Berlin Fashion Tours – Um consumo mais consciente
O mercado de roupas e acessórios de segunda mão como alternativa mais consciente para a moda. Conheça iniciativas que estão acontecendo em Berlim. Participe do…
O mercado de roupas e acessórios de segunda mão como alternativa mais consciente para a moda. Conheça iniciativas que estão acontecendo em Berlim.
Se os países do primeiro mundo são modelos de economias bem desenvolvidas e educação exemplar, por que não seguir estes exemplos também no assunto sustentabilidade?
Há muitos anos os países mais desenvolvidos do mundo, principalmente os da União Europeia, adotaram políticas de reciclagem e um maior cuidado com o meio ambiente. Reaproveitamento de garrafas plásticas e de vidro, a substituição de sacolas plásticas em supermercados pelas de papel, além da separação do lixo.
Estas são apenas algumas das ações já implementadas com intuito de contribuir na preservação do habitat em que vivemos.
Foi comprovado que a indústria da moda é hoje uma das mais poluentes do mundo e, até ela, na representação de algumas redes varejistas está adotando medidas eco-friendly que visam uma mentalidade mais consciente. A exemplo disto vemos a gigante sueca do comércio fast fashion H&M oferecendo descontos para os consumidores que entregarem as suas roupas usadas na intenção de colaborar com o processo de reciclagem.
Mas, na verdade o que precisa mudar mesmo é a consciência ecológica em cada um dos nós. É preciso rever a forma como estamos consumindo e repaginar o modo como agimos perante o futuro de nossas reservas ambientais.
Num momento em que se consomem novas coleções a cada 15 dias, as roupas e os acessórios tornaram-se itens quase que descartáveis, responsáveis por uma produção massiva e liderando o ranking do trabalho escravo infantil em países de menor renda, como, por exemplo, a Índia.
Que tal mudarmos o nosso pensamento e inspirarmo-nos em iniciativas internacionais bem- sucedidas, como esta que o Fashion Bubbles apresenta: o Berlin Fashion Tours.
“COMPRAR MENOS, MAS O MELHOR!” – Este é o conceito que a criadora do projeto denominado Berlin Fashion Tour estabeleceu para montar o seu negócio. Com um background carregando mais de 10 anos de experiência na indústria da moda, Lilla Fufavi é gente que faz.
A empreendedora de origem húngara realizou uma vasta pesquisa em estabelecimentos que vendiam roupas de segunda mão e novos designers e, entendendo a crescente demanda deste mercado, principalmente o de roupas usadas, desenvolveu na capital alemã uma forma de negócio diferenciada com foco no consumo consciente.
A Berlin Fashion Tours oferece tours de moda pela cidade germânica, seja de bicicleta ou, até mesmo, a pé. Diferentes tipos de tours relacionados à moda são ofertados aos seus clientes. Desde passeios em pequenas boutiques, que comercializam vestuário e acessórios de designers que, por vezes, ficam no anonimato até uma viagem de volta ao tempo, através das visitas aos brechós mais bacaninhas da cidade.
Tive a oportunidade de realizar uma destas excursões e minha escolha foi pelo tour vintage. Este passeio contemplava visitas guiadas pela própria Lilla realizadas de bicicleta a diversos comércios locais. Lá encontramos roupas, sapatos, acessórios e bijuterias antigas.
O circuito de moda retrô agrada a gregos e troianos. Tem brechó vintage para os amantes de marcas, como Versace ou Jean Paul Gaultier e têm também opções para os bolsos mais apertados.
Desde que vim morar aqui no velho mundo foi incrível perceber como a minha mente se transformou e absorveu diferentes valores. A convivência com os europeus faz você entender que é preciso estar presente no aqui e agora, mas preocupar-se com o futuro, também é importante, não no sentido individualista de ser e, sim, no coletivo.
Se uma roupa de qualidade ou, até mesmo, um acessório feito em couro foi descartado, por que não pensar duas vezes antes de consumir a sua próxima bolsinha de couro falso, passando a investir num artigo usado que já foi produzido em um bom material e está disponível de forma acessível?
É verdade que nos últimos anos o mercado do vestuário de artigos de segunda mão têm se expandido cada vez mais no Brasil, mas, infelizmente, ainda há aquele antigo preconceito de que uma roupa, ou um item já utilizado não pode ser bom ou ter qualidade, ou ainda, que carrega uma “energia pesada”.
Deixo aqui uma reflexão para todos nós: mas que forma de pensar é esta? Imagine só a energia que carrega um artigo novo produzido lá na Índia às custas da exploração do trabalho infantil. Isto sim pode ser considerado triste. Está mais que em tempo de acordarmos para a realidade e criarmos um futuro liderado por uma corrente de consciência para um consumo mais sustentável.
Que tal começar agora?
Berlin Fashion Tours
Agora vamos dar uma volta pelos brechós mais bacanas de Berlim, venha conosco para este Berlin Fashion Tour. Você também vai poder conferir um pouco do estilo berlinense de vestir. Eu e a Lilla montamos alguns looks para inspirar. Confira!
Para quem não me conhece, vou me apresentar então: me chamo Roberta, uma idealista, cidadã do mundo, apesar de ter estabelecido meus pézinhos na louca Berlim por um tempo, neta de italiano (sangue forte), tia da Sophie, publicitária, escritora nas horas vagas, amante das bikes, moda, viagens, cinema e todas as manifestações de cultura imagináveis.
A ideia neste espaço é mostrar um pouco da minha visão lúdica, atenta, criativa e curiosa de coisas bacanas que posso vivenciar aqui nesta Berlim frenética e dividir com vocês, que assim como eu, devem adorar as novidades do fashionbubbles.com . Além de falar de novos artistas, música, moda, eventos, cultura, vou trazer também um pouquinho da minha visão do ser humano, através de algumas crônicas em formas de diálogos internos.
Tudo isto será escrito com muito carinho, dedicação e diversão.
Espero que curtam este espacinho e fico aberta a sugestões/críticas. Para conhecer outro artigos clique aqui.
liebste Grüsse aus Berlin,
Roberta Gerace Gazzolla (E-mail: robertafashionbubbles@gmail.
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?
Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião: