A Balenciaga lançou sua coleção F21 introduzida em um universo todo virtual. Assim, a marca estabeleceu novos padrões para o desfile, mostrando que o mundo dos games e o da moda nunca estiveram tão próximo!
Lembrando que o universo dos games anda completamente aquecido. No artigo e-Sports, mostramos um pouco dessa bilionária indústria dos esportes on-line e games. Inclusive, as grifes estão lucrando bilhões com roupas virtuais dentro dos games.
Para se ter uma ideia, os esportes virtuais e os games lucram mais que a indústria da música e filmes juntos. Sendo assim, a promessa é que até 2022 mais de 3 bilhões de dólares serão movimentados nesse meio.
Um pouco sobre a Balenciaga
Criada na Espanha em 1919 pelo alfaiate Cristóbal Balenciaga, a marca conquistou seu lugar na moda de luxo virando referência para outros deisgners como Christian Dior, considerado pai do New Look, e Coco Chanelque revolucionou a moda feminina. Definitivamente, a qualidade dos materiais na alfaiataria e os volumes das formas dos babados são até hoje símbolo da marca, que traz em sua essência referências arquitetônicas.
Atualmente, com a direção criativa de Demna Gvasalia, a veia caliente espanhola se mescla a alfaiataria impecável. Desse modo, a Balenciaga se tornou uma das maiores grifes e suas coleções de prét-à-porter são cheias de características do street wear.
Os desfiles, que em 1956 chamaram a atenção entregando conceito, arte e design nas passarelas, se transformaram em verdadeiros shows o que nos leva a inesquecível apresentação do F21.
- Saiba mais sobre biografia e obra em Cristobal Balenciaga – O arquiteto da costura.
Desfiles virtuais
A pandemia acelerou algumas tendências no mundo da moda para além das roupas. Tecidos antivirais, saídas de grandes marcas das semanas de moda e, principalmente, a virtualização das roupas. O formato digital de apresentação foi escolhido por diversas marcas, grande e pequenas, ao redor do mundo.
A dificuldade é trazer o caimento e texturas das roupas para o digital, mas a tecnologia já estava a nosso favor. O mundo dos games, que hoje se estabelece como grande referência cultural das gerações mais novas, abriu novos caminhos de formato para as marcas lançarem coleções.
Já a Gucci optou por dar visibilidade para marcas pequenas no Gucci Fest com vídeos de moda nos quais os modelos viram avatares de jogos. É nesse cenário que Gvasalia afirma ter rejeitado a ideia de fashion films parar criar uma experiência revolucionária.
Balenciaga Fall 21 – Runway virtual
No canal do YouTube da marca é possível ver o desfile virtual na perspectiva do observado e que está em um lugar privilegiado: a primeira fileira. Ao nosso lado, avatares e na passarela, os modelos digitalizados trazem as roupas em desenho 3D. Dessa forma, a grife conseguiu trazer o movimento das roupas para a passarela.
Afterworld – The age of tomorrow
Os avatares foram construídos em cima dos modelos que criaram poses inspiradas nos personagens de games. A animação possui riqueza de detalhes na textura das roupas e aviamentos. Mesmo com características bem gamificadas, é possível identificar materiais e detalhes.
- Depois veja também A Moda do amanhã, com 10 caminhos para pensar a trajetória da Moda de agora em diante. Além de Quem são os consumidores do futuro? Saiba como preparar sua marca para conquistá-los. E mais de tecnologia no universo fashion em Moda do Futuro.
- Na foto destaque para bota metalizada, tendência que você viu antes aqui no Fashion Bubbles.
Futurismo vem com tudo!
A narrativa do Afterworld se passa em 2031. No momento que entramos no game somos transportados para uma cidade futurista e tecnológica. Ambientes externos parecem um oásis do futuro. Isso porque a ideia era trazer uma aventura alucinógena que reflete a reconexão entre as pessoas e natureza.
Passeamos no que seria uma grande loja Balenciaga entrando em espaços com vitrines e roupas que parecem expostas em um museu. A todo momento cruzamos com os avatares que se movimentam de forma natural, aumentando a realidade da experiência.
Principais tendências
Destaque para os acessórios que também ajudam a construir a narrativa e finalizam os looks com muita maestria. As botas inspiradas nas armaduras medievais são um show a parte. Assim como os óculos que não ficam para trás! Um deles é todo em pelúcia e outro super geométrico.
Foi assim que a Balenciaga nos presenteou com seu desejo de um futuro positivo . Dessa forma, o mundo do depois é a esperança de se regenerar no pós-pandemia.
Os produtos que misturam as melhores tendências do outono e inverno de 2021, com as características únicas da marca nos deixaram totalmente inspirados e mais otimistas para o próximo ano.
Então, está pronta para entrar no universo de ideias para looks incríveis?
- Veja mais tendência Inverno 21 com os looks da NYFW além das apostas da Zara.
Game on: se inspire nos looks 2021
Blazer Oversized Balenciaga F21
A alfaiataria da marca adquiriu ao longo dos anos a característica oversized e solta. Logo, já estávamos aguardando as inovações dos modelos de blazer. O look alfaiataria all black trouxe o modelo oversized sobre calça de alfaiataria, verdadeira inspiração para a moda executiva!
A peça é incrível para montar os looks para os dias mais frios, mas também traz muita sofisticações para composições mais casuais e urbanas. É o urban chique ocupando seu devido espaço nas nossas vidas.
Oversized Jacket
A característica extra grande também aparece em jaquetas e casacos incríveis, valorizando a silhueta superior.
Vestido Carpe Diem
O urban chique no estilo camponesa tem mangas compridas e babados. O modelo entrou na coleção com estampa floral como sobreposição de t-shirt bem básica. Mas porque apostar nesse vestido em um ambiente tão futurístico? Simples, é uma referência ao Carpe Diem, expressão que surge no movimento literário arcadista no século XVIII.
O movimento idealizava o contato com a natureza e rejeitava aquilo que era “inútil” e rebuscado do estilo barroco em voga na época. É essa sensação de busca por refúgio, contato com natureza e com nós mesmos que está tomando conta durante esse período difícil e inseguro de isolamento.
Por isso, muitas marcas buscam inserir referências campestres que tragam essa vibe. No futuro da Balenciaga não poderia ser diferente.
- Confira ainda: Fashion Weeks SS21 – 6 macrotendências da moda para 2021 / 2022. Além de 7 tendências da Moda pós-pandemia. E Futuro do Consumo vem com menos tendências.
Leve X pesado
Sobreposições
Transparência
Camadas
Trench Coat
Você pode se perguntar se é uma peça válida para inserir no guarda-roupa brasileiro. A resposta é sim! Os trench coat podem vir em materiais bem frescos e leves, virando a sobreposição ideal para os dias mais frios de 2021.
Se quiser sair do tradicional, aposte em peças coloridas
Observe aquilo que já tem em casa para escolher o trench que vai gerar mais combinações lindas!
New Camo no Balenciaga F21
O camuflado voltou com tudo e com uma carinha nova. A marca apostou em um conjunto bem outfit trazendo cores acinzentadas no lugar do tradicional verde. A estampa militar que ganhou o mundo fashion depois de ocupar os uniformes dos soldados de guerra, ressurge frequentemente como trend.
Força e resistência
O motivo para marcas como a Balenciaga aderirem ao print pode estar ligado a simbologia de força e resistência da estampa. Dessa forma, cria produtos que ostentam essas características justamente no momento que mais precisamos delas.
Veja como empoderar seus looks urbanos com a estampa.
Sobreposição e gola alta
A gola alta da Balenciaga aparece em blusas de tricô e malha em geral. Na coleção tem uma pegada clean contrastando com outras peças. Aposte na sobreposição de camisas e sobretudos.
O Destroyed Balenciaga F21
Falando em tricô, que está entre as principais tendências para 2021, um dos looks mais comfy da coleção traz o tricô com gráfico bem étnico e acabamento destroyed.
Logo, utilizar a estética destroyed em jeans e malhas está em alta porque faz referência no olhar que damos para o passado. Por isso o material que já traz toda a conexão com nossas raízes através do artesanato passa a ser must-have.
Para o Gvasalia, a cara de usado do destroyed remete as peças que amamos e nunca deixamos de usar.
Tricô destroyed
Vestido full paetê
O vestido full paetê tem franjas do material nas mangas e barra. Também adota o estilo destroyed com partes sem paetê. O resultado fica bem glam e é ótimo para compor diversos looks incríveis, inclusive para o ano novo!
As calças também vem com super destroyed. Ou seja, aberturas bem largas. A opção para os looks de frio é o forro, mantendo temperatura confortável.
Estampa Nasa – Futuro espacial Balenciaga F21
Por fim, a estampa da NASA chamou atenção nas bolsas, moletons e T-shirts. Se conectou com a vibe intergalática do game e ao mesmo tempo com as ideias de futuro ligadas a exploração do espaço.
Em época onde reinam as fake News, estampas que enaltecem o conhecimento científico são extremamente bem vindas. Por isso, a logo acrescenta e muito a coleção. Por esse motivo, aposte na tendência para trazer todas essas camadas simbólica aos seus looks também.