Fundação Prada: visitamos o local onde a arte encontra a moda
O Fashion Bubbles foi visitar a Fundação Prada. Conheça a história deste importante projeto que une arte e moda e foi criado por Miuccia Prada e Pratrizio Bertelli, seu marido, em um local onde funcionava uma antiga destilaria construída originalmente em 1910
A cultura é profundamente útil e necessária, além de enriquecer o nosso dia a dia. Assim sendo, a Fundação Prada tem como missão nos ajudar a compreender as mudanças que ocorrem nos seres humanos e no mundo. Local perfeito para o encontro entre arte e moda!
Dessa forma, o projeto idealizado há mais de 20 anos por Miuccia Prada e seu marido Patrizio Bertelli tem como interesse principal as formas como e as ideias que levam a humanidade a transformar e produzir arte.
As instalações, construídas originalmente em 1910 para abrigar uma destilaria, passaram por diversas reformas. Hoje, o prédio onde funciona a Fundação Prada oferece ao público uma experiência inesquecível. Saiba mais!
Espaço de uma beleza estonteante de arte e moda
- Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News
Assim, o escritório de arquitetura OMA, liderado por Rem Koolhaas, foi responsável pela transformação da antiga destilaria em um espaço moderno. Para isso, foram combinados três novos edifícios. Então, como já é comum na Europa, o prédio antigo foi mantido.
- Vejam também Inverno 2022: tendências e vitrines de Milão fall-winter 22-23
- Confira também Bolsa Fendi Baguette, os segredos e a história da icônica peça
Dessa maneira, 19.000 metros quadrados se integram e nasce uma nova arquitetura, onde o antigo e o novo se encontram de forma harmoniosa.
Vale ressaltar que Miuccia Prada é apaixonada por arte, além de ser colecionadora. Assim, em 1993, o seu desejo de mostrá-las ao público se tornou realidade. Foi quando nasceu a Fondazione Prada, isto é, nome em italiano para Fundação Prada.
- Veja ainda mais Louis Vuitton lança vídeo game que conta a história da marca
Exposição de Domenico Gnoli: arte e moda na Fundação Prada
Contudo, além da arquitetura, o viés da moda está sempre presente na Fundação Prada. Aliás, o Fashion Bubbles conferiu a retrospectiva que reúne mais de 100 obras criadas por Domenico Gnoli. O artista nasceu em Roma em 1933 e faleceu em Nova Iorque em 1970. Confira as fotos em seguida:
Além das influências da arte pop
Com uma pegada de Pop Art, Domenico Gnoli é um artista interessado em como representar tecidos, acabamentos, couros, etc. Isso porque Domenico atuou também como cenógrafo e figurinista.
Em outras palavras, arte e moda se encontram nos padrões e nos detalhes dos acabamentos que nos saltam aos olhos em uma experiência hiper-realista.
Gnoli é reconhecido pelo seu imaginário poético e linguagem expressiva. Por isso, suas obras criam um diálogo com o observador.
- Além disso, leia Seis ensinamentos nada convencionais sobre as tendências
Por exemplo, sapatos de salto alto, fendas que mostram os dedos, imagens ampliadas para que o espectador possa ver os mínimos detalhes de suas obras e dos objetos retratados.
Bela inspiração para um catálogo de venda de sapatos!
“Sempre utilizo dados e elementos simples, não quero somar ou subtrair nada. Nunca quis deformar: isolo e represento.” Domenico Gnoli
- Logo depois, confira também: História das Mulheres: por que é importante falar desse assunto?
De acordo com Mariuccia Casadio, em matéria para a Vogue, nos anos 60 Domenico previu pontos de vista ampliados, closes e recortes. Ou seja, isso deixa sua obra mais atual do que nunca, sublimes detalhes que encantam o espectador, segundo a jornalista.
Nesse sentido, a paixão por detalhes de Gnoli enaltece tecidos, costuras e acessórios.
Por exemplo, reparem na perfeição da representação da risca de giz e do padrão espinha de peixe. É assim que arte e moda se unem nas obras de Domenico. Com recortes quase fotográficos, o artista convida o espectador a complementar a imagem que ele mostra em recortes.
Por outro lado, além desta belíssima exposição, o café da Fundação Prada, o Bar Luce, também tem história para contar. Saiba mais!
- Enquanto isso, veja ‘House of Gucci’, amor, assassinato e moda. Veja o trailer do filme
O Bar Luce é um convite a uma viagem aos anos 50 e 60
Assim, o bar-café idealizado pelo cineasta norte-americano Wes Anderson tem um clima retrô muito aconchegante, com candy colors e mesinhas que lembram antigas carteiras escolares. Além disso, o clima é muito charmoso, jovem e descontraído.
Wes Anderson, prestigiado diretor de filmes como “A Crônica Francesa” – que conta com um elenco de estrelas premiadas pelo Oscar como Tilda Swinton, Benicio Del Toro, Frances McDormand, Christoph Waltz e Anjelica Huston, além de Bill Murray -, aplica toda sua criatividade para projetar o Bar Luce.
Tem também um pouco do Brasil na Fundação Prada
Então, o cineasta trouxe para a decoração do Bar Luce a estética quase mágica, que nos faz sentir voltar no tempo, sair da realidade e entrar em um lugar encantado.
Incrível foi descobrir que na combinação de grãos de café servida no Bar Luce tem grão brasileiro! A plaquinha informativa sobre a especialidade da mistura indica a procedência como Brasile, ou seja, Brasil em italiano.
- Confira ainda mais Pantone 2022, saiba como usar a cor do ano na decoração
- Em seguida, leia Inverno 2022 feminino, as vitrines de Milão e as principais tendências
O Bar Luce está localizado logo na entrada da Fundação Prada. O teto e as paredes reproduzem em miniatura o telhado de vidro e as decorações da Galleria Vittorio Emanuele, um dos lugares mais icônicos de Milão.
Desse modo, até o bar-café é palco de inspiração para a moda. Reparem na cartela de cores que vai desde as tonalidades neutras até os tons pastel, paleta muito ligada à estética italiana das décadas de 1950 e 1960.
O Bar Luce tem uma atmosfera nostálgica. Por isso, passar um tempo por lá observando as pessoas é uma experiência incrível.
Assim, que tal essa cartela de cores que montamos para vocês?
“Quando projetei este bar, minha abordagem era o oposto do que faço para os sets de meus filmes. Tentei criar um lugar para ir cinco vezes por semana. Quando menino, eu queria ser arquiteto, então esta foi a oportunidade perfeita para eu fingir ser um arquiteto!”, contou Wes Anderson.
Sem dúvida, Wes Anderson fingiu muito bem e foi genial. É assim mesmo que nos sentimos: dá vontade de voltar todo dia!
Enfim, moda é isso, observações, conexões, cultura e vida real. Esperamos que tenham gostado deste post sobre arte e moda. Portanto, fiquem ligados aqui no Fashion Bubbles e nos próximos posts com novidades direto de Milão.
- Veja também Cores Inverno 2022 – 23, WGSN e Coloro informam cartela de cor
Sobre a colunista
Alessandra Janaudis é formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM e em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão. Hoje mora na Itália e tem um projeto de correspondência de moda para empresas brasileiras, com fotos de vitrines, produtos e tendências diretamente de Milão.
Instagram: @conexaomilano
E-mail de contato [email protected]
Enquete A Fazenda 16: quem você quer que vença o reality show?
A disputa acirrada na 10ª Roça do reality teve como protagonistas Fernando Presto, Luana Targino e Juninho Bill. Neste momento, o programa entra em uma nova fase, com apenas 11 participantes na competição. Então, aproveite para dar a sua opinião e apoiar o seu peão favorito participando da nossa enquete de A Fazenda 16 com a eliminação de Fernando: