SPFW Verão 2014 – FH, Fernanda Yamamoto, João Pimenta, Água de Coco, Neon e Triton

por Samantha Mahawasala
/ 21 março 2013

FH por Fause Haten

Para apresentar a coleção do Verão 2014 Fause Haten reuniu um time de estrelas com direito a Gisele Bündchen, Paola Ludtke, Linda Evangelista, Naomi Campbell, Kate Moss, Carol Trentini, Raquel Zimmermann, Aline Weber e até a atriz Julianne Moore, entre outras tops mundiais. Todas elas estiveram presentes, representadas por graciosas marionetes que desfilaram num pequeno tablado montado no teatro da FAAP.

Segundo Fause o Verão 2014 dele não tem tema – quem vai definir isso será a consumidora. Chamada de “O maravilhoso mundo do Dr. F”, a coleção trouxe vestidos de festa que pareciam ser inspirados em sonhos, em tons pastel ou mesmo em cores mais fortes, como pink, roxo e verde. Seda, tule, tafetá, volumes, babados, recortes, pregas e transparências formavam os vestidos dignos das princesas dos contos de fadas.

No final, as luzes se acenderam, as cortinas se abriram e revelaram uma instalação com todos os vestidos expostos em manequins de tamanho real. O desfile nada convencional teve direito a uma pequena Maria Rita, que se apresentou ao lado de Fause e Renato Paiutto, responsável pelo estilo, todos eles também transformados em marionetes.


Mariotenes desfilam vestidos de festa para o Vero 2014. 


Fause Haten homenageou as top models que gostaria que desfilassem para ele.

Fernanda Yamamoto

A estilista não foi apenas aos anos 50 buscar inspiração – Fernanda Yamamoto mergulhou no universo das donas de casa da época, em especial na cozinha, e elaborou peças a partir da desconstrução de um avental.

Com estética retrô-futurista, Fernanda levou às passarelas da SPFW Verão 2014 vestidos, saias e casacos com shapes diferenciados, cheios de texturas, assimetria e efeitos tridimensionais com dobraduras e plissados.

A estamparia veio das toalhas de mesa, com florais, poás e xadrezes –destaque para as pequenas flores de plástico e couro.  A cartela de cores trouxe tons de rosa, azul, roxo, amarelo, verde e esmeralda.


Fernanda Yamamoto buscou inspiração nas donas de casa dos anos 50.


Fernanda Yamamoto SPFW Verão 2014.

João Pimenta

Depois de tantos desfiles super conceituais João Pimenta apresenta uma coleção mais comercial e focada no público da marca – jovens modernos que prezam por um bom corte. Sendo assim as peças vieram ajustadas e com modelagem slim, numa alfaiataria belíssima, inclusive com tecidos utilitários, como o jeans.

A coleção transita por um guarda-roupas masculino completo, com shorts, camisas, jaquetas, paletós e calças bem ajustadas, de pernas curtas e cintura mais baixa. Destaque para as camisetas estampadas que lembram pinturas corporais indígenas. Na cartela de cores o branco e o preto harmonizam com vermelho urucum e marinho.


Alfaiataria moderna para a moda masculina Verão 2014.


João Pimenta trouxe uma coleção mais comercial à SPFW Verão 2014.

Água de Coco

Para o Verão 2014 a marca buscou inspiração no Brasil – pensando no paisagista Roberto Burle Marx vieram as estampas de folhagens com texturas e nervuras; o artesanato dos irmãos Campana trouxe os recortes e vazados da cestaria.

Claro, a coleção também trouxe frutas tropicais, aves brasileiras e pedras preciosas, como as ametistas e citrinos que bordavam o maiô desfilado por Isabeli Fontana, avaliado em R$12 mil.

Em cada bloco as modelagens apareciam diferenciadas e trouxeram desde as calcinhas mais cavadas até as hot pants. Destaque para o macacão em seda pura.


Brasilidades dão o tom da moda praia Verão 2014 da Água de Coco.


Moda praia Verão 2014 com modelagens diferenciadas e democráticas.

Neon

“Este desfile é uma celebração, reafirma a identidade da marca e mostra um trabalho artesanal, voltado para quem ama a vida e não tem medo de se expressar por meio da roupa”, explicou Dudu Bertholini antes da apresentação na SPFW Verão 2014. De fato a marca comemora: já são dez anos de vida.

Não que a marca precisasse reafirmar sua identidade, já que está em seu DNA trabalhar e retrabalhar cores, estampas e silhuetas temporada após temporada – só alguém com uma personalidade estética muito forte consegue fazer isso com primor.

O Verão 2014 da Neon nos traz um mix de etnias, misturando Brasil, China, Índia, Vietnã e conta uma histórias através das cores: rosa, laranja, roxo, verde, amarelo, prata e preto. Quatro estampas – Índia, Flores Urbanas, Samba e Partitura – decoram túnicas, tops kaftans, pantalonas e maiôs, entre outras peças.


Neon comemora 10 anos de vida na SPFW Verão 2014.


Verão 2014 da Neon buscou inspiração em etnias.

Triton

The Mistic Road, nome da coleção apresentada na SPFW Verão 2014, é também uma viagem que a estilista Karen Fuke fez para São Francisco, na Califórnia. O desfile marca também a volta da linha masculina da Triton às passarelas.

Da Calífórnia a estilista pegou a juventude, o público alvo da marca, e o olhar místico trouxe um perfume meio hippie, meio raver, meio anos 90, tudo junto e misturado, assim como a diversidade de formas, materiais, estampas e cores. Há bordados, neon, tie-dye, metalizados e muitos triângulos.

A alfaiataria é leve, são peças menos estruturadas para consumo imediato. Rendas também marcam presença e as transparências aparecem sobrepostas. Os looks trouxeram ainda muita assimetria.


Moda masculina da Triton volta às passarelas.


Tie-dye, triângulos e estampa de maconha colorem a coleção da Triton apresentada na SPFW Verão 2014.

Fotos: FFW e GNT

Por Samantha Mahawasala

21 março 2013
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.