O desfile Pre-fall da Dior Men 2021 entregou muita sofisticação. A atmosfera da passarela ficou vibrante de otimismo com imagens galácticas. Somado a isso, referências simbólicas e culturais da geração Z traduzem o espírito do tempo atual.
O designer Kim Jones assumiu a linha masculina em 2018. Assim, ele quebrou regras, reinventando a estética. Dois anos depois, a Dior Men só cresce. Consequentemente, se tornou uma das principais grifes do segmento.
Sua grande característica é a potência de traduzir o momento. Para entender o porquê, é preciso analisar as últimas mudanças no masculino internacional.
Dior Men 2021 e a geração Z
De acordo com nossa editora, Denise Pitta, a moda tem como função representar o tempo presente, captando seu espírito. Desse modo, reflete todo o contexto que vivemos em elementos visuais que traduzem em cor e forma, a emoção vigente em cada período. Pra ela, a moda também estuda e registra as manifestações do novo na cultura.
Seguindo essa lógica, é preciso compreender que atualmente, a geração Z assumiu o lugar de grande influenciadora da moda. Isto significa que os novos influencers estão reinventando a cultura Pop. Da mesma forma, o comportamento do consumidor vem tomando novos rumos, assim como os desejos do consumidor do futuro.
Nesse contexto, pautas como sustentabilidade e diversidade se destacam, a moda precisou inventar novas formas de produzir e vender.
Simultaneamente, a facilidade de acesso a novas tendências criou um espaço para uma moda mais democrática. Ou seja, as marcas alcançam maior número de pessoas.
A juventude passa a desconstruir uma série de valores. A masculinidade é um exemplo. Antes ela estava ligada ao estereótipo de homem poderoso. Agora, ela se associa a expressão e sensibilidade estética. Tanto que no Verão 2021, a Dior também havia trazido a temática de diversidade através de uma parceria com o artista ganense Amoako Boafo.
Além disso, há o reconhecimento do público LGBTQ como grande consumidor do mercado de luxo. Assim, gera destaque e visibilidade para o grupo.
A reinvenção da Dior Men por Kim Jones
É nesse cenário que Kim Jones desconstrói a alfaiataria de luxo da Dior Men. No lugar das modelagens conservadoras, ele aplica fluidez e formatos mais secos. Por outro lado, ele utiliza estampas e materiais enraizados na cultura pop da nova geração. Isso faz com que as roupas emanem contemporaneidade.
Jones também valoriza as características principais da estética Dior, garantindo a identidade da marca. Só para ilustrar, o designer fez uma releitura da silhueta do New Look em uma jaqueta utilitária da coleção. Criado em 1947, o conjunto é, até hoje, um dos grande ícones do feminino da marca.
- Saiba mais sobre o utilitarismo na MFW 20
Pre-fall – Quando o mundo colide
Jones convidou para a coleção o artista contemporâneo Kenny Scharf. A escolha foi muito assertiva porque a estética Pop dialoga diretamente com a geração Z. Dessa forma, o designer reviveu obras antigas do artista. Como resultado, o grafite, as cores vibrantes e a vibe psicodélica ilustram as roupas.
Nesse sentido, Kenny teve espaço para reinventar quadros em estampas. O artista também criou novos elementos de composição, como as estampas inspiradas no zodíaco chinês.
Para Kenny, a intensa presença da mídia em sua infância influenciou suas obras. Isso porque injetou no seu inconsciente elementos da cultura popular. Ao mesmo tempo, o colocou em contato com a miséria e a violência.
Seu quadro When the words collide, por exemplo, mostra como é possível coexistir o caos e a paz. Em suma, a coleção adquiriu a capacidade de trazer otimismo em um cenário tão difícil. Por consequência, impactou todo o mundo fashion.
Inspiração Dior Men 2021: As grandes apostas para looks masculinos
Agora, a gente traduz para vocês os maiores destaques para aderir no próximo ano. A seleção das tendências foi, a cima de tudo, inspirada na expressiva coleção Dior Men 2021.
Estampas psicodélica e referência a cultura Pop
As estampas criadas por Kenny Scharf são multicoloridas, vibrantes e orgânicas. A vibe psicodélica destaca a jovialidade das roupas do Kim Jones. É dessa forma que as cores neutras colidem com as cores vibrantes. Um verdadeiro convite à imaginação .
O artista iniciou suas pinturas na ambiente pulsante da década de 1980 em NY. Ou seja, totalmente conectado a Pop Art. Isso se reflete na forma de criticar a cultura popular. No entanto, ele o faz de um jeito super divertido.
Match tricô e alfaiataria na Dior Men 2021
Outra dupla de opostos é o tricô e a alfaiataria simplificada. A princípio, parece não ter nada a ver. No entanto, o artesanal complementa a silhueta seca. Dessa maneira, os dois parecem feitos um para o outro.
- Leia também as principais tendências de tricô 2021.
Estilo montaria
A Dior também tem como referência as roupas de montaria. Isso porque cresceu no cenário aristocrático das hípicas. Da mesma forma, a coleção atual Men traz a silhueta ajustada na cintura. Detalhes militares complementam a imponência dos looks. No entanto, os acessórios inusitados dão ar rebelde a composição.
Dior Men 2021 traz brilho suave com acetinados
O brilho suave do material parece dançar com o movimento da roupa. Desse modo, a Pop arte se une ao mundo digital e intergalático do desfile.
Monocromáticos Dior Men 2021
A partir do momento que os conjuntos viraram hit, os looks monocromáticos entram em cena. Isso porque são versáteis. Dessa forma, prometem looks maravilhosos no masculino. Sejam eles de inverno ou de verão. Camisas e blazers são destaque para compor sofisticação e, até mesmo, trazer frescor.
- Saiba mais sobre as cores do ano PANTONE 2021
Acessórios Masculinos Dior Men 2021
Os acessórios da Dior Men estão bombeando! Ainda mais se destacando nas redes sociais. Além disso foram a opção dos fashionistas no street style. Da mesma forma, a maioria dos looks da coleção trouxe bolsas, adornos e cintos. Logo, podemos afirmar que vai ser o hit de 2021.
Outras marcas também apostam nos produtos para ampliar suas linhas. Exemplo disso é a Salvatore Ferragamo.