O Concurso dos Novos, um dos momentos mais aguardados do DFB Festival — Dragão Fashion Brasil —, brilhou intensamente desde o início do evento no dia 24/07. Marcando com inovação a edição comemorativa de XXV anos no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, no sábado (27) os estudantes conheceram o Top 3 vencedores da disputa.
Ao todo, desfilaram as faculdades Senai Moda RN, UDESC, UFC, UFCA, UFMG, UFRN, Uniateneu, Unifor, Unipê e UTFPR. Além de conferir o resultado de quem ganhou o prêmio no valor de R$ 20 mil, você confere todos os looks levados à passarela em 130 fotos. Continue lendo!
Qual o resultado do Concurso dos Novos do DFB 2024?
Antes de tudo, você sabe o que é o Concurso dos Novos? Pois bem, é um concurso direcionado a estudantes de moda, proporcionando uma plataforma para que novos talentos possam apresentar suas criações e ideias inovadoras no mundo fashion. Dito isso, na última noite do evento (27), foram prestigiadas as escolas e instituições campeãs:
- 1º lugar: UFC;
- 2º lugar: UniAteneu;
- 3º lugar: UFCA.
Uniateneu
Unifor
Centro Universitário de João Pessoa (Unipê)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Segundo dia
Já no segundo dia (25), o Concurso dos Novos destacou-se por apresentar as criações de estudantes de instituições renomadas das faculdades UFCA, UFMG e UFRN. Teve muita técninca hand mand, puff quilting e maximalismo. Veja um pouquinho do que rolou:
UFCA
UFMG
UFRN
Primeiro dia
No primeiro dia de desfiles do DFB Festival, o Concurso dos Novos destacou-se por apresentar as criações de estudantes de instituições renomadas, como o Senai Moda RN, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
#actampads1#A faculdade Senai Moda RN trouxe à passarela o encanto do feito à mão, explorando muitas camadas, assimetria e cores ousadas. Seguido pela UDESC, que surpreendeu com acessórios de cabeça incomuns e looks que mesclavam tecidos lisos e franzidos de forma inusitada.
Logo depois, a UFC encantou com sua inspiração em elementos indígenas ou folclóricos, apresentando acessórios oversized para a cabeça, cada peça contando uma história única. Veja um pouquinho do que rolou:
SENAI Moda RN
UDESC
UFC
Programação do DFB 2024
Com uma estrutura completa e programação diversificada, o evento celebrou a moda autoral, reforçando assim o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”. Descubra em seguida como foi cada desfile!
24 de julho — Dia 1 (quarta-feira)
#actampads1#- 17h — Concurso dos Novos : Senai Moda RN / UDESC Univ. Est. Santa Catarina / UFC
- 18h — 100% CE
- 19h — Almir França
- 20h — Almerinda Maria
- 21h — Marina Bitu
25 de julho — Dia 2 (quinta-feira)
- 17h — Concurso dos Novos: UFCA / UFMG / Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó
- 18h — Vitor Cunha
- 19h — Fruto do Conde
- 20h — Lindebergue
- 21h — David Lee
26 de julho — Dia 3 (sexta-feira)
- 17h — Concurso dos Novos: Uniateneu / Unifor / Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) / Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
- 18h — Bruno Olly
- 10h — Melk ZDA
- 20h — Baba
- 21h — Catarina Mina
O show do Bloco Mambembe encerrou a noite. O DFB 2024 continua até sábado (27), com desfiles, palestras e shows gratuitos. Confira a programação completa para não perder nada!
27 de julho — Dia 4 (sábado)
#actampads1#- 18h — Concurso dos Novos: resultado
- 20h — Lino Villaventura: desfile especial de encerramento
Relacionadas
15 tendências do verão 2025 direto do DFB Festival XXV e da Casa de Criadores 54 para usar já!
Lino Villaventura marca último dia do DFB Festival 2024 com desfile deslumbrante. Veja 56 fotos!
Catarina Mina apresenta “A Renda Bota o Peixe na Mesa” no DFB Festival 2024
Relembre o desfile do Uniateneu no Concurso dos Novos 2023
A coleção “Maré Vermelha” do Uniateneu no DFB Festival 2023 retrata a fragilidade da vida e a disputa entre o homem e a natureza. Ela simboliza o fenômeno da maré vermelha, causado pelas atitudes agressivas do ser humano no ambiente marítimo.
Os tons avermelhados e o crochê de saco de lixo representam a ação prejudicial do homem, enquanto os tons sublimes de azul e as texturas inspiradas nos ecossistemas marinhos fragilizados enfatizam a necessidade de preservação.
A coleção transmite a mensagem de resiliência da natureza e a importância de preservar os recursos naturais para acabar com a disputa desequilibrada entre o homem e a natureza.
- Em seguida, leia também Regata branca é tendência! Como usar a peça básica em 30 looks inspiradores
Relembre o desfile do IFRN no no Dragon Fashion Brasil 2023
O desfile do IFRN no DFB Festival 2023 foi marcado pela coleção “INÓPIA”, que retratou, de forma futurística e gradual, a hipérbole do fim dos tempos e a escassez dos recursos básicos para a vida.
Cada look criado descrevia o fim do mundo, gerando discussões sobre os impactos atuais que podem levar a um extermínio em massa e prejudicar a qualidade de vida no planeta.
Por meio de formas mutáveis, cores e reutilização de materiais, a coleção transmitiu a mensagem urgente da importância de nos preocuparmos com o futuro próximo e evitarmos danos irreparáveis.
- Além disso, confira Sapato Mary Jane: origem do calçado e como usar a tendência em 15 looks
Relembre o desfile do UFC no Concurso dos Novos 2023
O desfile do UFC no DFB Festival 2023, com a coleção “EXODUS”, convidou a pensar sobre um futuro distópico em que o ar é irrespirável, a luz do sol é perigosa e os recursos essenciais são escassos. A coleção explorou o instinto de sobrevivência humano e as respostas genéticas diante das crises globais.
Com formas orgânicas e geométricas, transmitiu a urgência por uma nova forma de existir em um contexto caótico, tóxico e desesperançoso. “Exodus” inspirou-se na busca incessante por vida em um apocalipse causado pelo próprio ser humano.
Relacionadas
15 tendências do verão 2025 direto do DFB Festival XXV e da Casa de Criadores 54 para usar já!
Lino Villaventura marca último dia do DFB Festival 2024 com desfile deslumbrante. Veja 56 fotos!
Catarina Mina apresenta “A Renda Bota o Peixe na Mesa” no DFB Festival 2024
Relembre o desfile do UFMG no DFB Festival 2023
O desfile da UFMG no DFB Festival 2023 apresentou a coleção “Fête de la Bêtise: a celebração da estupidez humana”. A coleção satiriza os anos 1920, refletindo sobre os comportamentos atuais da sociedade, a extinção de espécies, a poluição industrial e o esgotamento dos recursos naturais.
Por meio de uma releitura da visualidade da década de 1920, a coleção explorou silhuetas “A” e “I” com elementos de estilo que variam entre volumetrias absurdas e silhuetas lânguidas.
A cartela cromática equilibrada inclui amarelos, tons de azul, verde e branco, com detalhes em vermelho e complementos em preto. Sorbetudo, a coleção evoca a ideia de uma festa frívola em que a sociedade celebra seus abusos, absurdos e seu inevitável fim.
- Saiba ainda mais Como combinar vestido com tênis? 25 inspirações com fotos e dicas para usar essa dupla e ser elegante!
Relembre o desfile do UNAMA no Dragon Fashion Brasil 2023
O desfile do UNAMA no DFB Festival 2023 apresentou a coleção “Amazônia Domina”. A coleção destacou a exuberância da Amazônia, com estamparia botânica e tingimento natural utilizando materiais da região.
Os retalhos foram transformados em folhas de tecido, texturas de samambaias e trançados de crochê, enquanto as construções forneceram ladrilhos hidráulicos, madeiras e telhas de barro transformados em bolsas e acessórios. Sobretudo, a coleção ressaltou a coexistência e a resistência entre a cidade e a natureza.
- Sem dúvida, você vai gostar de Colete de alfaiataria é tendência em 2023! Veja 18 looks e aprenda dicas de como usar
O desfile do UNIFOR no DFB Festival 2023 apresentou a coleção “Oceanos de Plástico”, que expressou preocupação com a preservação ambiental e a sustentabilidade. A narrativa dos looks refletiu os impactos do excesso de plástico nos oceanos, incluindo o derretimento das geleiras, o embranquecimento dos corais e a crise climática.
O uso de tecidos e volumetrias transmitiu a mensagem, passando do peso e texturas marcantes às formas mais delicadas. O foco na sustentabilidade incluiu o uso de materiais recicláveis, como plástico, e técnicas artesanais como o bordado de pedrarias, destacando a busca por soluções sustentáveis na moda.
Relembre o desfile do UDESC no Dragon Fashion Brasil 2023
O desfile do UDESC no DFB Festival 2023 foi uma exibição emocionante e inovadora de moda sustentável. A coleção “Energia” apresentou peças coloridas e vibrantes, indicando uma abordagem criativa para a moda.
Relelmbre o desfile do UFCA no Concurso dos Novos 2023
O desfile do UFCA, campeão da MOVEMODA no DFB Festival 2023, apresentou a coleção “Autofagia”, que retratou novas vidas surgindo em meio ao caos e destruição. As formas fluidas e cores vibrantes representaram a diversidade e interconexão entre os seres vivos.
Inspirada pelas águas encantadas do Cariri, a coleção destacou os híbridos como símbolos de esperança e renovação, personificando a força transformadora da natureza.
Relelmbre todo o DFB Festival Brasil 2023
O Fashion Bubbles acompanhou de perto o maior evento de moda autoral da América Latina! Então, para ficar por dentro de todos os desfiles que aconteceram, confira nosso canal de Moda!
Por lá você também fica por dentro de todas as tendências e encontra dicas de looks. Leia também sobre os detalhes de cada dia e desfile do DFB Festival 2023:
- 19h: Sanderson Amaral
- 19h: Jonhson Alves
- 19h30: 100% CE
- 20h: Airplane Brasil
- 20h30: Liana D’Áfrika
- 21h: Melk Z-Da
- 21h30: Almerinda Maria
- 18h30: Norb Brand
- 18h30: Levi Santos
- 19h: Ahazando
- 19h30: Club 99
- 20h: Sau + Sheila Morais
- 20h30: Kallil Nepomuceno
- 21h: Vitor Cunha
- 21h30: Lindebergue
- 18h30: Concurso dos Novos (UniAteneu, IFRN, UFC e UFMG)
- 19h: Cléber Lima
- 19h30: Rendá (por Camila Arraes)
- 20h30: Bruno Olly
- 21h30: Baba
- 18h30: Concurso dos Novos (UNAMA, Unifor, UDESC e UFCA)
- 19h: QueirozBruno
- 19h30: Erica Rosa
- 20h: Enel (Coleção Energia)
- 20h30: Marina Bitu
- 21h: BLED
- 21h30: David Lee