A Casa de Criadores é conhecida por revelar marcas e estilistas em ascensão, que estão mudando a cara da moda brasileira. Em sua 40ª e maior edição, o evento irá apresentar, ao longo de cinco dias, os trabalhos de mais de 20 nomes veteranos, além de algumas estreias importantes. Confira os destaques:
Pensando fora da caixa
As modelagens oversized chegaram com força na temporada e o que não falta é criatividade na hora de inovar no uso das peças tradicionais. Em uma coleção descontraída e com pegada esportiva, o estilista Felipe Fanaia trouxe muitos recortes, amarrações e contrastes de cor, além de propor um uso diferentes para peças já conhecidas, como o maxi moletom e as camisas alongadas. Já a marca Ben apostou em um jeito inusitado de carregar o casaco: apoiando-o em um ombro só, preso à outra lateral do corpo por um cinto.
Destaques Casa de Criadores – Felipe Fanaia outono-inverno 2017
Destaques Casa de Criadores – BEN outono-inverno 2017
Tecnologia têxtil à serviço da moda
Pioneira na criação de tecidos inteligentes desde 1992, a empresa Rhodia se uniu à estilista Fabia Bercseck, que apresentou uma coleção cápsula feita a partir do jeans composto pelo fio EMANA®. Criado a partir de minerais bioativos e tecnologia infravermelha, o tecido é capaz de absorver o calor do corpo humano e devolvê-lo sob a forma de raios infravermelhos, que estimulam a circulação sanguínea. Em outras palavras, o uso contínuo das peças reduz comprovadamente os sinais da celulite, além de aumentar a elasticidade da pele. O jeans EMANA® já foi utilizado pelo estilista Alexandre Herchcovitch e ganhou o prêmio inovação da Apex, ainda em 2012, e parece que veio mesmo para ficar. Na coleção de Fabia Bercseck, ele aparece em casacos, calças, saias, croppeds e até mesmo no macacão.
Destaques Casa de Criadores – Fabia Bercseck outono-inverno 2017
Upcycling criativo
O reaproveitamento de peças e tecidos foi o ponto de partida para as criações das marcas Också e Alex Kazuo. Sempre muito ligado à natureza, o estreante Alex Kazuo mudou seu ateliê para Indaiatuba há três anos, onde desde então passou a desenvolver técnicas de costura manuais e processos bastante artesanais. Em sua coleção all black, ele utilizou tecidos de descarte da Ecosimple, doados por Chiara Gadaleta, colunista da Vogue e autora do prêmio Ecoera. Organza, seda e tiras de tecido se transformam em dobraduras e origamis delicados, construindo peças conceituais cheias de inspiração no Japão, uma característica do estilista.
Destaques Casa de Criadores – Alex Kasuo outono-inverno 2017
Já na Också, a desconstrução é a regra e a coleção foi criada a partir das peças-estudo apresentadas na Casa de Criadores anterior. O agênero está no DNA da marca desde sua criação, estética que reflete no street style utilitário e cheio de movimento. Destaque para as peças em jacquard, que foram criadas a partir do tecido de um sofá descartado e repleto de memórias afetivas. A ideia agradou tanto que os estilistas pretendem garimpar outros móveis para desenvolver mais peças únicas.
Destaques Casa de Criadores – Också outono-inverno 2017
O upcycling está em alta e também foi destaque na SPFWN42, relembre aqui.
Salvar
Salvar
Salvar