Como a IA ajuda na gestão de ativos? Coloque seu dinheiro para trabalhar para você
Para melhor previsão, melhor controle de risco e que seus dados se transformem em insights estratégicos, use IA na gestão de ativos
De acordo com uma pesquisa da PwC, 74% dos CEOs do mercado financeiro acreditam que a inteligência artificial generativa ajudará a melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços até o início de 2025. Esse tipo de projeção reforça o quanto o crescimento de tecnologias emergentes como a IA vem se tornando cada vez mais frequente no setor, principalmente em áreas focadas na redução de riscos como a gestão de ativos.
Segundo Cassio Zeni, cofundador e diretor de Relações com Investidores da Rubik Capital, gestora de recursos e consultoria de investimentos independente, ferramentas como a IA são essenciais para garantir uma performance eficiente em vários tipos de fundos. “Essas inovações poupam os gestores de atividades manuais e trazem um alto nível de detalhamento para análises de big data, facilitando e potencializando movimentações até em patrimônios milionários”, diz.
Como a IA ajuda na gestão de ativos?
Hoje, já existem inúmeras tecnologias que apoiam a avaliação de risco em diferentes portfólios, especialmente de clientes Private e Ultra High Net Worth (UHNW).
- Em seguida, leia Como usar o 13º salário? Para pagar dívidas, investir ou criar uma reserva de emergência? Veja dicas financeiras
Com uma IA como essas, os especialistas em gestão de ativos podem alinhar os objetivos dos investidores às regulamentações vigentes e tendências do mercado de forma automatizada, elevando o nível de controle de risco. Para o executivo, essas funcionalidades garantem mais velocidade e previsibilidade às tomadas de decisão.
“Quando falamos em gerenciar patrimônios, estamos lidando com a personificação nos investimentos. As ferramentas tecnológicas ajudam justamente a alinhar as análises com os verdadeiros interesses e comportamentos do investidor com mais velocidade.
Porém é fundamental o relacionamento humano com proximidade, pois sem conhecer as particularidades dos clientes é muito difícil entregar a personificação, fazemos diferente de como muitos fazem, onde apenas definem o cliente com algumas poucas perguntas através de um relatório de “suitability”.
Cassio Zeni
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Como a Rubik Capital usa a tecnologia na gestão de ativos?
Geralmente, as empresas de gestão de ativos não operam diretamente por mecanicismos gerados pela IA, e sim usam métricas específicas para a avaliação de riscos dos portfólios, conforme mandato. No entanto, incorporam essas ferramentas aos seus modelos de negócios, de forma a impulsionar o desempenho das equipes.
- Ao mesmo tempo, leia Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro? 6 dicas da Nath Finanças para começar a investir
Na própria Rubik Capital, isso acontece por meio de serviços de Asset Management, Wealth Management e Multi Family Office (MFO). Os comitês de investimentos da companhia atuam com base em metodologias de análise específicas para cada uma dessas categorias, sempre no formato 24/7.
Zeni ressalta que essa aliança entre a expertise humana e a tecnologia é o que garante assertividade e segurança ao trabalho de gestão.
“A IA é essencial para recolher e organizar informações, mas jamais será usada para ‘pensar’ pelo gestor e escolher os ativos por ele e seu time. É uma ferramenta de apoio, que depende da experiência e conhecimento do mercado financeiro dos especialistas para que seus dados se transformem em insights estratégicos”.
Cassio Zeni
Relacionadas
Qual a melhor forma de sair das dívidas? Confira 7 dicas para melhorar suas finanças
Como usar o 13º salário? Para pagar dívidas, investir ou criar uma reserva de emergência? Veja dicas financeiras
Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro? 6 dicas da Nath Finanças para começar a investir
Relacionadas
Sobre a Rubik Capital
Fundada em 2020, a Rubik Capital é uma gestora de recursos e consultoria de investimentos independente, que busca potencializar a gestão de patrimônios com qualidade, segurança e transparência.
Com uma equipe altamente especializada no mercado financeiro e uma abordagem que visa minimizar conflitos de interesse, a empresa oferece um controle rigoroso de risco e resultados alinhados a perfis específicos de volatilidade por meio de serviços de Asset Management, Wealth Management e Multi Family Office (MFO).
Dessa forma, a companhia gerencia mais de R$ 1 bilhão em ativos. Atendendo principalmente a clientes Private e Ultra High Net Worth (UHNW), que chegam a possuir uma liquidez de mais de R$ 50 milhões, a Rubik é reconhecida tanto no mercado nacional quanto internacional.
Com homologação pela SEC (Securities and Exchange Commission), nos Estados Unidos, que permite a prestação de serviços de consultoria para clientes globais, a gestora possui mais de 20 fundos sob gestão e é parceira de grandes instituições financeiras, como Banco Safra, BTG Pactual e XP Investimentos.
Enfim, agora que você já sabe tudo sobre IA na gestão de ativos, leia também Qual a melhor forma de sair das dívidas? Confira 7 dicas para melhorar suas finanças. Ou então, veja mais em nossa categoria Economia e Finanças.
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que vença a Grande Final?
A reta final de A Fazenda 16 está imperdível! Falta pouco para descobrirmos quem levará o título de vencedor do reality show rural. O tão aguardado top 4 já é realidade para os participantes e nesta terça-feira (17/12), o quarteto foi oficialmente anunciado. Enquanto isso, Juninho Bill e Vanessa Carvalho deixaram a competição após a eliminação. Quem você quer que vença a Grande Final? Participe agora da última enquete da temporada: