Fluo, geometria, micro babados e muito mais – Dossiê DFB 2018
A 19ª edição do Dragão Fashion movimentou a cidade de Fortaleza. Com um line up formado por nomes que são referência na moda nordestina, o evento surpreendeu mais uma vez.
Além de interpretações moderninhas do tradicional artesanato local, as passarelas mostraram muitos looks alinhados com o cenário global da moda. Confira abaixo algumas das tendências mais fortes da temporada:
As 5 principais tendências dos desfiles DFB 2018
1. Cores fluo
Lembra do neon? Pois é, ele voltou! Com tons luminosos, o fluo é aposta certeira para o Verão 2019. A tendência apareceu nos terninhos e na estampa camo de Wagner Kallieno, nas fitas refletivas usadas como detalhes moderninhos de André Sampaio e no laranja da Tanden.
Dossiê DFB 2018 – Wagner Kallieno, André Sampaio e Tanden
Ivanovick trouxe o verde neon em destaque.
2. Assimetria e desconstrução
Shapes e barras assimétricas marcaram presença em quase todas as coleções. Um verdadeiro estudo de modelagem tomou conta das passarelas do Dragão, proporcionando maior versatilidade para os looks. As peças são criativas e ganham muitas sobreposições, volumes e recortes inesperados, compondo looks autorais e de personalidade forte.
Shapes assimétricos e desconstruídos – D-Aura Brand, Weider Silverio, Saldanha.
3. Geometria
Nas estampas e na modelagem, as formas geométricas ganharam atenção especial. Destaque para as listras, que foram atualizadas em composições moderninhas, combinando cores, espessuras e direções variadas. Quadradinhos vazados em forma de tela trouxeram leveza para a passarela de Jefferson Ribeiro, enquanto Iury Costa explorou a temática dos origamis através da estamparia colorida e dos detalhes geométricos nos recortes.
Dossiê DFB 2018 – João Paulo Guedes, Fabio Caracas, Weider Silveiro e Iury Costa
Detalhes geométricos da modelagem de Iury Costa.
4. Cintura marcada
Cintos largos e faixas figuraram entre os acessórios queridinhos dos estilistas. Eles apareceram por cima de vestidos, saias, calças, casacos e conjuntinhos, um elemento extra que faz toda a diferença na produção. A cintura bem marcada foi destaque na temporada internacional e aterrissa com força também por aqui.
Cintura bem marcada – Gisela Franck, Rebeca Sampaio e André Sampaio
Kallil Nepumoceno, Wagner Kallieno, Rendá e Tanden exploraram as faixas para delinear a silhueta.
5. Mini babados e plissados
As passarelas do Dragão exploraram a feminilidade nos detalhes. Babadinhos apareceram aplicados sobre as peças, com todo o primor das cartelas texteis repletas de texturas artesanais. Plissados leves ajudam a dar movimento para saias e vestidos, fortalecendo uma tendência que se mantém desde as temporadas anteriores.
Dossiê DFB 2018 -Ronaldo Silvestre, Tanden, Kallil Nepumoceno e Flee
Fotos: ROBERTA BRAGA / CLÁUDIO PEDROSO
Leia também: Os destaques do primeiro dia de DFB 2018