Abrindo o segundo dia de SPFW, duas marcas já tradicionais na semana de moda paulistana trazem ás passarelas cores fortes, estampas com referências tropicais e muita feminilidade.
A Iódice, ícone de elegância na moda brasileira, e a moda praia super bem construída da Movimento apresentam suas coleções, confirmando os trópicos, suas cores e formas como uma das grandes tendências para o verão 2013.
Acompanhe aqui os desfiles da Iódice e da Movimento e se inspire nessa explosão de cores!
Iódice
Valdemar Iódice foi buscar inspiração na água e suas características para criar sua coleção de primavera/verão 2013. Assim com o objeto de sua inspiração, a coleção surge fluida e solta, explorando as superfícies reflexivas da água. Os vestidos dominam a coleção, em shapes femininos e elegantes, com cintura marcada e silhueta Lady Like.
Alguns, construídos em gazar suíço, são tão fluidos e translúcidos como a própria água. A cartela de cores começa com o branco e preto, clássico da marca, e vai se abrindo para tons inteiros de rosa, amarelo e azul. Há espaço para o couro, trabalho com tachas e ilhoses, e paetês, remetendo a escamas de peixes.
Dois opostos se encontram no verão da Movimento. O militarismo se junta com os trópicos, em uma coleção com momentos delicados, brincando com a rigidez de peças tipicamente militares.
Maiôs, biquínis e vestidos são combinados com quepes militares, quase um exercito tropical. Algumas peças têm recortes que remetem a uniformes oficiais, e as estampas são explicitamente tropicais, salpicadas por verde militar. A combinação não obvia de inspirações faz a coleção da Movimento ficar mais madura, e com uma pegada internacional.
Por Fernando Gallo