faça os bolsos a seu gosto, neste caso foram feitos em quadrado mas podem ser feitos de diversas formas. Bom trabalho.

Customização com jeans inusitadas Jeans Patchwork - uma super tendência

Vestidos trabalhados com a tendência do Jeans Reconstruído e do Jeans Patchwork

2016-09-01_165953 92a505d261b2ae692ab3c2987b31a0f2

Aventais funcionais e saias podem ser construídos a partir da velha calça jeans

 Jeans Patchwork 258 Blusa de Patchwork em jeans

Modelos trabalhados com recortes geométricos ficam com um ar mais sofisticado e elegante

RECICLAGEM

 Para ver mais modelos em fotos ampliadas clique nas miniaturas

Por Denise Pitta

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

02 janeiro 2017
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial