Sushi e Vinho combinam? O vinho que bebi essa semana

por Colaboradores
/ 05 novembro 2015

Sushi com  Vinho (5)

É provável que o som da palavra “Harmonização” lhe seja familiar. De forma genérica, não é assim tão difícil de fazer, afinal, sabe-se que carne vermelha se harmoniza com vinho tinto e carne branca se harmoniza com vinho branco. Mas, quando os pratos são um pouquinho mais sofisticados, encontrar o vinho certo, nem sempre é tão simples. E, um vinho harmonizado, faz com que a sua sensação ao bebê-lo melhore em até 100%! É simplesmente incrível…

Foi em busca da harmonização perfeita que, em Bento Gonçalves, na vinícola própria de Orval Salton, neto de Antônio Salton, a Valmarino, nasceu o SushiVin. Ele é um vinho muito leve, criado a partir da combinação de 3 uvas: Chardonnay, Malvasia Bianca e Moscato.


Mas, a dúvida persistia: será que este vinho seria capaz de substituir o tradicionalíssimo saquê na hora de se degustar um fino Sushi?

Pois bem, o desafio teve espaço no recém inaugurado Raw Sushi, na Rua Caravelas, 238, onde o simpático dono Tony, permitiu-me o teste! E, o resultado é simplesmente incrível! Mesmo quando o vinho vai ganhando gradativamente a temperatura ambiente, percebe-se o quanto ele foi cuidadosamente estudado para fazer uma parceria perfeita com o arroz, o peixe cru e o shoyu.

A garrafa de SushiVin não segue os padrões habituais de garrafas de vinho. Não tem nem os tradicionais 750ml, nem os 375ml de uma meia garrafa. Ele é apresentado em garrafas de 500ml e custa incríveis R$ 20,00 se comprado diretamente da vinícola Valmarino.

Sushi com  Vinho (2)Sushi e Vinho

Mas, além de testar uma harmonização pré-concebida, esta semana eu mesmo quis criar uma, baseada nesta mesma experiência e, para isso, criei uma receita que foi muito elogiada por quem provou. Trata-se de um atum selado com gergelim. Acabei usando o vinho que harmonizaria no próprio molho, o que facilitou tremendamente o processo de harmonização. Essa é uma dica que já havia recebido e que sabia que poderia funcionar.

Fazer o molho é algo bastante simples: uma xícara de vinho, uma xícara de shoyu, 2 colheres de mel e 1 colher de maisena. Ferva a mistura para retirar uma parte do álcool e preservar o sabor do vinho.

O Atum é igualmente fácil de fazer: é só aquecer bem uma frigideira com azeite, depois passar a peça de atum inteira no molho e, em um prato de gergelim preto e gergelim branco. Aí é só levar o atum à frigideira deixando-o 1 minuto cravado de cada lado…

Sushi com  Vinho (4)Receita de atum selado com gergelim harmonizado com vinho


Mas, qual foi o vinho usado para harmonizar?

Foi o francês Arrogant Frog Tutti Frutti Branco. Um vinho de menos de R$ 60,00 que agradou muito justamente pelo truque da harmonização correta!

Mais do que descobrir um vinho que você goste, descubra também com o que ele combina. Não tenha medo de seguir as dicas de sommeliers ou de enólogos. Eles estudam profundamente o assunto para sempre maximizar a sua experiência em tomar um bom vinho!

Sushi com  Vinho (1)Arrogant Frog Tutti Frutti Branco

 

Por Charles Schweitzer

(Charles Schweitzer é Marido Pleno, Pai Sênior (gêmeas e mais um) e nasceu em 1977, ano de estreia de StarWars. Executivo de Marketing de uma multinacional francesa, está no mercado há mais de 15 anos, sempre ligado à Inteligência de Mercado e a Inovação. Já foi triatleta, mas hoje, leva o esporte mais como um hábito de saúde. Vive todas as experiências que pode, inclusive já pilotou um F1.)

Existe Vinho Nacional bom? Minha rolha quebrou! O que eu faço? O Vinho que bebi essa semana

 

05 novembro 2015
Colaboradores

Colaboradores

Colaboradores do Fashion Bubbles