DFB 2019 Dia 1 – Tie dye, macramê e inspirações brasileiríssimas em foco no Dragão Fashion em Fortaleza

por Francieli Hess
/ 16 maio 2019 / 4comentarios

Em novo endereço, com 27 mil metros quadrados de Cidade Autoral, o DFB 2019 traz moda, música e cultura para as areias do Aterro da Praia da Iracema. Celebrando seus 20 anos, o evento se consagra como a maior semana de moda autoral da América Latina e conquista mesmo pela maestria dos trabalhos artesanais.

No primeiro dia, os destaques ficam para o beachwear do Verão 2020, as rendas tradicionais revisitadas e uma proposta inusitada para a moda masculina. Confira:

Saídas de praia Verão 2020 Tendências, passarelas e looks das famosas!

Água de Coco por Liana Thomaz

Cultura, paisagens e cores do sertão nordestino inspiram o verão 2020 da Água de Coco. Dos cactus em flor aos grafismos do cordel, a coleção se apresenta como um passeio leve ao semi árido. Em contraste com a paisagem dura, os babados, camadinhas e tecidos fluidos emprestam leveza para o beachwear.
O desfile conquista pela maestria em mesclar peças conceituais e comerciais com styling impecável, uma estética certeira que explica o sucesso astronômico da marca. A Água de Coco é referência em moda praia brasileira, com pontos de venda em 80 países.
Diversidade celebrada nas passarelas!
O segredo do sucesso? De acordo com Liana Thomaz, perseverança. Reinventar-se sempre e explorar os pontos fortes. No caso da marca, ela afirma que o grande diferencial são as estampas. Olhando para o desfile, fica fácil compreender porquê.
Entre as tendências para usar já, destaque para as mangas ultra femininas e românticas, além dos biquínis e maiôs bicolores com debrum em preto para atualizar. No Sertão Praia, o crochê aparece em detalhes. Até mesmo a camurça aparece na coleção, em uma proposta bem resort e pronta para as lojas.
A moda praia masculina teve bastante destaque no desfile da Água de Coco e explorou tendências como o quimono e estamparia com colorido vibrante
Confira trecho do desfile da Agua de Coco em nosso Instagram. Gostou? Curta, então dá uma forcinha e segue a gente. Confira:

Almerinda Maria

A elegância impecável de Almerinda Maria faz com que seu desfile seja sempre um dos mais prestigiados. Dessa vez, o samba e a brasilidade perfumaram a passarela. No maior clima tropical chic, a estilista buscou inspiração em Carmen Miranda para seus tradicionais bordados richelieu e rendas renascença.

Muitos babados e camadas emprestam gingado para as peças, em uma paleta de cores fortemente inspirada pelas frutas e temperos eternizados no visual da pequena notável do samba.

A mulher de Almerinda Maria é feminina e delicada, mas também é cheia de atitude. Prova disso são os terninhos e camisas bem acinturados, rendados e transparentes. Uma proposta ousada que vai do resort ao look de trabalho.

Além dessas peças, também chamaram atenção os vestidos em renda com mix de padronagem, fortemente inspirados na tendência patckwork.

Leia também: Patchwork 2019 / 2020 – Peças com retalhos são tendência nas passarelas + História e inspirações

Vitor Cunha

Estreante nas passarelas, o jovem estilista Vitor Cunha tem apenas 20 anos e já é um prodígio. Em sua coleção agênera, ele focou nas tramas e tingimentos artesanais. Como o casting foi composto apenas por homens, Vitor mostrou que o crochê e o macramê também fazem bonito na moda masculina. Com muitas assimetrias, tecidos leves e fibras naturais, o resultado é despojado e cheia de personalidade.

Em uma paleta de cores super praiana, Vitor explorou as cores do mar e do pôr do sol. Para criar um efeito ainda mais bacana, ele apostou no tie dye com a técnica ombré, que cria um degradê entre as cores. Tanto os calçados quanto as bolsas da coleção também apresentam os nós característicos do macramê, algumas com detalhe em plástico, criando um contraste bem moderninho.

Fotos: Roberta Braga e Chico Gomes

 

16 maio 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess