Vinhos nacionais, dicas e o La Flor – Pulenta Estate, Cabernet Sauvignon – 2014 em O Vinho que bebi essa semana

por Colaboradores
/ 12 novembro 2015

Charles Vinho

O vinho é um assunto que não se esgota. Ao contrário, renova-se, redescobre-se e se apresenta sempre com novos detalhes.

O artigo dessa semana é assim. Ele fala novamente sobre vinhos nacionais. Traz novas dicas para quem, como eu, considera o vinho um estilo de vida e, claro, fala sobre um vinho especial. Que tal começar pelas dicas?

Você vai sempre ao mesmo supermercado? Sempre no mesmo dia da semana? Quase sempre no mesmo horário? Não faça isso! Não desperdice uma das maiores oportunidades de conhecer coisas diferentes e, especialmente, de fazer com que algo extremamente chato e rotineiro vire uma aventura divertida!

Esta semana eu fiz isso. Mudei. O supermercado escolhido foi o Saint Marchê da Al. Jauaperi em Moema. Logo na entrada, vi uma frase que já fez valer a visita! “Todos os cogumelos são comestíveis… Alguns apenas uma vez!”.

Coisas assim, só reforçam o seu bom humor! Explorando o mercado enquanto fazia minhas compras, obviamente passei pela adega. Foi uma das poucas vezes que vi, em supermercados, uma grande variedade de média e alta gama de vinhos de meia garrafa e a gama completa de determinados produtores, como a Catena Zapata.

Mas, eu não estava lá para comprar vinhos. Voltarei lá outro dia para isso. O que me chamou a atenção de verdade foram essas sacolas de compras que todos temos com as estampas mais sem graça do mundo, tornando o ato de ir ao supermercado ainda mais enfadonho. Pois bem, não mais. Agora eu tenho uma sacola bem humorada!

Vinho Charles - O vinho que bebi essa semana_n Vinho Charles - O vinho que bebi essa semana_n (1)

Reserva Pessoal Empório & Adega

A próxima dica tem exatos 27,5ml ou seja 3% de uma garrafa! Essa foi a grande sacada da Reserva Pessoal Empório & Adega. Sendo uma adega de nicho que só trabalha com vinhos nacionais, precisava de ajuda para romper o preconceito que existe por trás dos rótulos do nosso país.

Bem alinhados às tendências mundiais que versam sobre a necessidade da experimentação, criaram um “dispenser eletrônico” que lhe serve exatos 27,5ml do vinho da vitrine, diretamente da garrafa que continua em estado hermético de conservação.

Difícil não querer levar uma garrafa para casa depois disso. Você pode me contar a sua experiência depois de passear pelo Piso Moema do Shopping Ibirapuera e vivenciar a experimentação…

Vinho Charles - O vinho que bebi essa semana_n (4)Vinho Charles - O vinho que bebi essa semana_n (3)

O vinho que bebi essa semana

Por fim, o vinho que tomei esta semana… Não poderia faltar! São raros os restaurantes que trabalham uma amplitude de gama de vinhos tão bem quanto à Pizzaria La Glória na Av. Macuco. Baixa, Média, Alta. Você escolhe! Ou, deixe que o sommelier escolha… Eu escolhi. Às vezes é difícil guardar os nomes todos de vinhos. Por isso, quando aparece um bom, de nome fácil, você precisa experimentar.

PULENTA! Pulenta é como um apelido carinhoso. Daqueles que só amigos de infância ou íntimos podem usar. Seu nome completo é La Flor – Pulenta Estate – Cabernet Sauvignon – 2014. Diretamente de Mendoza, na Argentina, Pulenta é o nome da família italiana que por ali se instalou há mais de 100 anos. A vinícola existe há pouco mais de 10.

Vinho Charles - O vinho que bebi essa semana_n (2)

O sabor do vinho é como a história da família. Sempre presente. Deixa lindas lágrimas na taça como quem se emociona ao falar da infância. Não sei se você ao ler esse artigo, vai ficar com vontade de saborear essa pizza e esse vinho… Eu só não vou repetir a dose semana que vem, porque tenho que descobrir novos vinhos!

Ah! Chegou a hora de começarmos a falar da Champagne para o Revéillon e, também da iminente chegada do Beaujolais Nouveau. Uma festa MUNDIAL do vinho que começa quinta-feira que vem! Quanto mais cedo se toma, melhor é… Eu já estou me preparando! E você? Falamos semana que vem!

 

Por Charles Schweitzer – @schweitzer1977

(Charles Schweitzer é Marido Pleno, Pai Sênior (gêmeas e mais um) e nasceu em 1977, ano de estreia de StarWars. Executivo de Marketing de uma multinacional francesa, está no mercado há mais de 15 anos, sempre ligado à Inteligência de Mercado e a Inovação. Já foi triatleta, mas hoje, leva o esporte mais como um hábito de saúde. Vive todas as experiências que pode, inclusive já pilotou um F1.)

Sushi e Vinho combinam? O vinho que bebi essa semana

12 novembro 2015
Colaboradores

Colaboradores

Colaboradores do Fashion Bubbles