Tendências Inverno 2014 – Vicunha apresenta a estação com passado, presente e futuro
Separada em quatro macro tendências, o Inverno 2014 da Vicunha apresenta uma linha do tempo que atravessa uma parte da história da moda e de…
Separada em quatro macro tendências, o Inverno 2014 da Vicunha apresenta uma linha do tempo que atravessa uma parte da história da moda e de seu futuro. A temporada traz uma miscelânea de referências que dialogam com tempos passados, presente e futuro.
Wanderlust
Esse é um tema que se inspira bastante nas comunidades itinerantes e nas referências multiculturais. Isso traz lavagens que despertam a memória do jeans e estampas que mostram a riqueza dessas culturas e etnias.
A música também é importante nesse tema, como a banda Gogol Bordello, que criou um estilo musical com forte influência da cultura cigana, chamado de gypsy punk. Eugene Hütz, vocalista e fundador da banda, é justamente um dos símbolos inspiracionais desse tema. Ele próprio é descendente de uma comunidade itinerante da Europa e traz essa carga hereditária na maneira como se veste, se comporta no show e como incorpora todas as referências no palco, deixando suas apresentações ainda mais ricas.
Tendências Inverno 2014 – Eugene Hütz. Fotos: +Soma e BK Forum
A grande influência do tema Wanderlust no denim está nas lavagens e também no patchwork, que traz justamente a ideia de colcha de retalhos e memórias. A tendência traz ainda muitas sobreposições e misturas de texturas e materiais. A influência étnica revive algumas formas, como as calças saruel e harém. A textura e as sensações do denim são extremamente importantes, ambos conseguidos através de lavanderia.
A sarja permanece com a ideia do brilho e do metal, muito importante dentro da cultura cigana, principalmente por conta do dourado. Outra forma de enriquecer as peças e looks está no mix de estampas. No masculino as peças chegam bem lavadas, realmente com cara de jeans. Há também os bordados, peças ricas e volumosas, couro batido ou liso.
No feminino as peças destacadas são a calça flare estampada e a camisa com lavagens e patchwork; já no masculino os destaques estão no uso de patchwork e num colete forrado, com pele ou lã.
Tendências Inverno 2014 – Free People. Fotos: Pyoruru
Key Points – Ciganismos, travellers, comunidades itinerantes, referências multiculturais, nômades, exagero, estampas, sobreposições, freegan.
Key Itens – Ponchos, alfaiataria oversized, casacos longos, saia lona, harém, sarouel, carrot pants, cintura alta.
Tecidos – Estampados ricos, metalizados, maquinetados, jacquard, veludos, couros rústicos e envelhecidos, denim rígido.
Lavagens – Vintage pesado em geral, efeitos de flocado, foil, patches estampados.
Prints – Florais grandes, animal print, efeito jacquard, mix print, estampa étnica.
Filme: Korkoro (2009).
Disco: Trans-Continental Hustle, Gogol Bordello (2010).
Série/Livro: My Big Fat Gypsy Wedding (2010).
A Detacher e James Long. Fotos: Style.com
Balmain e Acne. Fotos: Style.com
Junya Watanabe. Fotos: Style.com
Nevermind
O tema é muito inspirado no grunge, movimento musical que surgiu em Seattle na década de 90 e se espalhou pelo mundo, consagrando diversas bandas como Pearl Jam, Nirvana e Sound Garden, entre outras. O grunge dominou o cenário musical do rock por um bom tempo e influencia vários artistas e cantores até hoje.
Esse retorno dos anos 90 acontece com mais força graças a algumas mídias sociais de imagens inspiracionais, como Tumblr, Pinterest e We Heart It, que passam essa mensagem do grunge através de fotos de artistas e it girls que têm essa inspiração.
Uma das principais responsáveis por essa inspiração grunge/anos 90 é a Grimes, a principal referência de celebridade dentro desse tema. Com um estilo musical bem longe do grunge, Grimes é cantora e compositora de música eletrônica, mas já declarou em diversas ocasiões o quanto ela admira e se inspira nos anos 90.
Tendências Inverno 2014 – Pearl Jam. Foto: Music Wallpaper
Nas ruas essa tendência traz as calças bags, bem típicas da época, e outras modelagens como a skinny com lavagem marmorizada, outra característica da década. Aqui o destaque é dos tons escuros, da textura do couro e do xadrez, a estampa mais emblemática do grunge. Metais aplicados também mostram sua importância.
O masculino aparece com calças super rasgadas e poídas, ainda com as barras dobradas com o avesso colorido. Os xadrezes são ainda mais importantes para eles, além de peças destonadas em cores escuras e densas.
Nos shapes femininos o destaque é da calça bag com aplicação de patchwork e da jaqueta biker com aplicação de metal; já no masculino as formas em destaque são as calças mais ajustadas com ideias de recortes e as jaquetas em denim em fit oversized com mix de tecidos, como o couro.
Tendências Inverno 2014 – Grimes. Fotos: Oyster Mag e Celebrity Red Carpet
Key Points – Grunge, anos 90, nostalgia, punk, dark, música, rebeldia.
Key Itens – Skinny, camisa xadrez, camisa oversized detonada, shortinhos detonados, colete cut off, jaquetas detonadas.
Tecidos – Power e super power stretch, estampas invernais, tecidos escuros, couros.
Lavagens – Coatings, marmorizado, tie dye, rasgados, detonados, laser para efeitos agressivos de corte e estampa.
Prints – Xadrezes (todos os tipos e em mix), florais e bichos.
Filme: Empire Records (1995).
Disco: Visions, Grime (2012).
Série/Livro: Grunge, Michael Lavine e Thurston Moore (2009).
3.1 Phillip Lim. Fotos: Style.com
Junya Watanabe. Fotos: Style.com
Saint Laurent. Fotos: Style.com
Saint Laurent. Fotos: Style.com
Beacon
A inspiração vem de pessoas e empresas que entendem o consumo consciente. Em busca de maior eficácia e menor impacto, há um apelo forte por um visual mais clean, aliando simplicidade e economia num clima de “menos é mais”. A simplicidade e a casualidade são agregadas à alfaiataria, que traz shapes essenciais como paletó, camisaria, chemise e pantalona, além de saias e vestidos. No jeanswear, as tradicionais five pockets e jaquetas jeans são as peças-chave para eles e para elas.
No universo das celebridades o destaque dessa tendência é o Ryan Gosling, ator que usa sua imagem para promover diversos projetos. Esse estilo de vida interfere diretamente no visual dele, com um estilo que consegue ser chique e casual ao mesmo tempo, mesclando peças simples e de alfaiataria no mesmo look.
Tendências Inverno 2014 – Two Door Cinema Club. Foto: Fanart
A lavanderia busca por alternativas que minimizam impactos e reduzem a utilização de água, com efeitos produzidos a laser, tecidos raw e estamparia discreta combinada com clássicos como xadrezes, listrados e padrões de gravataria. A cartela de cores traz azuis, tons de bege e nude.
Entre os shapes femininos os destaques estão com a jaqueta bomber inspirada nos uniformes de beisebol, e a calça chino um pouco mais moderninha e ajustada ao corpo; já os rapazes ficam a calça chino clássica e também a jaqueta bomber, um pouco mais masculina e moderna.
Tendências Inverno 2014 – Ryan Gosling. Fotos: Style Icon
Key Points – Simplicidade, alfaiataria casual, trabalhadores atuais, eco-friendly, bicicletas, urbano, romantismo, design, economia, consumo inteligente.
Key Itens – Alfaiataria, paletó, 5 pockets, jaqueta jeans tradicional, camisaria, chemise, pantalona, saia midi, saia longa, vestidos soltos.
Tecidos – Sarjas flat, estampas simples e clássicas, tecidos de camisaria, maquinetados clássicos, denim rígido, denin stretch confort.
Lavagens – Vintage leve, patches em denim, patchwork, laser, efeitos waterless, raw.
Prints – Listrados, gravataria, camisaria, xadrezes, florais discretos.
Filme: Into the Wild (2007).
Disco: Beacon, Two Door Cinema Club (2012).
Série/Livro: Up-Cycle!, Narelle Yabuka (2012).
Burberry. Fotos: Style.com
Tommy Hilfiger. Fotos: Style.com
J. Crew. Fotos: Style.com
J. Crew. Fotos: Style.com
Ziggy Stardust
O tema fala sobre o futuro como uma antítese de uma utopia – uma distopia imaginada na literatura e no cinema. A inspiração também vem de estilistas que trabalham a tecnologia de uma maneira mais literal. A influência do espaço chega forte através de uma beleza moderna e andrógena, quase alienígena, muito inspirada pelo próprio David Bowie da década de 70.
Sendo assim, a referência de celebridade nesse tema é a Tilda Swinton, com sua beleza que foge do comum – não é por menos que ela tem dado muito o que falar no mundo da moda e da arte: Tilda foi a garota propaganda da última coleção de inverno da Chanel e participou do clipe do último álbum de David Bowie, no qual ela brinca com essa imagem andrógena.
Tendências Inverno 2014 – David Bowie. Fotos: FFW
Os shapes nascem da mescla do conforto do mundo esportivo e da rebeldia biker, trazendo jaquetas bomber, matelassadas e skinnies, jeggings, coletes perfecto e t-shirts. Os camuflados aparecem com força, junto a texturas e grafismos abstrados que se aliam a couros lustrosos e metalizados.
No feminino o destaque é do sweatshirt em denim, a famosa modelagem da blusa de moletom e denim levíssimo, e também a ideia da calça com patchwork, listras ou estampa localizada. Já para o masculino os destaques ficam por conta das calças com patchwork que imitam um padrão de estamparia, como listrados e camuflados, e os casacos mais estruturados e até mesmo matelassados.
Tendências Inverno 2014 – Tilda Swinton. Fotos: The other you e O caldeirão e a colher de pau
Key Points – Distopia, futurismo, minimalismo, androgenia, espacial, robótica, sagas, army.
Key Itens – Calça baggy, skinny biker, jaquetas e coletes biker, t-shirt jeans, jeggings, jaqueta bomber, jaquetas e coletes matelassados.
Tecidos – Metalizados, couros, denim rígido, denin stretch confort, tecidos de camisaria.
Lavagens – Raw, coatings, foil, matelassados, laser para cortes e marcações leves.
Prints – Texturas, abstratas, com símbolos.
Filme: Hunger Games – Catching Fire (2013).
Disco: The Next Day, David Bowie (2013).
Série/Livro: Divergent, Veronica Roth (2012).
Kenzo. Fotos: Style.com
Alexander Wang. Fotos: Style.com
A Détacher. Fotos: Style.com
3.1 Phillip Lim. Fotos: Style.com
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!