Claudia Schiffer na Techno Luxury, falando dos planos para a sua marca.
Dia 17 e 18 de novembro aconteceu em Berlim, na Alemanha, a Techno Luxury 2009, uma conferência sobre tecnologia e luxo e as transformações que a tecnologia e internet estão causando no comportamento do consumidor de luxo no mundo.
Reynaldo Pasqua, diretor de marketing da Carmim e agora no comando do projeto da Carmim Online Store, novo canal de venda da marca na internet, foi convidado do jornal International Herald Tribune para prestigiar o evento em Berlim e trouxe a sua visão da conferência.
“Este evento foi muito importante como fonte para pesquisa e networking com líderes das grandes grifes mundiais. Certamente ajudou que novas idéias fluíssem para serem implementadas na Online Store Carmim.
Hoje, na Online Store, o consumidor entra no site, escolhe seus produtos e finaliza sua compra mvia 0800, chat ou e-mail. Em poucos dias recebe os produtos Carmim direto na sua casa em qualquer lugar do Brasil.
É um projeto pioneiro no segmento de moda no Brasil e não tenho dúvidas que será muito bem aceito pelos consumidores e adoradores da marca Carmim.
Quando retornei ao Brasil, achei interessante dividir com as pessoas as descobertas e experiências das grandes marcas participantes.
Christopher Bailey, diretor de criação da Burberry, durante a Techno Luxury.
Entre os palestrantes e convidados do evento estiveram Christopher Bailey, diretor de criação da marca inglesa Burberry, que falou sobre como a tecnologia mudou e modernizou o conceito da marca, transformando uma marca centenária em moderna e high-tech. A top model internacional Claudia Schiffer abordou seus planos de criar uma marca para roupas e acessórios e Frida Giannini, diretora de criação da Gucci, falou sobre o intenso trabalho de mídia de internet social realizado pela grife.
Logo no início do evento, durante a abertura a editora de fashion e estilo do International Herald Tribune, Suzy Menkes, abordou como o poder da tecnologia já afeta a vida de todos os consumidores de alto luxo e luxo de massa no mundo. A habilidade proveniente da tecnologia nos forçou a mudar a maneira como produzimos, pesquisamos e compramos os produtos. Com estas mudanças rápidas e dramáticas, até mesmo as mais famosas marcas de luxo mundiais se viram forçadas a adaptarem suas estratégias para este novo mundo tecnológico.
Hoje com facebook e twitter, as empresas encontraram uma forma de manter um relacionamento com seus atuais e potenciais consumidores, e mais do que isso, conhecer o perfil e até mesmo visualizar quem consume seus produtos.
Toda esta aproximação entre marcas e consumidores traz muitas perguntas para o futuro próximo. Como isso irá afetar a decisão de compra destas pessoas? Qual a importância deste relacionamento tão pessoal com os clientes? Como isso afeta as vendas em lojas dos shoppings e das elegantes ruas do mundo? Estas respostas estão surgindo simultaneamente a todo instante em todo o mundo.
As palestras foram ricas em conteúdo, explorando como as grifes de luxo globais se preparam e continuam se preparando para este futuro tão próximo. Estão ocorrendo mudanças do comportamento do consumidor e a força do networking social já é uma realidade. Foi apresentada uma estatística que constatou que todos os dias 8 milhões de pessoas se cadastram por serem fãs de alguma marca no mundo.”
Reynaldo Pasqua e o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit.
Reynaldo Pasqua, diretor de marketing da Camim, e Claudia Schiffer.
Por Reynaldo Pasqua
Carmim