DueLibras: conheça a 1ª dupla musical de Libras do Brasil
Bruno e Lucas contaram que a ideia surgiu após um depoimento de uma amiga professora sobre a exclusão de um aluno deficiente auditivo
O Brasil é um país rico em artistas talentosos ainda desconhecidos. Mas graças a Internet há uma grande chance desses talentos se espalharem pelo país. Como vem acontecendo com a dupla DueLibras, a 1ª nacional a cantar na língua natural dos surdos: Libras.
Os músicos Bruno Oliveira e Lucas Brito chamam a atenção por “enCantar” com as mãos. Os dois, aliás, falaram com exclusividade ao Fashion Bubbles sobre seus papéis como artistas que trazem a diversidade para a música.
Para eles a luta tem um propósito: acessibilidade e diversidade de público em suas apresentações! Confira em seguida a entrevista exclusiva completa:
- Enquanto isso, leia LIBRAS: o que significa e como aprender a linguagem de sinais
Entrevista exclusiva com DueLibras
Fashion Bubbles: A diversidade na música. O que poderiam falar sobre o processo que vocês estão fazendo?
DueLibras: Desde que começamos a dupla, tivemos essa visão de fazer arte musical para ouvintes e não ouvintes. Nós ficamos empolgados, porque defendemos o amor ao próximo e tudo o que fazemos para tornar [a música] acessível para todos, independentemente de cor, raça, sexo, etc. Sentimos que a comunidade surda não tinha entretenimento artístico, como shows próprios, por exemplo, sendo que eles conseguem sentir a vibração na música. Então isso tem nos motivado a cada dia. Lutamos por eles e fazemos nossa arte com utilidade, nesse propósito de ter acessibilidade e diversidade de público nas nossas apresentações.
Fashion Bubbles: Qual a conexão de vocês com a linguagem de sinais Libras?
DueLibras: Para o Bruno, foi uma paixão com a comunidade. Após a faculdade, onde estudou fonoaudiologia e teve acesso ao ensino de Libras, aprendeu sobre sua importância e a respeito da luta para que Libras fosse reconhecida como uma língua. Hoje, há esse reconhecimento de que não é uma linguagem, e sim um língua com suas próprias gramática e classificações. Como Bruno é apaixonado por línguas, ele se encantou mais.
Já o Lucas teve mais acesso ao Libras através de uma amiga chamada Martany. Ambos moravam numa cidade do interior de São Paulo, chamada Aguai. Ele após conhecer o trabalho dela como intérprete começou a incluir isso na sua arte cantada, postando vídeos cantando e com ela interpretando em libras.
Fashion Bubbles: A resposta do público deficiente auditivo. Qual foi a mais marcante para vocês?
DueLibras: Na gravação do nosso clipe! Tivemos uma experiência emocionante com a nossa atriz, a Shay. Ela, que tem surdez profunda, vendo a gente gravar com os sinais, se emocionou muito e se arrepiava. Shay conseguia sentir a música e não somente os sinais. Aquilo nos moveu muito e foi um sim para nós também. Pois o objetivo é esse, não ser só sinais, mas que eles tenham uma experiência com a música, mesmo não a ouvindo.
Fashion Bubbles: Escolham 1 trecho de música que tenha mensagem interessante para os deficientes auditivos.
DueLibras: A frase: Essa sensação de paz só o teu toque me traz.
Temos certeza que pelos sinais e o contexto do clipe eles [deficientes auditivos] vão entender o que queremos passar com essa frase. Pois podemos alegar que a maioria [dos deficientes auditivos], em um relacionamento sentimental como é o com a música, eles são mais sensitivos do que só a comunicação.
DueLibras: conheça a 1ª dupla de Libras do Brasil
A dupla reproduziu covers de canções que bombaram e que mais têm tocado no momento. Supuesto (Marina Sena), Malvadão (Xamã) e Trem-bala (Ana Vilela) são algumas delas. O resultado é de arrepiar.
A DueLibras tem alcançado centenas e até milhares de números nas redes sociais. Muitas pessoas vêm sendo tocadas pelos vídeos. Todavia, a ideia principal da dupla é promover a igualdade através da música.
Confira abaixo o cover de Malvadão, de Xamã:
- Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
- Ao mesmo tempo, confira 50 frases e citações de grandes vozes negras sobre empoderamento — Legendas e mensagens para fotos
O começo de tudo
Tudo começou com um depoimento de uma amiga professora de Bruno e Lucas. A declaração se tratava da exclusão de um aluno deficiente auditivo em um acampamento.
Essa história fez a dupla perceber a necessidade grande em oferecer igualdade nos diversos momentos da vida. E então eles viram na música a oportunidade de mudar a vida dessas pessoas. Afinal, são cerca de 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil.
- Em seguida, leia Movimento Queer, o que é? Teoria, significado e características
Bruno e Lucas se conheceram em um projeto musical de Campinas, São Paulo. Em poucas semanas iniciaram uma sociedade em uma empresa de preparação vocal. Inclusive, após alguns anos de atuação, a empresa se tornou renomada por conta de produção de artistas como Dennis DJ, Gloria Groove, Ludmilla, Paula Mattos, Sorocaba, Orochi e muitos outros.
Confira em seguida outro cover gravado pela DueLibras:
- Logo depois, veja também Gênero não-binário, o que é? Veja 5 famosos que se identificam
Enfim, veja o agradecimento de Bruno Oliveira sobre o reconhecimento da DueLibras: “Estamos extremamente felizes e gratos por todo carinho e reconhecimento, queremos proporcionar para milhares de brasileiros a oportunidade de se sentirem representados. Temos diversos planos para o futuro e o próximo a se tornar realidade será o lançamento de um single com audiovisual”.
- Por fim, confira A relação entre estética negra e cargos de liderança
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que ganhe a Prova do Fazendeiro?
O clima esquentou em A Fazenda 16 com mais uma formação de Roça. Desta vez, as peoas Gizelly, Flora, Vanessa e Luana estão na berlinda e correm o risco de deixar o reality show. A competição está cada vez mais acirrada, e agora é o momento de decidir quem terá a chance de se salvar. Para quem vai a sua torcida? Não perca a oportunidade e vote na enquete da Prova do Fazendeiro hoje, 13/11.