Casa de Criadores – Confira os destaques da edição Outono-Inverno 2017

por Francieli Hess
/ 10 novembro 2016

Ben - outono inverno 2017

A Casa de Criadores é conhecida por revelar marcas e estilistas em ascensão, que estão mudando a cara da moda brasileira. Em sua 40ª e maior edição, o evento irá apresentar, ao longo de cinco dias, os trabalhos de mais de 20 nomes veteranos, além de algumas estreias importantes. Confira os destaques:

Pensando fora da caixa

As modelagens oversized chegaram com força na temporada e o que não falta é criatividade na hora de inovar no uso das peças tradicionais. Em uma coleção descontraída e com pegada esportiva, o estilista Felipe Fanaia trouxe muitos recortes, amarrações e contrastes de cor, além de propor um uso diferentes para peças já conhecidas, como o maxi moletom e as camisas alongadas. Já a marca Ben apostou em um jeito inusitado de carregar o casaco: apoiando-o em um ombro só, preso à outra lateral do corpo por um cinto.

081116-felipe-fanaia-oi-17-0013-400x600 destaques-casa-de-criadores-felipe-fanaia

Destaques Casa de Criadores –  Felipe Fanaia outono-inverno 2017

ben-destaques-casa-de-criadores destaques-casa-de-criadores-ben 

Destaques Casa de Criadores –  BEN outono-inverno 2017

Tecnologia têxtil à serviço da moda

Pioneira na criação de tecidos inteligentes desde 1992, a empresa Rhodia se uniu à estilista Fabia Bercseck, que apresentou uma coleção cápsula feita a partir do jeans composto pelo fio EMANA®. Criado a partir de minerais bioativos e tecnologia infravermelha, o tecido é capaz de absorver o calor do corpo humano e devolvê-lo sob a forma de raios infravermelhos, que estimulam a circulação sanguínea. Em outras palavras, o uso contínuo das peças reduz comprovadamente os sinais da celulite, além de aumentar a elasticidade da pele. O jeans EMANA® já foi utilizado pelo estilista Alexandre Herchcovitch e ganhou o prêmio inovação da Apex, ainda em 2012, e parece que veio mesmo para ficar.  Na coleção de Fabia Bercseck, ele aparece em casacos, calças, saias, croppeds e até mesmo no macacão.

casa-de-criadores-destaques-fabia-bercsek destaques-casa-de-criadores-fabia-bercsek

Destaques Casa de Criadores –  Fabia Bercseck outono-inverno 2017

Upcycling criativo

O reaproveitamento de peças e tecidos foi o ponto de partida para as criações das marcas Också e Alex Kazuo. Sempre muito ligado à natureza, o estreante Alex Kazuo mudou seu ateliê para Indaiatuba há três anos, onde desde então passou a desenvolver técnicas de costura manuais e processos bastante artesanais. Em sua coleção all black, ele utilizou tecidos de descarte da Ecosimple, doados por Chiara Gadaleta, colunista da Vogue e autora do prêmio Ecoera. Organza, seda e tiras de tecido se transformam em dobraduras e origamis delicados, construindo peças conceituais cheias de inspiração no Japão, uma característica do estilista.

alex-kasuo-casa-de-criadores-destaques alex-kasuo-casa-de-criadores-destaques

Destaques Casa de Criadores – Alex Kasuo outono-inverno 2017

Já na Också, a desconstrução é a regra e a coleção foi criada a partir das peças-estudo apresentadas na Casa de Criadores anterior. O agênero está no DNA da marca desde sua criação, estética que reflete no street style utilitário e cheio de movimento. Destaque para as peças em jacquard, que foram criadas a partir do tecido de um sofá descartado e repleto de memórias afetivas. A ideia agradou tanto que os estilistas pretendem garimpar outros móveis para desenvolver mais peças únicas.

ocksa-casa-de-criadores-destaques-2 ocksa-casa-de-criadores-destaques

Destaques Casa de Criadores – Också outono-inverno 2017

O upcycling está em alta e também foi destaque na SPFWN42, relembre aqui.

Salvar

Salvar

Salvar

10 novembro 2016
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess