Tendências Verão 2014 – Première Vision apresenta cartela de cores e principais apostas
Confira mais matérias e tendências do Verão 2014. A palestra sobre tendências para o Verão 2014 apresentada na Première Vision trouxe o resultado das reuniões…
Confira mais matérias e tendências do Verão 2014.
A palestra sobre tendências para o Verão 2014 apresentada na Première Vision trouxe o resultado das reuniões organizadas com peritos de todo o mundo que dividem as informações e convicções em relação à moda e ao mercado, conceitos de análises que permitem criar pontuações pertinentes para as próximas estações.
O Verão 2014 vai olhar para o futuro com muita determinação e curiosidade, uma verdadeira noção de otimismo. Se antes as inspirações eram buscadas no passado, agora há uma vontade de se apropriar do futuro, de fazer esse período mais confortável. Há espaço para o natural e a natureza, que chegam bastante misturados à tecnicidade e funcionam muito bem juntos – essa hibricidade já vem da indústria têxtil que passou isso para os tecidos.
A estação também trata de diálogos, onde há um afastamento dos contrastes binários e cria-se ligações mais sutis, ambiguidades, que interagem e conectam a ideia da sensualidade com a tecnologia. É uma estação de transformações quase que sistemáticas, nada é tomado ao pé da letra, mas tudo é inventado, interpretado e transformado.
A ideia de ir em direção ao amanhã, ao futuro, foi exprimida de forma muito forte durante as reuniões, mesmo por parte dos países que são mais ligados ao passado e à tradição. Pascaline afirma que a moda vai além e será o motor da novidade, da liberdade e da leveza com relação ao passado, à imagem, ao conhecimento, à cultura.
A cartela nasceu naturalmente durante as reuniões. É alegre, fácil e leve, muito mais sutil e suave; se articula numa coluna de claros e escuros que anuncia essa sutileza. É composta de quatro grandes eixos: o primeiro é dos híbridos, com nuances que são ambíguas entre natural e artificial, uma harmonia que vai contar histórias do primitivo e do futurismo numa mesma linha, com neutros perfeitos, naturais casados com vivos muito químicos, luzes ácidas e azuis farmacêuticos.
Cartela de cores para o Verão 2014
Um segundo eixo traz substâncias com pigmentações essenciais de extratos quase vivos, de ingredientes férteis e polpas nutritivas, como um vermelho sangue que poderia ser apetitoso para os vampiros. Há também um universo de projeções com coloridos materiais que falam do designs e croquis de arquitetura, uma coisa mais lúdica e menos séria – a ideia de uma luz que surge quando se abre uma caixa de lápis de cor, aquela vontade de sair colorindo.
O último eixo traz nuances mais sedutoras que rompem o imaginário lírico, uma realidade aumentada até um pouco estranha e bizarra, como uma ideia de vegetação com perfumes embriagantes, com azuis, verdes, lilás, cores de flores, tudo muito forte. As cores são usadas sem moderação para criar harmonias berrantes.
Intensidades Materiais
Tem a ver com design, inovação e o primitivo, épico e artesanal; evita os clichês e traz uma noção de autenticidade, cria um contemporâneo divertido. Brinca com os materiais brutos e os grafismos, trazendo o novo essencial e trabalhando as artes primitivas (tribais) de uma forma mais esquemática, ou então injetando o étnico no seio da modernidade.
Nessa ideia de reinventar o primitivo surgem novos pontos entre o artesanato e a tecnologia, a matéria prima exprime com muita força as texturas rudimentares, com imperfeições, texturas minerais, de mármore e areia, que são como extraídos da terra, mas na realidade são “reembelezados” e reinterpretados e enobrecidos para criar roupas e silhuetas.
Propor uma moda com design inovador que bebe na fonte do primitivo e recusa os clichês e as repetições. Interpretar tudo, não imitar mais e livrar-se das anedotas do artesanal. Esquematizar a primeira arte, injetar a étnica na modernidade e mesclar estes ingredientes com precisão. Elaborar a roupa como um designer industrial, brincar com as associações volumes/matérias, fazer ecoar o quadrado e o arredondado, mais longe do corpo. Dar a riqueza táctil ao depurado, amar o bruto e escapar das formas informes! Mostrar as pernas e os braços, estruturar, encurtar e abreviar.
Brutos de Luxo – Jacquards com efeitos de matéria, irregularidades desenhadas; ráfia e tweeds atualizados, fantasias primitivas; bordados brutos; moletons rústicos; citywear vegetalizado, misturas com linhos.
Mineral Magnificado – Fluidez seca sedosa ou algodoeira; toques arenosos, crepes de malha ou planos; alfaiatarias granulosas; texturas esponjosas e visuais embaralhados; superfícies palpitantes, lavagens e seersuckers discretos; motivos de pedra, bordados e aplicações minerais, micas e espelhos; botões e apliques rochosos, motivos de fósseis, madeira esculpida.
Tribal Estilizado – Bicolores e tricolores gráficos; trançados e entrelaçados naturais/sintéticos, guipures espetaculares; jacquards e desenhos étnicos; frescor beachwear e swinwear gráfico; décors localizados, acessórios bijoux superdimensionados.
Areias quentes
Primitivos contemporâneos
Contrastes escuros/frescos
Mutações Voluptuosas
Um universo mais imaginário, uma fusão entre a natureza e a química. A sensualidade é onipresente e se conecta com um universo bizarro. É uma ideia de sensualidade mais carnuda e voluptuosa, mais futurista, trazendo uma ideia de gelificado e uma noção um pouco viva, que renova a fluidez e a elegância, que será trabalhada de uma forma quase que mutante.
É uma mistura de feminilidade com glamour, com formas que contam uma história de curvas. Os arredondados são trabalhados com drapeados extremamente contemporâneos.
Descobrir híbridos curiosos entre esporte e glamour, entre sintéticos e naturais. Ter o prazer ao manipular estes tecidos improváveis de toques estranhos, estes laminados ambivalentes, estes gelificados sofisticados. Esculpir a fluidez, drapear a redondeza elástica, se deixar levar por estes novos comportamentos que não se referem a nada conhecido. Se deixar levar pela sensualidade dos toques para envolver, modelar ou tocar de leve o corpo. Explorar a elasticidade em todo o guarda-roupa, com caimento ou nervosidade, esportivo ou sexy. Florescer as carolas, fluidificar as longilíneas, atormentar os drapeados para uma elegância um pouco mutante.
Híbridos e Mutantes – Misturas, laminações e revestimentos heterogêneos; renda/neoprene, seda/plástico, granuloso/ultra liso; fluidez carnuda; casual cremoso, misturas da seda, viscose ou cupro; fosco silicone para acessórios.
Elasticidade Escultural – Scubas mais leves, arredondados maleáveis, emborrachados macios; tecno-elegantes, alfaiatarias sintéticas, algodão casual e denim power stretch.
Brilhos Afirmados – Aspectos gelificados, fluidez líquida e espessada; trabalhados e façonados, lubrificado ou plastificado; acabamentos laqueados o calandrados, efeitos molhados.
Lustros Nacarados – Revestimentos sobre linhos e algodão casual; tweeds de lãs cintilantes; malhas swimwear iridescentes, metalizados claros; aspectos seda, malhas ajouradas com empoeiradas de ouro rosa; botões e fivelas de pérola, efeitos opacos.
Natureza Estranha – Plissados colora; desenhos florais ou animais bizarros; quimeras e criações digitais; hibridizações fotográficas e pictóricas; acessórios de flores e folhagens hiper-realistas.
Floral invasivo | Vegetal não natural | Nacarados sombrios
Construções Energéticas
É um tema articulado com a leveza dos materiais e com as cores para construções energéticas. Ligamentos delicados e volumes estruturais, não há peso nem rigidez, são formas dinâmicas e leves, como se estivessem prontas para levantarem voo. É uma tendência muito influenciada pela arquitetura e bastante trabalhada com a cor e a luz das sobreposições.
A transparência é uma característica forte, como se quisesse mostrar o esqueleto do produto, uma necessidade de mostrar a verdade. É uma forma de se comunicar, como os clientes que exigem compreensão e transparência de marcas e produtos.
Dar-se a liberdade de pensar a roupa como uma arquitetura leve, com armações graciosas, volumes estruturados desde o interior, prontas para voar. Brincar com o vazio, a transparência, as finezas sem peso para se lançar em direção ao futuro com dinamismo e poesia. Inventar uma moda rigorosa e aérea, ao mesmo tempo simples e sábia como uma maquete de arquitetura. Saborear a cor filtrada, sobreposta, suavizar o multicolor através de efeitos brumosos, ritmar as listras frescas, as geometria tracejadas à mão. Construir cenários de futuros para um cotidiano radiante, estético e leve.
Construções Aéreas – Translúcidos para sobrepor, gazes, organzas, organdis, malhas voil; geometria vazada, perfurada, devorada, malhas trou-trous, bordados e rendas 3D leves, multi-transparências matelassadas ou em relevo, alveoladas e em ninho de abelhas; acessórios perfurados, embutidos, etiquetas cortadas a laser; botões em vidro folhado multicolor, zips transparentes.
Fineza Aguçada – Leveza quebradiça, pesos plumas opacas, algodão/poliamida, sintéticos com toques de papel; micro precisão, pequenos quadriculados, ou pied-de-poule ou camisaria; fantasia esporte ativo, fios tintos e espírito de camisa desviado por corta-ventos performáticos.
Vibrações Coloridas – Poeiras multicolores, degradês coloridos por spray, efeitos ikat refrescantes, embaçados digitais; listras sombreadas coloridas ou multicolores suavizados; beachwear divertido e fresco, néo tie&dye acidulado; zips e fitas multicoloridas ou degradês; botões de porcelana.
Frescor multicolor
Giz e pastéis
Vigor colorido
Degradês e transparências
Confira mais matérias e tendências do Verão 2014.
Por Samantha Mahawasala
Enquete A Fazenda 16: quem você quer que fique na 2ª Roça Especial?
É oficial, resta menos de uma semana para o público ficar sem as aventuras do reality rural mais animado do Brasil. Agora que o top 8 foi desfeito, o público deve escolher quem permanecerá nessa berlinda. Qual dos peões merece ficar e buscar uma vaga na grande final? Vote em nossa Enquete A Fazenda 16 sobre a 2ª Roça Especial: