Smoking Feminino e Ternos inspiram looks para moda festa. Saiba como usar – Tendências

por Denise Pitta
/ 28 outubro 2013

2013-10-28_135518

Cada vez mais, a moda feminina se inspira na masculina para criar looks andróginos – principalmente quando o assunto é alfaiataria. A releitura da vez é de um traje usado pelos homens em ocasiões de muito glamour: o smoking.

Ternos e  smokings voltam com força total para inspirar a moda festa e trazer uma elegância poderosa, algumas vezes muito sexy, quando trabalhado com profundos decotes.

Diversas celebridades têm escolhido modelos de blazeres e paletós de smoking, às vezes usando sem nada por baixo, para seus looks de tapetes vermelhos e outras ocasiões especiais. Rendas e lapelas contrastantes também costumam ornar o modelo.

2013-10-28_183440

Sabrina Sato, Claudia Leite e Jennifer Lawrence estão entre as celebridades que adotaram o visual com Smoking

Um pouco da história do Smoking

Ele foi inventado na Inglaterra, em meados de 1860, e surgiu como uma adaptação do fraque, que teve sua calda eliminada.

Originalmente um paletó de seda, veludo ou brocado, adornado com botões, que os homens usavam para fumar em casa ou em reuniões intimas na segunda metade do século XiX. No final do período já havia se transformado em um poletó formal, de noite, em tecido preto ou azul escuro.

Já o primeiro estilista a criar a versão feminina do smoking é ninguém menos que Yves Saint Laurent. O traje, que ficou conhecido como le smoking, foi apresentado em 1962, e era composto de calça, camisa transparente, faixa, gravata desconstruída e paletó. Após esta coleção, o smoking feminino se tornou um ícone do designer de moda e estava presente em todas suas linhas desde 1966. Quando adaptado à moda feminina, o traje se tornou um ícone da nova atitude das mulheres, agora com muito mais liberdade.

smoking2smoking10
A primeira versão do smoking feminino, de YSL, em 1962

Mas, antes mesmo da aparição do smoking feminino, a atriz Marlene Dietrich já estava nas telas do cinema utilizando o traje por volta dos anos 30 e 40. Com isso, a atriz alemã lançava a proposta do andrógino, servindo de inspiração para muitos estilistas até os dias de hoje.

Nos anos 80 o smoking também aparece extremamente sensual em cenas do filme Flash Dancing.

smoking5
Marlene Dietrich, a primeira mulher a vestir o traje nos anos 30 e 40

Smoking: símbolo de elegância

Nos dias atuais, o smoking continua sendo um forte símbolo de elegância. Ele aparece em diversas versões: desconstruído, clássico ou ainda com influência da moda feminina – com detalhes como decotes, laços ou até em forma de vestido. Muitas celebridades optam por usar o modelo sem sutiã, transformando a peça em puro fetiche.

Marcas como a Dior, também apostaram no modelo e até celebridades como Anitta e Sabrina Sato vem escolhendo a peça para as festas e premiações.

Jennifer Lawrence posa com visual andrógino em editorial da DiorJennifer Lawrence em ensaio da revista Dior Magazine

Prêmio Multishow – Confira os melhores looks das celebridades: rendas e paetês são destaque na moda festaA cantora Anitta apareceu no Prêmio Multishow
usando uma adaptação do smoking super sensual

O traje em versão feminina é utilizado em festas de luxo. As celebridades, por exemplo, aproveitam os eventos de tapete vermelho para dar uma variada, e ao invés de mais um vestido, optam pelo smoking. Para torná-lo mais fashionista, trocam gravatas por lenços e abusam de saltos altos e clutches.

smoking6smoking7
Madonna e a atriz Camilla Belle já apareceram em tapetes vermelhos com suas versões do smoking

smoking8smoking9
Jennifer Laurence e Isabel Goulart também optaram por smokings. Dá para ser feminina e muito sexy

No Brasil, quem tem trabalhado muito bem a tendência e também conquistou o guarda-roupa das celebridades é o estilista Reinaldo Lourenço. Ele aproveita e explora o smoking em materiais com brilho e em cores  como o vermelho, azul mônaco, prata e rosa antigo.

Reinaldo lourençoSmoking é destaque no trabalho de Reinaldo Lourenço

Barbara Paz, a Edith de Amor à vida Usando conjunto Reinaldo Lourenço Inverno2013A peça do estilista já apareceu na novela Amor à Vida, no look da personagem Edith, interpretada por Bárbara Paz

Sabrina Sato usando Blazer Reinaldo LourençoHiper fashionista, Sabrina Sato adora a versão de smoking de Reinaldo

Paloma Bernardi usando Blazer Reinaldo Lourenço na Revista Quem Acontece  Reinaldo lourenço sabrina sato
Mais smokings de Reinaldo Lourenço: Paloma Bernardi e  Sabrina Sato

9aa649352e3ef7b2f0548467a6c69865 356ab467c2026cd6990299fdc9d0804c
O smoking ganha também releituras bem femininas, com decotes ou até em forma de vestido

Veja mais looks com Smoking

Por geralmente ter a lapela em forma de profundo decote V, a peça alonga a silhueta, deixando-a mais alta e elegante. Os modelos muito decotados, se forem usados sem nada por baixo, correm o risco de deixar os seios à mostra quando você se movimentar, assim é interessante escolher modelos que venha com tule transparente na lapela.

2013-10-28_135801 2013-10-28_135550 2013-10-28_135654
A peça também pode ser usado em formaturas como uma opção para quem quer sair do lugar comum. O decote em V profundo também alonga a silhueta

2013-10-28_135707 2013-10-28_135725 2013-10-28_135637

Fotos: reprodução e Terra

Por Marcela Leone

 

 

28 outubro 2013
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial