A semana de moda mais importante do Brasil começou. E está trazendo com ela as informações mais quentes sobre o que vai rolar no verão 2013. A São Paulo Fashion Week, que acontece na Bienal, no Parque do Ibirapuera, vai apresentar 32 desfiles de marcas e estilistas que ditam as tendências do verão brasileiro.
Nesta semana estilistas, jornalistas, amantes e comunicadores de moda se concentrarão para ver, ouvir e sentir tudo que vai ser tendência no próximo verão.
Os primeiros a pisar nas passarelas do SPFW primavera/verão 2013 foram: Animale, Herchcovitch, Tufi Duek, Fause Haten e Triton. Confira aqui o que os comunicadores de moda do Brasil tem a dizer sobre o verão 2013!
FH por Fause Haten
A música “Na Noite”, de composição de Fause, é a inspiração para a coleção. Fause, deliciosamente megalomaníaco, apresenta um verão feminino e sensual, em vestidos longos e esvoaçantes, cobertos por capas rígidas de tafetá.
Os vestidos surgem com perfume retrô, alguns feitos em renda deixam a mostra corsets, definindo uma silhueta sensual. Rendas, franjas, bordados, referências africanas e maxi colares, Fause coloca tudo isso em sua coleção e amarra de uma maneira que só ele sabe fazer.
Animale
A visão noturna de um safári africano foi o ponto de partida da Animale. A marca subverteu os ícones típicos do safári, transportando-os para um universo noturno, sombrio, e extremamente elegante. Tecidos fluidos e muita seda dão vida a formas soltas e esquias, contrastando com recortes geométricos, dando aquele ar urbano-chic característico da marca.
As estampas de bicho aparecem, em meio as sombras da noite africana. Estampas étnicas aparecem, discretas, em saias lápis de couro. A Animale mostra a África, trabalhada exaustivamente pelo mundo da moda, de uma maneira não obvia e super desejável pela cliente da marca.
Alexandre Herchcovitch (Fem.)
Subverter faz parte da história de Herchcovitch. O estilista é especialista quando o assunto é tratar de maneira diferente aquilo que poderia ser óbvio, e é exatamente isso que Alexandre Herchcovitch fez em sua coleção de verão 2013. As referências foram anos 1980 e Boy George. A passarela veio com a irreverência de Boy George e algumas formas dos anos 1980.
As formas são retas, soltas do corpo, à maneira Herchcovitch de se trabalhar silhuetas. O preciosismo da coleção está em detalhes importantes, como o tafetá estampado de xadrez, elevando a estampa a outro patamar, ou os xadrezes dos recortes, que batem perfeitamente. O verão 2013 de Herchcovitch traz às passarelas a síntese dos anos 80: diversão, subversão e muito bom humor.
Tufi Duek
A passarela da Tufi Duek explora os limites da forma. A predominância é por formas fluidas, moles e arredondadas. O branco inicia o desfile, pontuado por cores fortes, como o verde flúor, rosa pastel e o roxo. As peças vem bem ao estilo Duek de se fazer moda: elegantes e comportadas. Vestidos de um ombro só ganham preferência, arrematados por grandes babados, tudo sempre fluido e redondo. Para pincelar a elegância contida da marca, algumas peças com perfume streetwear, como jaquetas e casacos esportivos, em tecidos transparentes.
Triton
Karen Fuke busca em Tóquio as referências para o verão 2013 da Triton. A estilista trabalha os ícones da cidade japonesa, misturando referências de São Paulo. A moda das ruas de Tóquio é bastante conhecida por suas peculiaridades e mistura de formas e estilos, e Karen Fuke consegue traduzir isso para o verão da Triton da melhor maneira possível.
As silhuetas são variadas, secas, amplas, ajustadas, rígidas e fluidas, alguns tecidos e recortes lembram vagamente quimonos, usados por gueixas, ou as roupas das Harajuku Girls. Para encerrar o desfile, uma série de estampas gráficas, que remetem a superfícies reflexivas, como janelas de prédios refletindo a luz do sol.
Fotos: ModaSpot
Por Fernando Gallo