O escanteio ou cobrança de tiro de canto, é uma das regras fundamentais do futebol. Além disso, é uma ação comum nos jogos e muitas das vezes decide o placar, se for bem sucedido. Dessa forma, ele é uma penalidade cobrada em diversos jogos.
O que é escanteio no jogo de futebol?
É uma penalidade do futebol cobrada de um dos ângulos do campo. Ou seja, ele é o meio de recomeçar novamente. Assim, a cobrança realiza-se sempre próximo a bandeirinha do escanteio.
Indica-se um campo no instante em que a bola de futebol ultrapassa por completo a linha de fundo, seja pelo campo ou por cima. Porém, isso só acontece ao trocar-se em último por um atleta da equipe oposta.
Como ele é feito durante o jogo?
O escanteio só é feito no momento que o objeto atinge totalmente a linha, com exceção à parte entre as traves. Dessa forma, ela deve tocar-se por um atleta do time oposto.
Nesse momento, coloca-se o objeto no interior do quarto de círculo. Bem como, no canto correspondente a do campo de futebol por onde saiu a bola, para que seja feita esta grande penalidade.
Regras do escanteio no futebol
Uma bandeirinha não pode mover-se e o time oposto deve estar há 9,15 m de distância. Ainda, o atleta que fez a cobrança, não deverá encostar na bola outra vez, sem que o outro atleta tenha encostado nela.
Outro fator muito legal nas regras desta penalidade, é que caso a bola venha a bater na trave, sem encostar em ninguém. Ou seja, se ela voltar aos pés do atleta, ele não deverá chutá-la de novo.
Como é feita a cobrança de escanteio no futebol?
É feita de forma simples e na hora da penalidade, a bola deverá ser colocada sobre a linha do escanteio. Entretanto, esta marca é exatamente no fundo e na lateral, de onde os jogadores de futebol devem chutá-la.
Bandeirinha de escanteio
Elas são acessórios indispensáveis na hora dos jogos. Além disso, o uso delas é obrigatório e deve ser sempre conferido pelos responsáveis da competição, antes que comece o esporte.
Uma questão que precisa ser reforçada, é que um atleta não deve retirar a bandeira do lugar, para fazer o escanteio. Portanto, se vier a ocorrer, o árbitro deve mandar o atleta colocá-la de volta no lugar correto para continuar.
É interessante ressaltar que, se o atleta usar o apoio da bandeira para não cair, o árbitro marcará um tiro livre contra a equipe, pois fazer isso gera penalidade.
O que é um gol olímpico?
É o momento em que um gol marca-se diretamente pela cobrança de escanteio. Ou seja, sem que a bola toque em outro jogador. Dessa forma, por ser um chute indefinido, é raro, mas não é impossível de acontecer.
Eles aparecem depois das cobranças em que o atleta bate com a parte do pé, conhecido como peito de pé. Portanto, muitos atletas já fizeram dessa forma e por meio do:
- Chute de trivela;
- Três dedos.
Quando marcar um escanteio ao invés de um gol contra?
A grande parte das estratégias para reiniciar a partida de futebol, não deixa que se marque um gol contra. Dessa forma, mesmo que a ela entre direto no gol, deve-se marcar no lugar disso, um escanteio para o time adversário e nesta regra estão incluídos:
- O tiro de meta;
- A cobrança lateral;
- E de falta (direta ou indireta).
Se por acaso, o atleta que for fazer a cobrança, der um chute para se defender e a bola entrar instantaneamente no gol. Ou seja, protegido por seu time, sem encostar em alguém, o contra não será marcado, mas sim haverá esta penalidade para os outros adversários.
Qual a média de escanteio em um jogo de futebol?
Há algumas estatísticas que relacionam-se com o número de escanteios a favor. Dessa forma, a principal delas é o número de finalizações que o time possui durante os jogos de cada equipe.
Geralmente, a equipe que possuir o maior número de finalizações por partida, termina com maior quantidade dessa jogada a favor. Porém, há uma média total de 12.29 por cada jogo possível.