Por que Simone Biles não participou das Olimpíadas de Tóquio? Relembre o caso
O que são ‘os Twisties’ na ginástica? Simone Biles enfrentou a condição de bloqueio mental durante as Olimpíadas de Tóquio, saindo da competição; entenda!
Com as Olimpíadas de Paris pegando fogo, a galera está de olho na ginástica – um dos esportes mais aguardados dos Jogos de 2024. A equipe feminina de ginástica dos EUA está em festa depois de conquistar a medalha de ouro na final por equipes em 30 de julho. E não param de comentar sobre o desempenho da Simone Biles.
Para quem não se lembra, a ginasta acabou se retirando de Tóquio em 2021 por causa dos famosos “twisties”. Mas o que é isso, afinal? Vamos explicar pra você; confira!
O que Simone Biles teve nas Olimpíadas de Tóquio?
Em primeiro lugar, Simone Biles teve o que chamamos de “twisties”, que são um tipo de bloqueio mental, uma desconexão perigosa entre a mente e o corpo quando os ginastas estão no ar, deixando tudo muito mais complicado e arriscado.
Eles são frequentemente associados à ginástica, porém, podem afetar qualquer atleta que dependa de sua propriocepção – ou seja, habilidade do corpo de perceber sua posição e movimento sem precisar olhar.
Esportes como mergulho, artes marciais e diversos tipos de salto também exigem essa habilidade, por exemplo.
Na ginástica, existe um tipo especial de propriocepção chamado senso de ar, ou consciência do ar, que ajuda os ginastas a se orientarem durante as acrobacias no ar para aterrissar com segurança. Sem essa consciência, o atleta corre um grande risco de se machucar.
Por conta disso, a ginasta acabou se afastando dos jogos de 2021.
“Assim que eu piso no tablado, sou só eu e a minha cabeça lidando com demônios. Tenho que fazer o que é certo para mim, me concentrar na minha saúde mental e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar. Não confio tanto em mim como antes“, disse Simone Biles aos jornalistas ainda em Tóquio.
- Aproveite e veja Qual a fortuna de Simone Biles? Veja patrimônio da ginasta que faz história no esporte
Twisties são agressivos para ginastas como Simone Biles
Inicialmente, uma das piores situações que podem acontecer com uma ginasta em competições de alto nível é enfrentar o temido bloqueio mental. Foi exatamente isso que levou a lendária Simone Biles a se retirar dos Jogos de Tóquio.
Relacionadas
O que é gold no Instagram? Veja como fazer suas notas ficarem douradas na rede social
Quando as Olimpíadas 2024 acabam? Veja a programação olímpica do Brasil até a cerimônia de encerramento
Quadro de medalhas das Olimpíadas 2024 em Paris atualizado: qual a posição do Brasil?
Os twisties podem variar bastante de intensidade. Às vezes, um ginasta pode ficar tremendo só por um momento depois de uma manobra ou treino, mas a coisa pode piorar e durar dias, semanas, ou até meses. Além do mais, a ansiedade que vem junto com essa situação só faz o problema aumentar.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!
Por fim, siga acompanhando o Fashion Bubbles para saber mais detalhes e novidades sobre os Jogos Olímpicos de 2024!