Tendências Verão 2014 – Confira as apostas do Senac Moda Informação
A estação traz muita continuidade. A música influencia bastante o Verão 2014, desde o disco dancing até os estilos mais undergrounds, passando por ídolos consolidados…
A estação traz muita continuidade. A música influencia bastante o Verão 2014, desde o disco dancing até os estilos mais undergrounds, passando por ídolos consolidados como Janis Joplin e Jimi Hendrix até às divas mais alternativas, como Rihanna e Azealia Banks.
Dessa vez o Rio de Janeiro influencia o mundo com a moda beachwear, assim como a Califórnia que também empresta seu estilo. Os étnicos continuam fortes e vêm de três regiões diferentes – África, Ásia e América, trazendo estampas tribais diversas.
Há também espaço para os anos 70 e anos 60, assim como a moda esportiva continua influenciando as passarelas. Confira as tendências Verão 2014 apresentadas no Senac Moda Informação:
Neo Geo
Uma das musas inspiradoras dessa tendência é a Peggy Moffit, modelo de Vidal Sassoon que lançou o cabelo “tigelinha”. Ela traz as transparências, os poás, os elementos vazados e até o japonismo. Edie Sedgwick, outro ícone da época, também é uma grande influência, com looks modernos e cheios de brilho, como prata, dourado e outros metalizados. Grace Coddington também é uma referência e serviu muito de inspiração para o trabalho de Marc Jacobs, por exemplo, com o pop art e os quadriculados.
O top regatinha chega com silhueta A, que também modela as saias curtas. As listras vêm mais largas nessa tendência, ao lado dos vestidos tubinhos. O comprimentos ficam bem curtos no Neo Geo. A calças são curtas, mostrando a canela, bem coloridas ou black & white.
O metalizado ouro não foi embora, apesar do prata ter aparecido muito mais. A grande novidade está nos metalizados azulados, que apareceu inclusive em detalhes, como etiquetas. Outro apelo visual importante são as transparências nas barras das saias, tanto colocada quanto em sobreposição.
Vestidos tubinhos de Peggy Moffitt – brilho, transparências e geométricos. Fotos: Born Late e Style Sigh
Grace Coddington, uma das musas inspiradoras de Marc Jacobs. Fotos: Impossibly Chic e Jil Rosenwald
O estilo ousado (para a época) e cheio de brilho de Edie Sedwick. Fotos: My Space e The Houte Hoosier
Pop Party
Essa tendência sofre de grande influência musical, como David Bowie, Boy George, Rihanna e Azealia Banks com seus tops cropped e shorts de cintura alta. Outras influências vêm dos seriados Barrados no Baile, o original Beverly Hills 90210, com o vestidinho de coton lycra, a cintura alta e o top cropped. Das inspirações atuais temos as garotas baladeiras, três delas brasileiras – Lucy Martinez, Guta Virtuoso e Matita Iazzetta, além da australiana Larry.
Dentro desse tema há uma explosão de cores, com muito uso do neon. Uma das peças queridinhas é o top bralet, que parece um sutiã, com ou sem bojo. O top machão também é importante nessa tendência, principalmente com inspiração roqueira. Nas estampas, além dos gatos, há o pug, o pet da vez. As capas de disco de vinil e as caveiras não foram embora.
As calças jeans aparecem com a cintura alta, numa proposta bem skinny – lavagens e rasgos são muito importantes. Shorts curtos e saias lápis chegam com cintura alta – as saias ainda trazem estampas diversas e divertidas, como listras irregulares, poás coloridos, letras, números e até mesmo padronagens inspiradas em histórias em quadrinhos; já a grande aposta para os shorts, além dos jeans lavados, são as estampas tribais.
As saias skater vieram para ficar e chegam em duas versões, mais rodadas ou recortadas. Saias de renda ainda aparecem, em cores neutras ou em flúor. Tie-dye e dip dye são muito importantes entre as peças em geral. Motivos de zumbis também fazem sucesso nesse tema. Para os looks de noite e de balada, muito brilho vindo de diversas formas.
Azaelia Banks – tops cropped, hotpants e listras jovens. Fotos: Just Jared e Pop Dust
Rihanna – pop party com toque grunge e underground; listras, tops cropped, hot pants e muita ousadia. Fotos: Entertainment Wise e US Magazine
David Bowie e Boy George – Ícones da música inspiram as tendências do Verão 2014. Fotos: The Style King e Taverna do Peregrino
Revival 70
O tema também traz uma inspiração musical – desta vez de nomes como Janis Joplin e Jimi Hendrix – e chega também com uma referência forte do boho. Um dos motivos trabalhados nessa tendência é o índio americano e todo o universo navajo que já vem sendo trabalhado.
As camisetas vêm em formas diversas, com silhuetas mais alongadas, tops cropped curtinhos e ainda a boyfriend, que é mais masculina – o interessante é entrar com tecidos diferenciados. Entre as estampas, destaque para a cabeça de boi, agregada da delicadeza das flores.
Os tricôs também chamam a atenção, tinturados e misturados a outros tecidos. Batas, com tie-dye, estampas étnicas e com trabalho com patchwork são uma boa aposta. Camisas aparecem mais cavadas. Customização é importante para o jeanswear, assim como as franjas para as peças em geral. Tops com bordados são peças-chave. Para as calças, as modelagens bootcut e flare são os destaques. Saias maxi e vestidos country também são indispensáveis.
Janis Joplin é a base de inspiração para um estilo boho chic – Tendências Verão 2014. Fotos: Vitrine Show e Monni Duka
Jimi Hendrix também é uma das referências entre as tendências do Verão 2014. Fotos: Ask Men e Nuvo
Rio Califórnia
O tema traz uma explosão de cores – é a vontade do colorido que brota naturalmente nas brasileiras em todo verão. Tem todo a cartela de cores que o Rio de Janeiro já oferece, mas traz um ar de loucura e ousadia da Califórnia.
O top bralet é o grande destaque, chega com muito brilho ou com muita franja. Outro top de sucesso é o cropped – tudo o que for referente à moda praiana serve de inspiração para os tops da estação. A calça é a boyfriend e aparece deslocada.
Na estamparia, muito uso de fotos no negativo. As camisas femininas chegam bem no estilo californiano, com mangas curtas ou cavadas e estampas florais tropicais. Conjuntos coordenados também têm seu espaço, combinando tops cropped com hotpants e saias de cintura alta, por exemplo. Entre as saias, além da lápis, a novidade chega na saia espanhola – de repente mais curta para o público brasileiro.
Isabel Marant empresta as estampas de praia à estação – o surfwear invade outros domínios da moda. Efeitos de tinturados aparecem sobrepostos às estampas florais. Poás surgem em tonalidades mais claras, principalmente no jeanswear – nesse segmento os florais também chegam mais desgastados. As calças coloridas são bem skinny e de cintura alta – destaque para a cor mint green. Já os modelos com estampas tropicais chegam numa explosão de cores.
Campanha Dolce & Gabbana SS 2013. Foto: Mr Green
Estampas tropicais e inspiração do beachwear na coleção da Isabel Marant. Fotos: Design Scene e Mistile
Desfile Isabel Marant SS 2013. Fotos: Miss Boss
África Ásia América
A África traz todo o tribal para a estamparia, junto com bordados, o colorido, o ouro fosco, as pedras com tons de laranja e cobalto. Os bichos continuam, brincando com outros elementos – onças e leopardos não vão embora, a estampa de cobra chega agigantada.
Da Índia vem os tops, a referência do Ganesh, os elefantes multicoloridos, Buda e as mandalas. Os tons flúor destacam a estampa cashmere. Do Japão chega uma moda muito contida, com as gueixas, os quimonos e o branco e preto do ying yang.
O tema traz ainda uma referência árabe, com a estampa da mão de fátima, e também um toque do México, com as estampas ti-dye, colares e miçangas, bordados e referência à tapeçaria.
Étnicos continuam em alta para o Verão 2014. Foto: MyFDB
Bordados étnicos e estampa ikat estão entre as tendências Verão 2014. Fotos: Fashion Over Reason e Gin & Roses
Étnicos, uma das tendências Verão 2014. Fotos: Apples and Onions
Sportmania
A moda já tem falado do esporte há algum tempo, mas para o Verão 2014 esse estilo chega como algo indispensável. Entre as peças de destaque estão o top nadador, que surge em diversos materiais, e a camiseta “machão” e dos modelos com manga japonesa.
O neoprene é um dos tecidos importantes para esse segmento e dão um shape muito interessante às peças. Para o clima noturno, os shorts estilo boxer chegam trabalhados com muito brilho. Nas calças, a alusão ao esporte aparece nos joelhos e nas calças cargo, além das leggings que continuam com força. O vestido scuba é o grande campeão da estação, com transparências e tules compactos.
O vestido scuba é uma das peças queridinhas para o tema esportivo. Fotos: Grazia e Fashion Bomb Daily
O shorts boxer, peça-chave do Verão 2014. Fotos: Iguatemi Porto Alegre
Neoprene é um dos tecidos mais importantes do tema esportivo. Fotos: Fashion Bubbles
Por Samantha Mahawasala