Imagem do site She Knows
Muitas crianças têm dificuldade para desfrutar de uma noite de sono completa e restauradora, o que acaba preocupando os pais. Porém, é importante saber que alguns distúrbios são normais no período de maturação do sono e passam naturalmente com o tempo.
A criança que brinca, corre, pula, frequenta a escolinha e tem uma rotina agitada, geralmente, no fim do dia, após o banho e a alimentação adequada, dorme como um anjinho, calmo e tranquilo (ou pelo menos, é o que a mamãe gostaria!!).
Mas esse quadro não se aplica a 100% das crianças. Algumas costumam acordar assustadas no meio da noite, demoram para dormir ou têm algum outro tipo de distúrbio que impede que a noite transcorra em paz.
Imagem do site Prato do Dia
Até os quatro anos, a criança ainda está na fase de maturação do sono e qualquer anormalidade ou inconstância pode ser considerada normal, pois a estrutura (sono leve e sono profundo) ainda está sendo organizada.
Após essa idade, a tendência é que o sono já esteja bem definido, mas alguns distúrbios ainda são esperados até a fase da adolescência.
A partir dos quatro anos, outros aspectos precisam ser avaliados caso o sono da criança não comece a se normalizar.
Imagem do site Diário de Bordo
Conheça mais sobre os aspectos no sono na infância
Guia Infantil
Miudos Felizes
Alo Bebê
Bibliografia
Literatura Nana,Nenê – Eduard Estivil & Sylvia de Béjar – Editora Martins Fontes
Literatura Crianças Índigo – Lee Carroll & Jan Tober – Editora Butterfly
Por Thais Vasconcelos