Saiba como combinar cores, usando o Círculo Cromático e importância delas na sua imagem pessoal e profissional

por Carol Carneiro
/ 20 agosto 2016 / 1comentarios

Aprenda a combinar cores - circulo cromatico

A cor é o elemento que causa maior impacto no seu visual, além de ser o primeiro a ser notado! Ela desempenha um papel crítico na formação da imagem pessoal e profissional, afetando a percepção que os outros têm de você, podendo valorizar ou sabotar sua aparência.

O que as cores do seu look de hoje estão falando sobre você?

Que cada cor tem um certo significado, todo mundo sabe (rosa, romântico; vermelho, sexy; verde, esperança…). O que as pessoas não sabem é que elas traduzem emoções e dizem muito sobre o nosso estado emocional. Dificilmente vamos usar amarelo vibrante quando estamos desanimados, é mais provável que escolhamos tons como o cinza mescla ou preto.

Assim vamos usando as cores para comunicar nosso estado emocional, geralmente de uma forma inconsciente.  E também inconscientemente,  as pessoas ao nosso redor captam essas mensagens e junto com outros sinais, formulam suas impressões sobre a gente e vice-versa.

É aí que está o grande segredo, aprender a usar as cores a seu favor! A coordenação das cores pode passar uma imagem que é fundamental na hora de montar um look, seja para uma entrevista de emprego ou para um encontro romântico.

Círculo Cromático

 

Para começar vamos conhecer o  círculo cromático.  Tradicionalmente ele é representado como o próprio nome indica, por um círculo com 12 cores: três primárias, três secundárias (formadas pela mistura das primarias) e seis terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias.

Ao combinar duas ou mais cores, o ideal é basear-se no círculo cromático. As cores estão organizadas em famílias e dentro de cada família você pode escolher diferentes tons:

CIRCULO-CROMATICOA importância das cores na sua imagem pessoal e profissional – Para fazer a sua análise de cores ou saber mais sobre o assunto: carol@maistreconsultoria.com.br

Veja também: Círculo Cromático na Moda Masculina – Como usá-lo e a importância da combinação de cores

Círculo Cromático na Moda Masculina Como usá lo e a importância da combinação de cores em harmonia

Combinações de Cores

Looks Monocromáticos

Uma cor só da cabeça aos pés. Neste tipo de combinação procure usar tecidos que tenham alguma textura ou use acessórios interessantes para a produção não ficar sem graça.

O look monocromático é o mais elegante, além de alongar e afinar a silhueta.

monocromatico

Os looks monocromáticos exploram uma única cor e podem brincar com diferentes texturas para o visual não ficar monótono – como combinar cores

d84611cec791e5bac34d04c6a9544e04

O visual monocromático usa uma cor só da cabeça aos pés. Neste tipo de combinação procure usar tecidos que tenham alguma textura ou use acessórios interessantes para a produção não ficar sem graça – como combinar cores

Mais looks monocromáticos

Clique na imagem para fotos ampliadas

Imagens via Pinterest

Looks Tom Sobre Tom

O visual “tom sobre tom” combina dois ou mais tons da mesma cor, isto é  da mesma “fatia” do círculo cromático.

É uma combinação elegante e mais rica aos olhos do que a monocromático. Não é necessário fazer um degradê exato. O importante é que as cores pertençam à mesma família.

tom sobre tom

Combine diferentes tons da mesma cor para os looks em tom sobre tom – como combinar cores

bc1289936908819052f4fe3473af7521 looks monocromáticos
Looks monocromático e tom sobre tom, eles são elegantes e alongam a silhueta. Imagens via Pinterest e Walking on the street

 looks tom sobre tomb32dd8c7b367bc273b92032396ab269d

Imagens via Pinterest

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Living Coral – Após a febre do milennial pink, a empresa Pantone anuncia outro tom de fundo rosado como a cor do ano 2019. O Living Coral é vibrante, solar e lembra o céu ao entardecer.?? Confira ideias de looks e inspirações. Veja matéria completa no www.fashionbubbles.com , link no perfil. . . #livingcoral #cordoano #tendências #tendencias2019 #carteladecores #carteladecor #blogsdemoda #fashionbubbles #moda2019 #pantone2019 #coral #dicasdeestilo #consultoriademoda #consultoriadeestilo #coresdoverao #coreslindas #pordosol #moda2019 #pantone #coresdamoda #coresdamoda2019 #dicasdelooks #inspiração #lookscoral #looksinspiradores #modacoral

Uma publicação compartilhada por Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) em

Combinação de Cores Análogas

É a combinação de cores vizinhas no círculo cromático. As cores podem ser diretamente adjacentes ou separadas por uma cor. Essa combinação ainda é alinhada e chic, mas mais alegre e jovial do que as anteriores.

analogaCombinar cores vizinhas é uma alternativa alinhada e chic, mas mais alegre e jovial do que as anteriores – como combinar cores

e7a4fc25a1297c498dbf137f6122ac575b4639a4d8b391e33feed79c8fe196d1

Exemplos de looks que exploram cores análogas (vizinhas). Para Fernanda Fuscaldo, neste visual, o vinho monocromático trabalhado como base e uma terceira peça em laranja arrematou com elegância o look. Outro exemplo de combinação de cores vizinhas é unir azul com verde no mesmo look – como combinar cores

Veja mais looks com cores análogas

Imagens via Pinterest

Coordenação Tríade

É a combinação de três cores que tem a mesma distância entre elas no círculo cromático. Esta é uma combinação mais ousada e casual, passa uma imagem mais informal e criativa.

triade

Para looks mais alegres e informais, combine  três cores que tem a mesma distância entre elas no círculo cromático – como combinar cores

 15ebd60354bbe99ac9abb655dcd63c93coordenação cores tríade

Imagem via MM da Moda

Cores complementares

A combinação de cores opostas no círculo cromático. As cores podem ser ou não do mesmo tom. O resultado é o mais casual e moderno, pois é super contrastante.

complementar

Combine cores opostas no círculo cromático – Como combinar cores

coordenação cores complementar duplacoordenação cores complementar dividida

Análise de Cores

Ainda pensando na melhor forma de trabalharmos as cores no nosso visual, existe a Análise de Cores, que tem como objetivo selecionar as cores que mais valorizam, complementam e harmonizam com a coloração pessoal (cabelo, cor de pele e olhos) de cada um. As cores certas para você iluminam seu rosto, suavizam a textura da sua pele, valorizam seus traços, dando-lhe uma fisionomia mais jovem, saudável e descansada.

analise de cores

O método sazonal expandido divide as pessoas em 12 cartelas inspiradas nas estações do ano:

  • Inverno Puro
  • Inverno Intenso
  • Inverno Profundo
  • Verão Puro
  • Verão Claro
  • Verão Suave
  • Primavera Pura
  • Primavera Clara
  • Primavera Intensa
  • Outono Puro
  • Outono Suave
  • Outono Profundo

A partir do momento que você faz a análise e a sua cartela é “diagnosticada”, o importante é que essas cores sejam usadas perto do rosto. Sua cartela de cores deve ser usada como referência na compra de roupas, acessórios, maquiagem e até cor de cabelo.

Para fazer a sua análise de cores ou saber mais sobre o assunto: carol@maistreconsultoria.com.br

Por Carol Carneiro, consultora de imagem da Maistrê Consultoria.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda. A Bauhaus, criada em 1919, foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.?? . Linhas simples, geometria minimalista, cores primárias e nada de excessos. São esses os princípios do design moderno segundo Bauhaus. ??? . Muito além de uma estética, essa escola alemã criou uma nova maneira de pensar que completará 100 anos em 2019, influenciando artistas e estilistas atuais. Gostam da referência? Veja matéria completa no www.fashionbubbles.com Link no perfil. ??? . . #modacomconteúdo #históriadamoda #historiadamoda #bauhaus #bauhaus100 #bauhausdesign #bauhausstil #bauhausstyle #fashionbauhaus #fashionbauhaus #fashionbubbles #tendencias2019 #tendênciasdamoda #historiadodesign #blogsdemoda #inverno2019 #modainverno2019 #culturademoda

Uma publicação compartilhada por Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) em


Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

20 agosto 2016
Carol Carneiro

Carol Carneiro

Jornalista e Consultora de Imagem, Carol é graduada em Negócios da Moda, com especialização em Jornalismo de Moda e formada em Consultoria de Estilo. Apaixonada por moda, beleza, cinema, música; acredita que tendência vai muito além de “modismo”, é cultura, comportamento.