Xuxa Meneghel é um ícone da televisão brasileira e marcou gerações com seu carisma, talento e inovação. Com uma trajetória de sucesso que se estende por mais de três décadas, a apresentadora conquistou o coração de milhões de brasileiros e se tornou um verdadeiro símbolo cultural do país.
E agora, para relembrar cada momento dessa trajetória, preparamos uma matéria especial com 60 fotos que contam a história da Rainha dos Baixinhos desde o início de sua carreira até os dias de hoje. Acompanhe conosco essa viagem pelo tempo e descubra como Xuxa se tornou uma das maiores personalidades da TV brasileira.
Xuxa completa 60 anos: como tem sido os últimos anos da vida da cantora?
Neste ano, a Rainha dos Baixinhos foi confirmada como apresentadora e jurada do reality show Caravana das Drags, do Prime Video. Portanto, como apresentadora e aos 60 anos, ela continua mostrando seu talento e carisma na televisão brasileira.
- Descubra todos os detalhes da incrível festa de aniversário da Xuxa, a bordo de um navio cheio de surpresas! Conheça os convidados especiais, os momentos emocionantes e as curiosidades que rolaram nessa celebração épica dos 60 anos da rainha dos baixinhos.
Antes disso, em 2020, Xuxa deixou a RecordTV e anunciou sua parceria com a Globoplay para produzir um documentário sobre sua vida. Ela, ainda mais, anunciou que participaria de uma série no Disney+ como a protagonista de uma produção fictícia.
Assista agora: trailer documentário sobre a vida de Xuxa Meneghel
- Relembre os 12 looks inesquecíveis da Xuxa em comemoração aos seus 60 anos! Desde os anos 80 até hoje, essa lista vai te surpreender. Clique e confira!
Além disso, a carreira musical da cantora continuou! Em 2017, ela lançou sua nova turnê, XuCHá, baseado na tradicional festá Chá da Alice. Grande sucesso, a turnê atraiu milhares de fãs em várias cidades.
Xuxa assistindo Sasha no SPFW 2021 vai te emocionar!
Veja a reação da rainha dos baixinhos ao ver a filha desfilar. Clique agora e assista ao vídeo exclusivo no TikTok do Fashion Bubbles!
Com o fim do Xuxa Menghel em 2016, no ano seguinte a apresentadora estreou no Dancing Brasil, programa em que celebridades eram convidadas a competir em uma competição de dança com seus respectivos parceiros. Xuxa estava à frente da atração, interagindo com os participantes e o público.
Antes disso, em agosto de 2015, ela estreou o Xuxa Meneghel, seu novo programa nas noites de segunda-feira. A atração, inspirada no The Ellen DeGeneres Show, misturava entretenimento, diversão, emoção, humor, atrações musicas, games e muito mais.
Confirmando os rumores, naquele ano, Xuxa retornou à televisão ao fechar contrato com a RecordTV. Aliás, o evento foi um dos mais esperados do ano. Reunindo milhares de fãs para esperá-la na Record.
Assista agora e relembre: Xuxa chega à Record ao vivo, dia 05/03/2015
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Xuxa 50 anos
A Maria da Graça Meneghel completou seus 50 anos em 2013. Ano em que processou a Band que teve que indenizá-la em um milhão de reais por exibir fotos da apresentadora nua. Xuxa tem causado polêmica na imprensa ao tentar esconder seu passado.
Na Folha, o colunista Tony Goes, fez ótima matéria sobre Xuxa: A complicada relação de Xuxa com seu próprio passado, questionando a necessidade da apresentadora de negar uma parte de sua trajetória, afinal uma de suas riquezas, foi ter sido autêntica, seja na fase periguete, seja como Rainha dos Baixinhos ou sexagenária realizada, ela sempre acreditou, deu o máximo de si e lutou por seus sonhos.
Em Janeiro de 2014, Xuxa teve que se afastar do vídeo para tratar de um grave problema no pé esquerdo. Ela sofre de sesamoidite, uma inflamação causada por estresse de movimentos repetitivos e uso do salto alto.
Em 2014 ao comparecer a inauguração do Itaquerão, estádio do Corinthians foi criticada e considerada pé frio. Também em 2014, Xuxa foi o centro de mais uma saia justa envolvendo futebol: ao ir com o namorado, Junno, ao Maracanã assistir à final da Copa do Mundo, a apresentadora, super querida dos argentinos, queria retribuir o amor dos fãs “hermanos” declarando sua paixão pelo país.
Como a Argentina é o principal rival histórico do Brasil no esporte, a apresentadora foi novamente hostilizada pela torcida brasileira que levou sua atitude como uma provocação.
É verdade, os últimos anos não têm sido fácil para Xuxa, mas talvez todos os desafios venham justamente para poder amadurecer e encontrar um novo caminho.
Conheça um pouco da história de Xuxa
Maria da Graça Meneghel, mais conhecida por Xuxa, nasceu em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, dia 27 de março de 1963 e completou 60 anos em 2023. Xuxa foi descoberta aos 15 anos por um funcionário da Bloch Editores durante uma viagem de trem com a irmã, Mara. Após o convite para fazer um teste como modelo, aos 16 anos, posou para a capa da revista Carinho. O sucesso foi tão grande que no ano seguinte ela estampou a capa de mais de 50 revistas do país.
Xuxa trabalhou como modelo no Brasil e no exterior, onde foi contratada pela Ford Models dos EUA, uma das maiores agências do mundo. Estourou nos anos 80 e nunca mais parou. Chegou a participar de um filme quase pornô – Amor Estranho Amor – feito em 1979 e lançado em 1982, quando tinha idade entre 17 e 19 anos.
Aos 20 anos, Xuxa foi convidada pelo diretor Maurício Shermann para apresentar o Clube da Criança, na extinta TV Manchete. Neste período, trabalhava como modelo durante a semana, em Nova York, e gravava o Clube nos finais de semana. Mas teve que fazer uma escolha e preferiu ficar com o programa infantil.
O carisma e a beleza de Xuxa, assim como o jeito moleca e diferente de apresentar um programa infantil, chamaram a atenção e em 1986 o diretor Mario Lúcio Vaz a convidou para a TV Globo, onde estreou o primeiro programa diário com seu nome: o “Xou da Xuxa”.
O programa marcou uma geração e até hoje é relembrado por milhões de jovens no Brasil e no Mundo. Xuxa chegava em uma nave cor-de-rosa, que despertava nas crianças o sonho de voar ao lado dela. Outro símbolo da época era o “beijinho da Xuxa”, feito com batom, que deixava a “marquinha” da apresentadora. Nessa época a imprensa lhe deu o epíteto “Rainha dos Baixinhos”.
A loira se tornou realmente poderosa, ao todo, foram 2000 programas no Brasil, exibidos em seis anos e sete meses, apenas neste tempo Xuxa colecionou 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante – Somente neste período foram vendidas 18 milhões de cópias.
Em 1987, Xuxa engajou-se em uma campanha pelas crianças contra a poliomielite. A imagem de Xuxa foi associada a campanha e a mesma chegou a um recorde mundial na época : 97% da população infantil brasileira foi vacinada. Xuxa recebeu em Brasília – DF uma medalha das mãos do então presidente da república, José Sarney.
Quer queira, quer não, Xuxa marcou toda uma geração e completa seus 60 anos com o respeito de alguém que construiu e que foi autêntica em cada etapa da sua vida.
São admiráveis aqueles que são fortes o suficiente para bancar sua liberdade e a realização de seus desejos. Aqueles que são capazes de amadurecer e incorporar novos valores. Parabéns para Xuxa e que ela continue se reinventando e construindo com a mesma paixão e intensidade de sempre!
Linha do tempo da Xuxa em fotos
Infância
A infância de Xuxa, típica de crianças do interior do Brasil, foi marcada por banhos de rio, subidas em árvores para comer frutas no pé. Ainda criança a loirinha já demonstrava carisma!
Aos sete anos, a profissão do pai (militar) fez Xuxa mudar-se com a família para o Rio de Janeiro. Primeiro eles moraram durante um mês no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste, mas em seguida foram para Bento Ribeiro
O Início da Carreira
Xuxa foi descoberta aos 15 anos por um funcionário da Bloch Editores durante uma viagem de trem com a irmã, Mara. Após o convite para fazer um teste como modelo, aos 16 anos, posou para a capa da revista Carinho. O sucesso foi tão grande que no ano seguinte ela estampou a capa de mais de 50 revistas do país
Xuxa em início de carreiro no final dos ano 70. Especial Xuxa 60 anos
A loira virou uma das modelos mais disputadas do país e não saía das capas das revistas. Especial Xuxa 60 anos
Xuxa e Luíza Brunet – As amigas rivais. Especial Xuxa 60 anos
Xuxa nos anos 80, auge como modelo – Especial Xuxa 60 anos
Especial Xuxa 60 anos
Xuxa da Pá Virada
Os anos 80 considerado a década perdida pelo gosto duvidoso, foram também os anos da lambada e onde predominavam o espírito mais sexual, até por se tratar de uma mulher mais poderosa que estava entrando no mercado de trabalho e começando a disputar os cargos de igual para igual com os homens.
Para Xuxa não foi diferente, ela participou de filmes e muitos ensaios para lá de sensuais.
Xuxa super sexy nos anos 80
Xuxa pousou nua para diversas revistas
A própria década de 80 inspirava sensualidade com seus modelos asa delta e a dança mais popular da época, a lambada
Xuxa no filme quase pornô Amor Estranho Amor – feito em 1979 e lançado em 1982, quando tinha entre 17 e 19 anos. Xuxa em ensaio sensual com tema horóscopo.
A Transição
No início do Xou da Xuxa quando ainda mantinha uma enorme sensualidade. Mas na época não existia o conceito de politicamente correto. Então não causava estranheza, pelo contrário.
Xuxa usava figurinos sempre muito sensuais no início do seu programa na Rede Globo
O Xou da Xuxa (1986-1992)
O carisma e a beleza de Xuxa, assim como o jeito moleca e diferente de apresentar um programa infantil, chamaram a atenção e em 1986 o diretor Mario Lúcio Vaz a convidou para a TV Globo, onde estreou o primeiro programa diário com seu nome: o Xou da Xuxa
Xuxa chegava em uma nave cor-de-rosa, que despertava nas crianças o sonho de voar ao lado dela
Xuxa ao lado de suas assistentes, as Paquitas, que também fizeram um enorme sucesso. As adolescentes sonhavam se tornar uma Paquita da Xuxa
Xuxa já coroada a Rainha dos Baixinhos
Especial Xuxa 60 anos
Ela evocava em seu programa o reino de sonho e fantasia
Os Discos
A loira se tornou realmente poderosa, ao todo, foram 2000 programas no Brasil, exibidos em seis anos e sete meses, apenas neste tempo Xuxa colecionou 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante – Somente neste período foram vendidas 18 milhões de cópias.
Números
Xuxa gravou cerca de 915 músicas, que em forma de Lps, Cds, K7s, DVDs e Blu-Ray venderam mais de 40 milhões de cópias e renderam, apenas no Brasil, 400 discos de ouro. Nos programas diários usou mais de 7.050 roupas diferentes, 965 perucas, mais de 615 sapatos, 125 sandálias e milhares botas.
Nos programas Xuxa usou 264 microfones, gravou mais de 16 mil horas de programas exibidos na TV Globo. Xuxa levou mais de 37 milhões de pessoas para ver seus filmes no cinema, foi capa de mais de 2.600 revistas, seu site oficial, o Xuxa.com recebe mais de 4,5 milhões de visitas, por ano.
A vendagem do Xou da Xuxa 3 colocou Xuxa no Guinness Book. Xuxa ganhou mais de 31 mil presentes dos seus 200 fãs clubes apenas nos 7244 dias (20 anos) de TV Globo. Foi apontada pela revista Veja em 2002 como a artista mais rica do Brasil, com um patrimônio estimado em R$ 250 milhões naquele ano.
A soma inclui mais de 40 milhões de reais por ano, com os produtos de sua marca; fora o salário recebido mensalmente pela Rede Globo. Segundo a mesma revista, os ganhos de Xuxa a colocam no patamar de artistas de Hollywood como Julia Roberts e Keanu Reeves. Xuxa está em primeiro lugar na lista dos artistas que mais faturaram nesses últimos dez anos (1998-2008).
Até hoje as músicas da Xuxa se mantém em alta e estão entre as mais vendidas no mercado infantil.
Outro símbolo da época era o “beijinho da Xuxa”, feito com batom, que deixava a “marquinha” da apresentadora. Nessa época a imprensa lhe deu o epíteto “Rainha dos Baixinhos”.
Foram 2000 programas no Brasil, exibidos em seis anos e sete meses, apenas neste tempo Xuxa colecionou 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante – Somente neste período foram vendidas 18 milhões de cópias
Sasha
Xuxa – Vida Amorosa: Os Namorados
Em 1981, aos 18 anos Xuxa foi namora do jogador de futebol, Pelé, considerado o rei do futebol
Ayrton Senna também foi seu namorado, até hoje Xuxa fala dele com muito carinho
Xuxa e Ayrton Senna
Luciano Szafir, pai da sua filha Sasha
Junno Andrade, novo namorado de Xuxa com quem parece feliz
Mais fotos e fatos
Ainda em 1992, Xuxa foi escolhida pela revista americana People como uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo.
Em maio de 1993, a produtora MTM lançou o programa Xuxa em inglês, em 121 canais nos EUA. Entretanto, um problema de coluna a obrigou a diminuir o ritmo de trabalho por alguns meses.
Em 2005, o infantil mudou de nome e faixa etária. O TV Xuxa, ainda na grade diária matinal, contava com novos quadros e games que divertiam crianças de todas as idades. Em 2008, após apresentar o programa de verão Conexão Xuxa, com competições entre famosos que percorriam diversas cidades do Brasil, Xuxa passou a ocupar as manhãs de sábado com um remodelado TV Xuxa.
Com o novo semanal, moderno e interativo, Xuxa conseguiu unir avós, pais e filhos, falando para as três gerações que sempre acompanharam o seu trabalho. Hoje, apresentado durante as tardes de sábado, o TV Xuxa conta com musicais ao vivo, entrevistas, matérias externas e muito mais
Em abril de 2005, estreia a primeira fase do programa TV Xuxa, com moldes dos antigos programas Xou da Xuxa e Xuxa Park. Em 2006, Xuxa completou vinte anos na Rede Globo. Uma festa no Dia das Crianças reuniu milhares de convidados e amigos da apresentadora, numa casa de shows no Rio de Janeiro.
A data foi marcada por momentos especiais, como a estreia do show Xuxa Festa, com direção artística de Gringo Cardia e repertório inspirado no XSPB 6. Xuxa ainda ganhou de presente o especial Xuxa 20 anos, que reuniu amigos, algumas Paquitas que estiveram ao seu lado e alguns dos melhores momentos da sua carreira na emissora, que foi exibido na tarde de sábado do dia 14 de dezembro de 2006.
A apresentadora se manteve tão bonita na fase madura, quanto na juventude
Xuxa morena em campanha da Koleston
Xuxa morena em campanha da Koleston
Aos 49 anos em desfile do Hair Fashion Show, Xuxa causou comoção!
A loira permanece bela e poderosa aos 60 anos
Por Denise Pitta
Atualizado por Laila Lopes