O Instituto C&A e Nordestesse se unem em parceria inédita para conectar dez marcas nordestinas lideradas por mulheres. As parceiras terão suas peças comercializadas no marketplace da varejista, o Galeria C&A, a partir de julho.
Com curadoria do Nordestesse, Demodé, Sherida, Funlab, Carnávalia, Vivian Lazar, Vem Meu Bem, Seja Balbina, Casa de Maria, Xique-xique e Carlotte, são as marcas selecionadas para o desenvolvimento de uma coleção que traz em sua essência elementos urbanos, elegantes e atemporais.
Como são as peças da coleção de C&A e Nordestesse?
Para Daniela Falcão, sócia-fundadora da Nordestesse, a escolha das marcas levou em conta a distribuição geográfica, de modo que os nove Estados fossem contemplados.
Além do resgate de tradições artesanais ancestrais como o crochê, bordados e a cestaria. O impacto social e ambiental causado pelas marcas também foram considerados.
- Além disso, veja Arezzo lança sapatos com cores vibrantes e modelos diferentes na campanha de Cruise 2024
“Procuramos trazer um time de marcas com estilos diversos, em sintonia como caráter democrático do Galeria C&A, mas que carregassem alguma dessas características em seu DNA. Boa parte delas tem menos de 4 anos de vida, são nomes que podem e devem ser mais conhecidos nacionalmente”, diz Daniela.
As peças autorais, com identidades e tendências diversas, unem crochê, popart e minimalismo a elementos da cultura nordestina como a literatura de cordel e as xilogravuras. Além disso, atendem a categoria body positive ecom uma grade de tamanhos que variam do P ao GG.
“Além de oferecer mais visibilidade às marcas, comercializar os produtos no marketplace da C&A é importante para democratizar o acesso e conhecimento às produções destas marcas tão ricas culturalmente. Esse trabalho feito a muitas mãos foi necessário para criar conexão e fortalecer o objetivo de entregar uma moda com propósito que cause, de fato, uma mudança de paradigmas”, comenta Gustavo Narciso, Diretor Executivo do Instituto C&A.
Todos os itens que compõem a coleção poderão ser encontrados no marketplace da C&A, o Galeria C&A, a partir do dia 04 de julho.
- Em seguida, confira Schutz lança coleção Resort 23 inspirada na energia cosmopolita de grandes cidades
Marcas escolhidas para parceria de C&A e Nordestesse
As dez marcas selecionadas para a parceria de C&A e Nordestesse têm estilos variados, mas que dialogam com as principais tendências de moda da atualidade.
A Demodé, marca do Maranhão, especializada em roupas íntimas, busca criar um ecossistema positivo usando tecidos sustentáveis, certificados e valorizando o artesão na produção.
Já a Sherida, do Ceará, consegue unir símbolos regionais de uma forma pop e contemporânea, com práticas ancestrais como a do bordado.
Outra marca conhecida pelo seu mood divertido, pop e jovem é a Funlab, do Rio Grande do Norte. Com foco na moda activewear, a marca exibe peças que mesclam em suas malhas, frases e elementos da cultura nordestina.
Vinda da Paraíba, a marca Carnávalia, se descreve como um shot de dopamina, com peças experimentais capazes de reinventar realidades através da roupa.
- Sem dúvida vai gostar de Looks com Crocs: 33 fotos de inspiração para você aprender a usar o sapato polêmico com estilo
No mundo das tramas do crochê, a sergipana Vivian Lazar é especialista em peças feitas na arte ancestral que aprendeu com sua mãe.
Ademais, a marca pernambucana Vem Meu Bem ressignifica a técnica fazendo a cabeça dos jovens com seu crochê pop e contemporâneo.
Ainda falando sobre ancestralidade, a marca Seja Balbina mostra todo o talento e dedicação das mulheres da cidade de Feira de Santana, na Bahia. Ao misturar manualidades como fuxico e patchowork a tecidos minimalistas e naturais como o linho, algodão e viscose, feitos para vestir todos os tipos de corpos.
- Além disso, veja Rom-com core: como usar a tendência e se vestir como uma personagem de comédia romântica
Bolsas
E, para fechar, não poderiam faltar as marcas de bolsas, Casa de Maria, do Pernambuco, que é braço empreendedor e de design no Aria Social, ONG que educa e profissionaliza através da arte.
A piauiense, Xique-xique, que explora as técnicas manuais das artesãs experts em tear da comunidade de mesmo nome presente no Piauí.
E, por último, a marca Carlotte, que tem em sua essência elementos urbanos, e trabalha a valorização dos materiais nobres, artesãos locais e a manufatura minuciosamente elaborada para a coleção de C&A e Nordestesse.
- Em seguida, confira Bota western: origem da tendência e o que usar com bota country feminina
Sobre Nordestesse
O Nordestesse é uma plataforma colaborativa cuja missão é fomentar o talento de criativos dos nove estados do Nordeste. A iniciativa se destaca pelo resgate de tradições e matérias-primas da região e pelo impacto social e ambiental que geram em suas comunidades.
Ademais, não deixe de conferir o canal de Moda do Fashion Bubbles para não perder as últimas novidades e tendências!