Tendências Verão 2016 – Branco é destaque na SPFW

por Samantha Mahawasala
/ 14 abril 2015

O Verão 2016 será tão leve, mas tão leve, que você praticamente só vai precisar de uma cor para a estação: branco. Pelo menos é o que tem mostrado as passarelas da São Paulo Fashion Week, nas quais quase todas as marcas têm levados looks total branco aos desfiles.

Na Animale as peças brancas abriram o desfile. A marca levou às passarelas uma mulher contemporânea, com referências ao sportswear fino. “São mulheres elegantes em malhas esportivas”, definiu Vitorino. É uma mistura de nobreza e esporte, noite e balneário, geometria e fluidez. Uma alfaiataria moderna, minimalista e com um toque de sensualidade.

Na Osklen, Oskar Metsavaht brincou com levezas e sobreposições. A modelagem super confortável dessa vez foi inspirada na indumentária indígena – mais especificamente o povo Ashaninka, descendentes diretos dos Incas que vivem no Acre e no Peru. Linho, organza, seda e um moletom bem leve aparecem na lista de materiais da coleção.

PatBo foi buscar o shape dos vestidos curtos nos anos 60, o que resultou em vários looks com silhueta trapézio. As flores também apareceram como destaque, confeccionadas em acrílico em bordadas aos vestidos, garantindo o efeito tridimensional – que também é um destaque para o Verão 2016.

Para criar sua coleção, Paula Raia imaginou uma mulher saindo do mar, trazendo para a superfície materiais do fundo do oceano. O resultado foram modelos cobertas por redes de pesca, cordas e bordados, tudo super orgânico e artesanal. O Verão 2016 da marca chega completamente branco.

Já a inspiração do verão da TNG vem da Califórnia dos anos 1960, que serviu de cenário para o filme Blue Hawaii. Daí surgiram diversas estampas florais super praianas com algumas referências aos anos 50 e 60 nos shapes. O branco aparece mais de leve, mas também garante seu espaço na coleção.

Na Uma de Raquel Davidowicz a coleção veio com toque andrógeno e perfume dos anos 90. Na ala branca do Verão 2016 as peças apareceram com a risca de giz invertida, dando leveza à alfaiataria tradicional, ainda mais com a mistura da transparência. É uma coleção com a cara da marca – urbana e minimalista.


Looks Verão 2016 – Brancos na passarela da Animale

 


Tendências Verão 2016 – Looks brancos na Animale

 


Looks brancos e confortáveis no Verão 2016 da Osklen.

 


Shape trapézio nos vestidos brancos curtos da PatBo.

 


Looks brancos e bordado 3D na PatBo.

 


Tendências Verão 2016 – Vestidos brancos da Paula Raia.

 


Looks Verão 2016 – Vestidos brancos da Paula Raia.

 


Tendências Verão 2016 – Androginia e minimalismo urbano na UMA.

 


Tendências Verão 2016 – Androginia e minimalismo urbano na UMA.

 


Tendências Verão 2016 – O branco também marcou presença na coleção da TNG.

 Fotos: FFW

14 abril 2015
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.