Tendências e inspirações para o Verão 2013 – Senac Moda Informação

por Samantha Mahawasala
/ 28 março 2012 / 10comentarios

Um pouco de nostalgia, influência dos esportes, inspiração do fundo do mar e ares tribais invadem a moda para o Verão 2013.

O Senac Moda Informação já mostrou o que vai estar em alta na próxima estação e, segundo as pesquisas de moda, são quatro grandes tendências que vão contagiar o Verão 2013: Neo-Nostalgia, que traz influências de décadas passadas, como a moda dos anos 20, 50 e 60; Rainhas do Mar, que busca inspiração na vida submarina, com muito brilho e transparências; Tribal Naive, que traz o toque étnico para a estação; e o Sport-à-Porter, que empresta o vestuário dos esportes.

Leia também:

Confira as tendências para o Verão 2013 na moda feminina:

Neo- nostalgia

Os tops chegam com gola peter pan e a camisaria com modelagem ajustada. Formas amplas continuam fortes e chegam com propostas mais geométricas – simples, mas com brilho. Cinturas ajustadas com destaque para o peplum.

Pregas continuam super fortes, desde as mais alongadas às mais simples, inclusive nas laterais e simulando plissados. A alfaiataria traz muitas influências do guarda-roupa masculino e agrega uma certa rigidez no vestuário casual, com ombros estruturados e formas que lembram origamis.Muitos casaquetos na moda feminina para o Verão 2013.

Vestidos trazem a influência da moda dos anos 50, com cinturas marcadas e saias rodadas, além dos pepluns – aqui vale como inspiração os looks de Tereza Cristina, personagem interpretada por Christiane Torloni da novela recém-encerrada Fina Estampa.

Outras décadas também influenciam os vestidos para o Verão 2013 – os anos 20 trazem peças com muito brilho, franjas e cintura baixa; já os anos 60 emprestam os vestidos em linha A e as pregas. O smoking do vestuário masculino também interfere nos vestidos, que chegam em comprimentos bem democráticos.

As saias aparecem simplificadas, em linha A, godê e tulipa. Pregas deixam as saias mais ajustadas e o plissado continua muito forte. A estamparia retrô aparece bastante. Já as calças chegam com interferência do masculino, com alfaiataria clássica e cores fortes. As pantalonas também continuam.


Looks lady like na coleção de Alexander McQueen e cinturas marcadas também no desfile da Anna Sui.


Tecidos com brilho e cinturas caídas, estilo anos 20, no desfile de Marc Jacobs.

Rainhas do mar

Essa tendência traz desproporção e delicadeza. As blusas chegam sem gola, com babados e sobreposição de tecidos. Tops aparecem simplificados e com detalhamentos. Os vestidos chegam plissados e bem assimétricos, principalmente com a saia mullet (mais curta na frente). Muitas aberturas, decotes profundo, fendas e formas alongadas.

Com tecidos delicados, os casaquetos aparecem simplificados. As saias resgatam os anos 80, com estilo sereia e o peplum. Muitas saias longas transparentes, usadas principalmente com shorts e hotpants. As calças pantalonas se assemelham às saias longas de tão amplas e também chegam plissadas.


Fluidez, brilhos e transparências, da tendência Rainhas do Mar, pareceram nos desfiles de Alexander McQueen, Diesel Black Gold e Emilio Pucci.


Versace trouxe uma interpretação mais literal do fundo do mar, já Oscar de La Renta apostou nos brilhos e transparências aquáticas.

Tribal naive

A estamparia é o forte dessa tendência. Muitas túnicas com modelagens amplas e assimétricas. Batas e t-shirts básicas chegam com detalhes de aviamentos. Tops básicos trazem a estampa étnica e aviamentos artesanais.

A padronagem ética também vai para os vestidos, que surgem com a parte de cima ajustada e saias amplas, muitos plissados e tomara que caia. Para o Verão 2013 os vestidos curtos são assimétricos, com barras feitas de lenços, cheias de pontas.

Blazers chegam simples, retos, com fit quadrado e tecidos rústicos. Saias aparecem esvoaçantes e fluidas. Já as calças trazem muita estamparia étnica e floral, e as pantalonas surgem com cores fortes.


Lenços invadiram a coleção da D&G.


Emilio Pucci e Missoni também levaram o clima étnico às passarelas.

Sport-á-Porter

Os tops aparecem alongados, com mangas alongadas e muita assimetria. Imitam as camisetas masculinas, trazem formas geométricas, quadradas e curtinhas, tudo com um clima de futurismo e tecnologia.

Vestidos chegam em estilo camisetão com contraste de cores e recortes que trazem a ideia de um quebra-cabeça. As maxi regatas aparecem transparentes, com recortes e fendas.

Blazers surgem com ar futurista, trazendo ombros e cinturas ajustadas. As jaquetas esportivas chegam sofisticadas por brilhos e tecidos nobres. Já as jaquetas mais casuais ainda trazem o náutico como inspiração.

A silhueta fica ajustada com as calças jogging e legging, que chegam cheias de recortes, faixas laterais e contraste de cores.


Influências esportivas nas roupas da Acne e da Balenciaga.

 
Vestidos curtos com cores fortes no desfile de Marc by Marc Jacobs e o casaco bem esportivo com tecidos mais nobres na coleção da Victoria Beckham.

Leia também:

 

Fotos: Style.com

Por Samantha Mahawasala

28 março 2012
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.