Edição que homenageou o corpo cresceu de 30% a 40% em média em volume de negócios
As mais de 12 mil pessoas que passaram pelos 12 mil m² de área do evento em Alphaville, região metropolitana de Belo Horizonte, são um reflexo de mais uma bem sucedida edição do Minas Trend Preview.
Em sua 7ª edição, o evento contou com a presença de 600 compradores vips, 5.700 compradores espontâneos e convidados. Além disso, o MTP também recebeu mais de 600 jornalistas, entre imprensa local, nacional e internacional que acompanharam as criações de 200 expositores para Outono/Inverno 2011.
Para organizadores e marcas, o evento cresceu não só em estrutura, mas também em negócios. A grande maioria dos expositores registrou um crescimento que variou entre 30% e 40% em relação ao Outono/Inverno de 2010.
Com assinaturas de peso, o MTP começou em grande estilo na noite de abertura, que como em outras edições contou com a criação de Ronaldo Fraga. Explorando o tema da edição, “Corpo Moda Corpo”, o estilista criou uma cenografia que transformou a Serraria Souza Pinto, no centro da cidade, num grande baile.
Todo espaço foi iluminado com globos de espelho, mandalas de sapatilhas, pernas de bailarinos em “tchus tchus” gigantes e uma passarela com 400 metros quadrados. Na abertura estiveram presentes os artistas Arnaldo Antunes, Murilo Benício, Mariana Ximenes, Priscila Fantin, Elke Maravilha, Elza Soares, Gorete Milagres, o governador de Minas Antônio Anastasia e o prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda.
Consolidado como um dos maiores e mais importantes eventos de moda do país e único de preview, o MTP trouxe à sua 7ª edição grifes como Cavalera, Fause Haten, Neon, Samuel Cirnansck e UMA. Além disso, as passarelas receberam desfiles memoráveis de grifes mineiras como Mary Design, Apartamento 03 e Chicletes com Guaraná, entre outras que apresentaram em primeira mão uma prévia de suas criações para o Outono/Inverno 2011.
“O Minas Trend Preview é como a ponta de um iceberg, apresentando algumas das mais importantes e tradicionais empresas do setor de vestuário, calçados, bolsas, acessórios e joias. Sua realização traz o foco da atenção de compradores nacionais e internacionais para a nossa indústria”, comparou o presidente da Fiemg, Olavo Machado Jr.
Para Fernando Valente Pimentel, diretor superintendente da ABIT, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção, o 7º Minas Trend Preview superou expectativas. A participação da ABIT está relacionada ao programa Texbrasil de atração de compradores e jornalistas internacionais. Esse programa, em conjunto com a APEX, Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, já tem 10 anos e o objetivo principal dele é internacionalizar o conhecimento e os negócios da moda brasileira.
Segundo Fernando, as informações dos expositores atrelados ao programa Texbrasil foram bastante favoráveis com os resultados da área internacional, mesmo com o câmbio difícil. “É claro que isso poderia ser ainda mais forte, se tivéssemos melhores condições de produção e exportação, mas nem por isso a ABIT, através do programa Tex Brasil, juntamente com a APEX, deixaram de fazer um trabalho excepcional no sentido de levar ao mundo tudo de bom que o Brasil pode oferecer e criar para vestir e encantar os consumidores”, admite o diretor.
Já o evento montado em Alpahville contou com duas grandes tendas, onde ficaram instalados os lounges da Fiemg, Revista Elle, Vogue, site Chic, Espaço Blog HC e Procter & Gamble, além de espaço para compradores, restaurantes, sala de imprensa e duas salas de desfiles com 500 lugares cada.
Fause Haten, Vera Viel, Rodrigo Faro e Ganso no stand da P&G no Minas Trend Preview.
A área que abriga o evento, com 12 mil metros quadrados, tinha duas salas onde foram realizados os 20 desfiles. O espaço dos camarins foi ampliado para proporcionar mais conforto aos profissionais de cada grife. Cada marca contou com seu próprio camarim e espaço para make-up e hair na hora do seu desfile.
Um dos grandes destaques da 7ª edição foi a área inédita para o efervescente e dinâmico mundo dos blogueiros. Um lounge foi especialmente montado para este público, decorado com reproduções dos documentos de identidade das blogueiras convidadas, carpete na cor preta com recortes coloridos e varais com T-Shirts estilizadas.
Na produção foram 4 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e produzido pela B/Ferraz e Pazetto Events Consulting, o MTP reuniu os melhores profissionais do mundo da moda em todas as áreas.
As fotos de passarela foram produzidas por Márcio Madeira e as de backstage por Gianfranco que clicaram beldades como Renata Kuerten, Carol Franchini, Aline Weber, Viviane Orth, Bárbara Berger e Alex Schultz. Destaque também para modelos mineiras como Carmelita Mendes.
Na direção artística esteve Carlos Pazetto, o make-up teve a marca de Ricardo dos Anjos e Mauricio Paranhos cuidou do casting. Juntos, eles foram responsáveis por todos os looks vistos nos 21 desfiles individuais que aconteceram nas passarelas do Minas Trend Preview edição Outono/Inverno 2010/11, encerrados ontem a noite com um memorável desfile da marca Neon, do estilista Dudu Bertoline.
Clique aqui para ver a cobertura completa dos desfiles do Minas Trend Preview
Minas Gerais: Uma potência fashion
Minas Gerais conta hoje com cerca de sete mil empresas do segmento de moda que empregam mais de 160 mil trabalhadores. Juntas, faturam anualmente R$ 1,4 bilhão.
Para Machado Jr, mais que um evento consolidado pela importância que tem para o segmento de moda, o MTP se tornou um ícone para a Fiemg e para a indústria mineira. “Cada edição do evento é ansiosamente aguardada por fabricantes, compradores e consumidores, bem como por outros setores da indústria local, pois sua realização traz compradores, executivos e suas mulheres ampliando as oportunidades de negócios”.
Para ele, o setor de confecções, tradicional segmento gerador de empregos diretos e indiretos, consumidor de produtos e serviços de outras áreas e forte utilizador de insumos nacionais, funciona como uma mola que impulsiona não só este mercado, mas toda a economia mineira.
Informações do setor da moda em Minas Gerais
Fábricas: Cerca de sete mil empresas espalhadas pelo estado (vestuário, calçados e acessórios).
Mão de obra especializada: 375 mil empregos diretos e indiretos.
Tamanho: 90% são micro ou pequenas empresas, com até 40 funcionários.
Principais metas: profissionalização, investimento em tecnologia, ampliação de mercado
A próxima edição do Minas Trend Preview já tem data definida e acontecerá novamente em Alphaville, entre os dias 11 e 14 de maio de 2011.
Veja aqui quais foram os famosos que estiveram presentes no Minas Trend Preview.
O Fashion Bubbles fez a cobertura do Minas Trend a convite da P&G – Gillette Prestobarba3 (uma das patrocinadoras da semana de moda mineira) e pela organização do evento. Também agradecemos o apoio do fotógrafo Osvaldo F.