Ter um guarda-roupa lotado é o sonho de muitas pessoas. Mas será que isso é realmente sinônimo de estilo? Na contramão do excesso de compras está a proposta do armário cápsula. Já ouviu falar? Trata-se de reduzir o consumo, investir em peças-chave e aprender a criar diferentes combinações com elas, sem complicação alguma.
Gostou da ideia? O Fashion Bubbles preparou um artigo especial sobre o assunto. Se você quer deixar de gastar muito com roupas e acessórios, e parar de acumular itens que simplesmente não usa, confira as nossas dicas! Também fizemos uma lista do que realmente é essencial, além de separar fotos de looks para servir de inspiração!
Como funciona o armário cápsula?
Em primeiro lugar, quem nunca abriu o armário cheio e falou: “não tenho nada para vestir”? O consumo desenfreado, a necessidade de seguir tendências e a ideia de que “ter mais é melhor” não levam necessariamente a boas escolhas.
O armário cápsula segue a máxima de que “menos é mais”. Um guarda-roupa enxuto, com boas escolhas e possibilidades de composições variadas, pode ser sinônimo de muito estilo, liberdade e economia.
O conceito surgiu na década de 70, com a estilista Susie Faux, e ganha força atualmente com o olhar voltado para a necessidade de uma moda mais sustentável e do consumo consciente. O incentivo é investir em peças essenciais, atemporais e que combinem facilmente entre si.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
- Você também pode gostar de ler Estilos de moda universais: dicas sobre as 7 maneiras de se vestir + 30 fotos para servir de inspiração
Quantas peças deve ter um armário cápsula?
Com toda a certeza, quem pretende seguir a proposta do armário cápsula vai se deparar com a dúvida em relação à quantidade de peças. A ideia original é ter um combo para o verão e um para o inverno, com cerca de 30 itens para cada um.
Como o clima brasileiro não é tão bem definido, a divisão não é necessária e a dica é totalizar por volta de 70 para o ano todo. Pense em tudo que seja versátil, facilite na hora de criar composições e que permita sobreposições.
- Confira ainda Heuritech: inteligência artificial pode prever tendências de moda com até um ano de antecedência
Quais peças ter no armário cápsula?
O primeiro passo é praticar o desapego. Seja realista e doe tudo que não serve mais, que não usa há muito tempo e que não combina com seu estilo pessoal neste momento.
Então, chegou a hora de mergulhar no autoconhecimento. Como você realmente gosta de se vestir? Quais cores, propostas e modelagens realmente te valorizam?
De maneira geral, cores neutras são a grande recomendação pela facilidade de combinações. Pense em preto, branco, cinza, azul-marinho. Mas é claro que você pode incluir outras de sua preferência, como vermelha e rosa, só para exemplificar.
Blusas e camisetas básicas não podem faltar. Uma camisa branca também pode ser usada sozinha ou em camadas. Essas peças podem passear por diferentes ambientes e ocasiões, mudando os complementos.
Jeans é muito versátil e tem espaço garantido, com calça, camisa e jaqueta. Por exemplo, você pode ter uma calça de lavagem clara e uma escura.
A calça de alfaiataria consiste em uma boa pedida. Serve tanto para ocasiões formais quanto para o dia a dia. Uma saia curta e/ou uma lápis preta pode cair bem com diferentes blusas e calçados. Pense também em vestidos versáteis, como o pretinho básico.
Blazer, cardigã e casaco de cortes tradicionais podem aquecer e adicionar estilo. Um chinelo, uma sandália rasteira, uma sapatilha, uma sandália de salto, um scarpin, um tênis para prática esportiva, um tênis para passear e uma bota são suficientes.
Já ouviu dizer que acessórios têm o poder de transformar o mais básico dos visuais? É a mais pura verdade! Sendo assim, vale investir em lenços, cintos, joias, tiaras…
- Leia ainda Look marrom é tendência! Como usar a cor que promete substituir o preto no outono inverno 2024
Armário cápsula
Chegou a hora de colocar o armário cápsula em prática! A nossa sugestão é ficar em frente ao espelho e testar diferentes produções. Tente ir além do que está acostumada e brinque com sobreposições.
Você pode se surpreender com a quantidade de looks. E, claro, leve em conta o que faz com que se sinta bonita e confiante, pronta para sair de casa e arrasar!
x
Como montar um armário cápsula para o trabalho?
Você precisa ter claro em sua mente o estilo permitido em seu ambiente de trabalho. Se for exclusivamente formal, pense em peças de alfaiataria em cores neutras, que podem combinar facilmente e também permitir sobreposições. Invista em calça, camisa, saia lápis, scarpin, trench coat, blazer, terninho…
Por exemplo, um vestido preto pode se transformar numa saia se colocar uma camisa branca por cima. Também é válido colocar a camisa por baixo do vestido, criando efeito diferenciado.
Ambientes mais descontraídos podem abrir espaço para calça jeans, blusas básicas e até tênis. Capriche na escolha dos acessórios e está pronta!
- Você também pode gostar de Cherry red: como combinar o tom de vermelho cereja que conquistou a moda e a beleza em 2024
Armário cápsula: conclusão
Como vimos anteriormente, o armário cápsula é o oposto do estímulo ao consumo de roupas, calçados e acessórios. Prioriza peças curingas, que não saem de moda e combinam facilmente entre si.
E se você adora acompanhar as novidades do mundo fashion, não pode deixar de conferir a nossa página de Moda. Lá, você encontra novidades, dicas e muitas fotos para servir de inspiração!
- Por fim, leia também Look Outono Inverno 2024: 13 tendências de moda em 45 fotos para se inspirar