Festival Conexões Tecnológicas 2010 reúne nomes das artes e design
S T O R M, trabalho de Luiz duVa que será apresentado no Festival A terceira edição do Festival Conexões Tecnológicas, projeto focado na discussão…
S T O R M, trabalho de Luiz duVa que será apresentado no Festival
A terceira edição do Festival Conexões Tecnológicas, projeto focado na discussão e exibição de trabalhos de alunos e recém-graduados em artes e design com uso de mídias digitais, realiza o evento de encerramento nos dias 08 e 09 de novembro no Instituto Cervantes, em São Paulo.
Contando com uma programação intensa, que vai das 13 às 21 horas durante ambos os dias, o evento terá, além da exposição dos trabalhos premiados pelo festival, mostra de foto e vídeo, torneio de VJs, oficinas, palestras e bate-papos. Luiz duVa fecha o evento com a apresentação de seu mais recente trabalho, S T O R M. A programação acontece no lounge, auditório e nas salas multimídia do Instituto Cervantes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Além de Luiz duVa, outros grandes nomes das artes, design e tecnologia integram as atividades do evento como Ricardo Palmieri (vj palm), o músico e performer Alexandre Porres, VJ Pixel, Gil Giardelli, Sergio Amadeu, Bia Granja (Pix), Giselle Beiguelman, diretora artística do Instituto Sergio Motta, entre outros.
O Festival Conexões Tecnológicas é uma realização do Instituto Sergio Motta e do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Telefônica e apoio do Instituto Cervantes de São Paulo, da Secretaria do Audiovisual e da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Nesta edição, o Festival recebeu mais de 100 trabalhos de alunos de graduação e recém-graduados de todo o país.
Programação do Festival Conexões Tecnológicas 2010
Exposição CT2010
8 e 9/11 – das 13h às 21h
Artur Vasconcelos Cordeiro – Egocosmo, 2009
Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal do Ceará
Felipe Turcheti e Vicente Pessôa – Espaço;Processo, 2009|2010
Design Gráfico – Universidade Estadual de Minas Gerais
Jeraman e Filipe Calegário – Marvim Gainsbug, 2009
Ciência da Computação – Universidade Federal de Pernambuco
Cerimônia de Premiação
08/11, 19h15
Apresentação de trabalhos finalistas: 08/11, 13h
Mostra de Foto e Vídeo CT2010: 08 e 09/11 – 13h às 21h
Oficinas
08/11 – 16h – “Usando Processing nas Artes Eletrônicas” por Hermes Renato Hildebrand
08/11 – 16h – “Introdução à Programação em Pure Data” por Alexandre Porres
09/11 – 16h – “VideoMapping e Realidade Expandida” por Ricardo Palmieri (aka vjpalm)
09/11 – 16h – “Circuit Banding & Hardware Hacking: gambiarra como processo na arte sonora” por Giuliano Obici
Torneio de VJs
Estudantes e recém-graduados demonstram suas habilidades na manipulação de imagens ao vivo. As três melhores apresentações serão selecionadas pelo VJ Pixel e ganham prêmios.
08 de novembro às 20h
09 de novembro às 19h15
Premiação 09 de novembro às 20h15
Mesas redondas e bate-papos
08/11 – 14h15 – Bate-papo “Produção em Mídias Digitais na universidade” – com Sergio Basbaum (PUC-SP), Marcus Bastos (UAM), Hermes Hildelbrand (UNICAMP) e Mário Ramiro (USP)
08/11 – 17h30 – Mesa Redonda: “Criatividade e Mídias Digitais”, com Gil Giardelli, Sergio Amadeu e mediação de Bia Granja
09/11 – 14h15 – Bate-papo: “Produção em Mídias Digitais na universidade” com Nancy Betts (FAAP), Heloisa Dallari (IED), Daniela Kutchat (USP) e Jane de Almeida (PUC-SP)
09/11 – 16h15 – Bate Papo: “Pesquisa em Arte e Tecnologia” – com os grupos de pesquisa Poéticas Digitais (USP), arte&meios tecnológicos (FASM), Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências Arte, Ciência e Tecnologia (Unesp) e Projeto 2014K (Mackenzie)
09/11 – 17h30 – Mesa Redonda: “Design em mídias digitais” com Daniela Kutschat, Giselle Beiguelman e mediação de Heloísa Dallari
Educação, Cultura e Inovação na Telefônica “Educação e Arte & Tecnologia”, com Roseni Reigota, coordenadora da Fundação Telefônica “Aprendizagem na era digital: a experiência do Educarede”, com Priscila Gonsales, Coordenadora do Programa EducaRede Brasil “Inovação e incubação na Telefônica – Uma experiência”, com Alessandro Germano, Gerente de Inovação Estratégica da Telefônica
Encerramento
S T O R M – Composição audiovisual de Luiz duVa
Espetáculo de improvisação multimídia que tem como tema o embate do ser humano com o desconhecido, seus limites e tentativas de transposição.
Mais informações sobre as inscrições no site do Conexões ou pelo e-mail [email protected]
Sobre o Instituto
O Instituto Sergio Motta (ISM) é uma organização social sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo debater desafios do desenvolvimento brasileiro. Dedica-se a estimular políticas e mecanismos de inclusão social e promoção da cidadania, a partir do viés da inovação tecnológica, além de apoiar manifestações de cultura e arte nos vários formatos e suportes. Neste ano, o ISM comemora 10 anos de atividades.
Entre as ações promovidas pelo Instituto estão festivais online HTTP, como o HTTPpix e o HTTPvideo, debates e exposições sobre a arte digital, o Festival Conexões Tecnológicas voltado a jovens universitários, além do projeto E-lixo Maps, que mapeia os postos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo, e o Prêmio Sergio Motta. Este último, criado em 2000, é um prêmio bienal que reconhece criações artísticas em mídias eletrônicas e digitais e já recebeu 2.250 inscrições, distribuiu 23 bolsas-fomento para projetos inéditos e premiou 57 criadores.
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!