Inverno 2022: tendências e vitrines de Milão fall-winter 22-23
Confira as tendências para o outono inverno 22-23 e fotos de vitrines diretamente de Milão. Uma análise do presente e futuro.
Inicialmente, vamos focar nosso olhar no Outono / Inverno 2022, assim as fontes de informações serão a Premier Vision e a Pitti Immage. Em seguida, convido vocês a passearem comigo pelas belíssimas vitrines de Milão! Será um prazer compartilhar com vocês todas estas informações de moda, visto que hoje moro em Milão.
Sabemos que a indústria da moda sempre antecipa as tendências, por isso, antes de mais nada ficaremos de olhos abertos nas vitrines de Milão. Desta forma, com o pensamento no futuro, ou seja nas tendências e com o olhar no presente que são as vitrines, a cada post vamos dar dicas de moda direto de Milão.
A leveza do Inverno 2022
- Confira também: ‘House of Gucci’: amor, assassinato e moda. Veja o trailer do filme
Mas nós podemos pensar: “Como assim leveza no inverno?”, segundo a Premier Vision, esta característica aparece nos tecidos finos que se beneficiam da tecnologia têxtil, para assim aquecerem e proporcionarem conforto.
Por exemplo, as misturas de algodão e poliéster, viscose e poliéster e as combinações entre o natural e o sintético ganham espaço nesta e nas próximas estações. Desta forma, tecidos finos, suaves e confortáveis que principalmente aqueçam, prometem fazer parte das vitrines de Milão e também dos guarda roupas no próximo outono-inverno.
Sem dúvida o corner da Comptonoir des Cotonniers na Rinascente é um exemplo, visto que as camisas são de seda, os tricots de lã e algodão com poliamida, desta forma são peças perfeitas para receberem outras camadas, por exemplo casacos e cachecóis que finalizam o look do inverno.
- Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Tecidos fluidos desenham a silhueta nas vitrines de Milão
Detalhe para as sandálias estilo Birkenstock, que aparecem com roupagem de inverno nas vitrines de Milão das marcas como Chloé e Miu Miu. Desde o verão ouvimos falar da volta da Birkenstock, na verdade ela nunca saiu de moda, sempre foi sinônimo de conforto. Mas agora o que vemos é que ela invade as vitrines de Milão, a prova são os modelos quentinhos com aplicações de peles. Deste modo, ela veio para ficar nesta e nas próximas estações!
- Confira também: Birkenstock – Saiba tudo sobre a tendência e a história da marca
Para o segmento feminino a transparência no inverno fica por conta da mistura de mohair-poliamida, tecidos fluidos acetinados com leve brilho, ou seja a delicadeza aliada ao conforto.
A lã, grande protagonista do inverno aparece em todos os segmentos, desde alfaiataria até o casual, porém com a proposta de oferecer bem estar e “cuidado fácil”. Sem dúvida a sensação de conforto e segurança que tanto almejamos. A lã sempre foi e será a grande protagonista da última camada que aquece o look e o corpo é claro!
- Confira também: História do Jeans no Brasil: o clássico dos novos tempos no país
Malha de lã preta com transparência
Reparem na malha preta com recortes transparentes na vitrine da Miu Miu em Milão o tecido é muito fino em lã mista.
O jeanswear segue misturando algodão-viscose e algodão-liocel em looks de peças fluidas prontas para receberem a próxima camada ou em looks de alfaiataria, como este exemplo na vitrine Giorgio Armani.
- Confira também: Modelos e Lavagens de Jeans no século XX – História do Jeans
Jaquetas e casacos estão cada vez mais leves, visto que a tecnologia têxtil avança neste sentido, acabamentos a prova d’água, tecidos metálicos internos que concentram o calor. Desta forma, estas peças transitam entre o sportswear e a alfaiataria de maneira muito natural.
Reparem na proposta da marca Ermenegildo Zegna, a jaqueta em estilo esportivo, com zíper e capuz, compõe o look com a calça de alfaiataria 100% lã.
- Confira ainda: Wide Leg Pants: Saiba como usar a calça pantalona que permanece forte entre as tendências.
Asssim é também importante pontuar o suede, a camurça e o veludo que aparecem em tons de terra nas vitrines de Milão deste outono inverno 21-22. Por outro lado, o brilho nos tecidos é sutil, matizado e desbotado para sedas e cetins.
- Veja também: 7Weaves – Seda sustentável e artesanal empodera comunidades indígenas na Índia
Mobilidade urbana ponto chave para a criação
É muito comum uma pessoa que trabalhe em um escritório, por exemplo, que o código da vestimenta seja mais formal, ou seja, que exija peças de alfaiataria. Contudo a utilização do metrô, bicicleta ou moto faz parte do dia a dia dos grandes centros urbanos do mundo. Desta forma, peças do sportswear, por exemplo uma jaqueta corta vento ou um colete e sem dúvida o tênis, se misturam às peças de alfaiataria com muita naturalidade.
Por outro lado, também observamos jaquetas mais volumosas, mas sempre com tecidos leves que facilitem os movimentos.
Jaquetas e coletes em Fleece por cima de camisas
Acredito ser muito importante observar a Uniqlo , marca que nasceu no Japão. Eles trabalham o conceito de moda essencial e universal, sendo assim apostam em cores e materiais mais perenes, ou seja, querem que as peças durem mais de uma estação. Neste sentido, reparem nesta bela ideia de cartela de cores para o segmento casual masculino outono inverno 22 na foto acima.
- Veja ainda: O que é Slow Fashion? Entenda e incorpore esse conceito!
Sustentabilidade e informação ao consumidor
Sem dúvida, acredito que a questão da sustentabilidade não é mais uma tendência, mas sim um movimento já estabelecido e que cresce. Tenho observado aqui em Milão o esforço das marcas em comunicar isso ao cliente, ou seja diretamente no trade, em outras palavras diretamente ao consumidor.
Assim, não é mais apenas uma questão de comunicação institucional. O cliente precisa saber na hora da compra se o produto é sustentável ou seja, qual a história daquele produto e o que está por trás dele.
- Confira também: Ronaldo Silvestre e sua moda consciente e sustentável – Grandes estilistas brasileiros
- Confira também: Moda Sustentável – Ações inovadoras no Brasil e no mundo
Cores, energia é a palavra chave
Segundo a Premier Vision, energia será o foco nas cores, porém a luminosidade é moderada na tendência outono-inverno 22-23 , visto que o desejo de expressão se revela mais em exibir a beleza dos materiais.
Contudo o laranja aparece para esquentar e energizar a estação. A estação outono-inverno 22-23 pode ser colorida, as cores primárias emprestam esta energia positiva. Bem como o clássico preto e branco atualizado com tons violáceos e castanhos profundos.
Finalmente, a paleta de cores da estação outono inverno 22-23 equilibra intensidades energéticas e tons serenos. Mas este será assunto para os próximos posts !
Portanto, fiquem ligados nas próximas novidades aqui no Fashion Bubbles e vejam mais conteúdos de Milão:
- Feira de móveis de Milão 2021 – 6 tendências em Décor para 2022
- Mudança de vida: “Deixei tudo e fui morar na Itália”
- Cidades bate e volta de Milão que você não pode deixar de conhecer
Sobre a colunista
Alessandra Janaudis, formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM bem como em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão.
Hoje mora na Itália e tem também um projeto de correspondência de moda para empresas brasileiras com fotos de vitrines, produtos e tendências diretamente de Milão .
Instagram: @conexaomilano_
E-mail de contato [email protected]
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!