Instituto Sergio Motta abre inscrições para Festival HTTPVIDEO 2010
Inscrição e exibição dos trabalhos será feita no YouTube. Trabalhos devem abordar a questão do trânsito e dos deslocamentos nas cidades Participe do nosso canal…
Inscrição e exibição dos trabalhos será feita no YouTube. Trabalhos devem abordar a questão do trânsito e dos deslocamentos nas cidades
Trabalho da pesquisadora e designer gráfica Silvia Regina Guadagnini, de Santa Catarina, levou o primeiro lugar no último HTTPVídeo
O Festival HTTPVIDEO 2010 está com as inscrições abertas até 19 de julho. Realizado pelo Instituto Sergio Motta e pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o festival acontece inteiramente na Internet, utilizando a plataforma do YouTube para as inscrições e exibição dos trabalhos. Nesta segunda edição, o tema do Festival será “Em trânsito” e serão aceitos vídeos de até cinco minutos.
Segundo a curadora Giselle Beiguelman, “a ideia do festival é apostar no uso criativo e em novas linguagens do audiovisual, ocupando uma das áreas mais efervescentes da Internet, que é o YouTube. A partir do tema, busca-se discutir uma abordagem estética do trânsito e dos deslocamentos nas cidades”.
Para participar, é preciso disponibilizar o vídeo no canal pessoal do participante no YouTube e depois preencher a ficha de inscrição. A participação é aberta a todos os interessados, sem limite de idade.
Os trabalhos inscritos passarão por uma triagem inicial e, depois, um júri fará a seleção dos três melhores vídeos. Cada um dos vencedores receberá um prêmio de R$1.500 e serão anunciados em um evento com projeções dos 10 trabalhos indicados aos prêmios.
[http://www.youtube.com/watch?v=vuOLyYLDpzg]
Histórico
A primeira edição do festival HTTPvideo foi realizada em 2008, tendo recebido mais de 500 vídeos inscritos. Com tema livre, foi o primeiro festival de vídeo on-line realizado no Brasil e, para o You Tube, uma ação pioneira no campo da arte. O projeto tem por objetivo incentivar a produção brasileira de conteúdo criativo audiovisual na Internet.
Entre três premiados, a pesquisadora e designer gráfica Silvia Regina Guadagnini, de Santa Catarina, levou o primeiro lugar com o vídeo Sob controle. Em segundo ficou a paulista Lea Van Steen, com Disco, e o mineiro Pedro Bastos Ananias de Souza ficou em terceiro com 4 roteiros para Perrier. Já o trabalho do ilustrador e animador Fernando Vilela Mariano, Lindomar entrevista Jesus, foi eleito o melhor vídeo pelo júri popular.
Sobre o Instituto
O Instituto Sergio Motta (ISM) é uma organização social sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo debater desafios do desenvolvimento brasileiro. Dedica-se a estimular políticas e mecanismos de inclusão social e promoção da cidadania, a partir do viés da inovação tecnológica, além de apoiar manifestações de cultura e arte nos vários formatos e suportes. Em 2010, o ISM está celebrando 10 anos de atividades.
—
Clarissa Gaiarsa ---------------------------- mail: [email protected] www.idearia.com.br www.twitter.com/agenciaidearia
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!