Tendências Verão 2016 – Confira o que rolou no Minas Trend

por Samantha Mahawasala
/ 09 abril 2015

Essa semana aconteceu a 16ª edição do Minas Trend, semana de moda mineira que apresentou um pouco do que será o Verão 2016 brasileiro. Profissionais de moda, convidados e imprensa especializada compareceram ao Expominas, em Belo Horizonte, para conferir os dois dias de desfiles. Veja quais foram os principais destaques e algumas das tendências para o Verão 2016:

Herchcovitch;Alexandre

Unindo frescor e elegância, Herchcovitch apostou num mix de alfaiataria leve com perfume streetwear. A silhueta é slim e há uma brincadeira com texturas, como alguns brilhos leves e tecidos recortados bem discretos. A cartela de cores é neutra e elegante.


Tendências Verão 2016 – Herchcovitch;Alexandre no Minas Trend.


Looks Verão 2016 – Herchcovitch;Alexandre no Minas Trend.

Fabiana Milazzo

Contribuindo para o mood étnico da estação, Fabiana buscou como inspiração as tapeçarias do Nepal para as estampas e bordados dos looks Verão 2016. As pedrarias e transparências, que são uma característica da marca, aparecem com o perfume asiático de mantras e cânticos religiosos. O desfile contou com a participação da top Isabeli Fontana.


Tendências Verão 2016 – Fabiana Milazzo no Minas Trend.


Looks Verão 2016 – Fabiana Milazzo no Minas Trend.

Faven

A coleção aparece pontuada por assimetrias e mix de tramas e texturas, com fluidez e transparência que dão o frescor da estação. Os shapes passeiam pelas décadas de 70 e 80, com looks que trazem a elegância natural e despojada da musa inspiradora da marca: a cantora Joni Mitchell. Os shapes fluidos trazem fios transparentes e metalizados de lurex e rayon.


Tendências Verão 2016 – Faven no Minas Trend.


Looks Verão 2016 – Faven no Minas Trend.

Lucas Magalhães

Para criar o Verão 2016, Lucas invadiu os anos 50 e início dos anos 60 – mais precisamente o movimento sociocultural Beatnick, um grupo anti-conformista, que expressava de forma livre suas visões de mundo e suas histórias nas ruas de Nova York e São Francisco, grande influência do movimento Hippie. Traduzido para a coleção, o resultado é uma base moderna e bastante urbana, com shape solto, mini vestidos, saias e mangas evasê, calças cenoura e muitas jaquetas. Destaque para a estamparia, que é o DNA da marca.


Tendências Verão 2016 – Lucas Magalhães no Minas Trend.


Looks Verão 2016 – Lucas Magalhães no Minas Trend.

Mabel Magalhães

O ponto de partida para a criação da coleção foi o universo das musas do cinema das décadas de 50 e 60, como Sophia Lauren, Brigitte Bardot e Anita Ekberg, mulheres com uma sensualidade sofisticada. Os shapes são super femininos, com saias volumosas, cinturas marcadas, cós alto, pregas, laços, tops, hotpants e corselets. Chamam a atenção os decotes de ombro a ombro. A paleta de cores traz tons vibrantes, como verde neon e azul klein, além do amarelo pastel.


Tendências Verão 2016 – Mabel Magalhães no Minas Trend.


Looks Verão 2016 – Mabel Magalhães no Minas Trend.

Madreperola

Estreante no Minas Trend, a marca que já tem 30 anos de vida levou às passarelas uma silhueta alongada e confortável com geometrias em tamanhos variados. Os brancos e off whites foram valorizados na cartela de cores, que também trouxe preto e pinceladas de tons fortes de alaranjados. A concepção minimalista é enriquecida com mix de texturas feito com tecidos naturais leves, como gazar e crepe de seda.


Tendências Verão 2016 – Madreperola no Minas Trend.


Looks Verão 2016 – Madreperola no Minas Trend.

Patricia Motta

A Alegria foi o que deu os caminhos para a coleção do Verão 2016. As modelos com ares de princesas desfilaram looks misturavam cores doces a tons preciosos, como esmeralda, ametista e coral. Misturados, sonho e realidade dão forma a shapes femininos e fluidos, com algumas cinturas marcadas, kaftans e corselets. Plissados e drapeados também pontuam a coleção.


Tendências Verão 2016 – Patricia Motta no Minas Trend.


Looks Verão 2016 – Patricia Motta no Minas Trend.

Plural

A marca mineira buscou inspiração na própria Minas Gerais para desenvolver seu Verão 2016 – é o trabalho do fotógrafo mineiro Marcilio Grazzinelli, que faz fotos industriais e geográficas sob o ponto de vista aéreo. Cores terrosas, como areia, tijolo, mostarda e marsala norteiam a cartela. A versatilidade vem com o denin branco e off white, que ganham inserções de prata e dourado. As formas são despretensiosas e relaxadas, revelando contemporaneidade com comprimentos midi, jaquetas esportivas e peças como a pantacourt.


Tendências Verão 2016 – Plural no Minas Trend.


Looks Verão 2016 – Plural no Minas Trend.

Rogério Lima

Destaque entre os designers de bolsas em Minas Gerais, Rogério Lima apostou numa coleção com cores neutras, como branco, bege e marrom. Característica do trabalho dele, o estilista brinca com modelagens estruturadas e recortes em diferentes materiais, como couro, plástico e palha. O Verão 2016 é leve e bastante clean – destaque para as maxibolsas e mochilas.


Tendências Verão 2016 – Rogério Lima no Minas Trend.

Vivaz

A marca trabalhou o tema Pérola Negra Brasileira, elegendo a jabuticaba como símbolo da criação da coleção. Os shapes apareceram limpos e simples, com silhueta evasê. Os longos vieram com nesgas nas barras, remetendo às raízes do pé de jabuticaba. Destaque para os bordados e trabalhos manuais feitos com as pérolas coloridas com todas as nuances do amadurecimento da fruta.


Tendências Verão 2016 – Vivaz no Minas Trend.


Looks Verão 2016 – Vivaz no Minas Trend.

 

09 abril 2015
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.