Nos corredores da São Paulo Fashion Week – Inverno 2010, mais precisamente na fila do desfile da Rosa Chá uma coisa me chamou a atenção: Era uma moça morena que usava um casquete multicolorido simplesmente lindo! Depois de tirar fotos, conversamos.
A moça se chama Gabriela Lenzi e ela se dedica a um ofício que foi injustamente esquecido por nós brasileiros – a Chapelaria.
Gabriela desenha e produz chapéus, casquetes e outros adornos de cabeça incríveis. Seu trabalho é caprichoso e tem um quê de lúdico.
Seu logotipo é uma bolha de sabão. Segundo ela “poucas coisas conseguem ser tão elegantes e divertidas ao mesmo tempo, e ela com certeza é uma delas”.Antes que eu me delongue demais, as palavras da adorável “chapeleira maluca”, Gabriela Lenzi.
Gabriela Lenzi na SPFW – Inverno 2010
“Brincar é essencial para o crescimento e desenvolvimento do ser humano.Usávamos nossa criatividade de uma forma tão aplicada e convicta nos primeiros anos de vida que descobríamos um mundo de cores, formas, reações , sons… Éramos um experimento ambulante, sem medo de tentar, de arriscar, de errar, simplesmente aprendíamos e nos divertíamos com este aprendizado.
Crescemos e deixamos de lado a brincadeira, o sabor doce da infância e tudo de rico que ela pode nos oferecer, nos entregamos à vida de uma maneira ácida e metódica. No entanto, nunca é tarde mudar e fazer o que desejamos, então, proponha-se ao divertimento, permita-se experimentar! Prove! Siga o exemplo da bolha de sabão, seja leve, elegante, provoque-se. Provoque as pessoas e veja como cada uma se comporta e aprenda com o comportamento delas, não se planeje sempre, dê passos sem saber o que virá depois.
Os chapéus Gabriela Lenzi nasceram para ser uma ferramenta entre você e a diversão: vista-o e sinta-se segura para tentar a novidade, crie uma fuga para sair dos padrões, surpreenda-se, conheça você mesma e divirta-se.”
Confira alguns modelos de Gabriela Lenzi
Por Augusto Paz